
Há pouco tempo, a XGen Studios anunciou que o game
Machinarium seria produzido para o sistema de downloads WiiWare. Desde então, nada mais foi dito sobre o assunto, até que o fundador da desenvolvedora Amanita Design, Jakub Dvorský, finalmente anunciou o cancelamento do título para a plataforma em
entrevista ao Eurogamer. Além do anúncio de cancelamento, o desdém:
"Nós não gostamos do Wii porque a resolução é tão baixa e há um tamanho-limite de 40MB no WiiWare, o que é muito baixo para os dias de hoje. É loucura."
Machinarium foi lançado em 2009 para PC e Mac. Num mundo ricamente detalhado, o jogo protagoniza um pequeno robô que fora jogado na sucata; sua missão é retornar para casa, confrontar a Irmandade do Chapéu Preto e resgatar sua namorada robótica. É lamentável ver que o título não conquiste terreno na Nintendo; tanto quanto a falta de respeito dos desenvolvedores do game para com o sistema de downloads da companhia. Jakub, porém, não descartou a possibilidade do jogo ser produzido para o Wii U.