Machinarium oficialmente cancelado para WiiWare

Há pouco tempo, a XGen Studios anunciou que o game Machinarium seria produzido para o sistema de downloads WiiWare. Desde então, nada mais ... (por Eduardo Jardim em 02/11/2011, via Nintendo Blast)

Há pouco tempo, a XGen Studios anunciou que o game Machinarium seria produzido para o sistema de downloads WiiWare. Desde então, nada mais foi dito sobre o assunto, até que o fundador da desenvolvedora Amanita Design, Jakub Dvorský, finalmente anunciou o cancelamento do título para a plataforma em entrevista ao Eurogamer. Além do anúncio de cancelamento, o desdém:
"Nós não gostamos do Wii porque a resolução é tão baixa e há um tamanho-limite de 40MB no WiiWare, o que é muito baixo para os dias de hoje. É loucura."
Machinarium foi lançado em 2009 para PC e Mac. Num mundo ricamente detalhado, o jogo protagoniza um pequeno robô que fora jogado na sucata; sua missão é retornar para casa, confrontar a Irmandade do Chapéu Preto e resgatar sua namorada robótica. É lamentável ver que o título não conquiste terreno na Nintendo; tanto quanto a falta de respeito dos desenvolvedores do game para com o sistema de downloads da companhia. Jakub, porém, não descartou a possibilidade do jogo ser produzido para o Wii U.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. Uma pena, é um jogo muito bom^^

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  2. Eles subestimam de mais o Wii.
    Ah, nem queria o jogo mesmo.

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  3. "Nós não gostamos do Wii porque a resolução é tão baixa e há um tamanho-limite de 40MB no WiiWare, o que é muito baixo para os dias de hoje. É loucura."
    ¬¬

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  4. Convenhamos, 40MB de limite é ridículo. Qualquer um que tem um Wii pode comprar um SD de uns 2GB pelo menos.

    Não custa a Nintendo colocar um aviso pra, se quiser comprar o jogo, tem que ter um SD com espaço livre inserido no console.

    Por causa desse limite ficamos também sem Super Meat Boy pra WiiWare.

    Eu comprei um SD de 8GB pro meu Wii faz um bom tempo, pensando que ia encher de coisas legais e tal, mas não tem muita coisa pra se fazer. O Wii mal toca vídeos e músicas, faz muito mal e porcamente, e são poucos os jogos na WiiWare que valem a pena. Os jogos do VirtualConsole são muito mais divertidos.

    Final da história: quando comprei meu 3DS, inverti os SDs: meu Wii agora tem 2GB e 3DS tem 8GB. Pelo menos nesse console acredito que vá precisar de mais espaço (assim espero, se a Nintendo não fanfarrar demais).

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  5. falta de respeito com o sistema de downloads da empresa?
    Custava colocar um limite maior, nem que fosse por SD?

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  6. O @vitorgatti ta certo. Os jogos que quase ultrapassam o limite de 40M da WiiWare são o World of Goo e Sonic 4 Episode 1. São dois jogaços, mas o Sonic 4, por exemplo passou por uma grande adaptação, sujeita a perda na qualidade das musicas, pra caber nesse limite de 40M (o WoG eu não sei se passou por isso tb).
    O negócio é que as empresas tem que se virar pra criar um jogo bom pra WiiWare. 40M é um tamanho bem modesto. .-. *opniãominha

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  7. Concordo, o sistema online da Nintendo é o pior da geração. Quando você utiliza a Live ou a PSN vc repara o quão longe de algo decente a Nintendo e seu conteúdo online esta.

    Ainda duvido muito que o WiiU vai ter muitas melhoras nesse aspecto. Ainda mais que, até agora, todos os rumores apontam para outro console sem HD... O que vai resultar em mais limitações p/ as desenvolvedoras! =(

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  8. Foda-se, eu jogo no PC e acabou.

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  9. não acho que tenho faltado com respeito para com o wii, pode ter sido dito mais, mas esta frase reproduzido acma, ao menos a meu ver não foi desrespeitosa, só disseram os motivos que a levaram a cancelar o título, afinal, não estão dizendo nenhuma mentira- a resolução do wii pode não ser baixa, mas também não chega perto dos concorrentes.Até aí acredito que dava pra fazer um jogo com gráfico compatível, skyward sword que o diga!

    Acreditoque o maior impedimento foi realmente a falta de espaço, 40M é pouco? não sei, não estou por dentro desta área, mas considerando que eles têm preocupação com o gráfico ao que parece, e provavelmente iriam puxar a capacidade do wii ao máximo, é, acredito que seja pouco, a própria nintendo admitiu que falhou um pouco neste aspecto e que vai facilitar mais para os desenvolvedores com o wii u.

    no final das contas, acredito que estes caras não tem culpa de nada, só disseram a verdade, realmente , ao que parece este limite atrapalha bastante os desenvolvedorese impede bons jogos como super meat boy de aparecer no wiiware.

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  10. acima, quis dizer que não acho que tenham faltado com respeito , mas acho que dá pra entender.

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  11. Que eles não querem lançar pro Wii eu entendo, mas não precisa falar desse jeito tmn, faltou um pouco de profissionalismo.

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