Plug and Blast

Plug and Blast: Controle do NES

A terceira geração de videogames passou por muitas mudanças importantes, entre elas, o uso de novos gamepads , os controles do console. Os ... (por Unknown em 13/11/2011, via Nintendo Blast)

Controle do NESA terceira geração de videogames passou por muitas mudanças importantes, entre elas, o uso de novos gamepads, os controles do console. Os controles esquisitões das duas gerações passadas deram lugar a modelos mais modernos e mais parecidos com o que estamos acostumados, como é o caso do controle do NES, que foi o primeiro videogame doméstico a utilizar o padrão de direcionais digitais (D-pad) na esquerda, Start e Select centrais e botões de ação, A e B, no lado direito do controle. Quer mais detalhes?

Nintendo Entertainment System (NES) e Family Computer (Famicom)

Game & Watch do Donkey Kong
O modelo do controle que conhecemos do NES é o americano. Ele utiliza o direcional digital em formato de cruz herdado do Game & Watch (ao lado). Também haviam dois botões vermelhos, A e B, responsáveis por diversas ações dependendo de cada jogo, como fazer o Mario andar ou correr em Super Mario Bros. Também estavam presentes os botões centrais, Start e Select, utilização muitas vezes para iniciar, pausar um jogo, ou fazer seleções de opções na tela. Um controle simples porém muito eficiente que serviu de base para os diversos controles de tantos consoles que temos hoje.


Os controles do Famicom (versão japonesa do NES) por sua vez eram um pouco diferentes. Enquanto ambos os controles do NES, player 1 e player 2, era iguais e possuíam entradas na parte da frente do console. Os controles do Famicom eram diferentes e utilização um número I e II estampado em cada um e a entrada para eles ficava na parte traseira do console. Assim como as cores do Famicom e do NES eram diferentes, seus controles também seguiam seu padrão de cores.

Console NESConsole Famicom

Os controles do Famicom também apresentavam os botões direcionais, Start e Select, A e B, porém somente para o player 1. No player 2 não existe os botões Start e Select, no lugar temos um microfone e um controle de volume. Como pouquíssimos games utilizavam este dispositivo, o microfone Botões quadrados do Famicomfoi retirado na versão americana do NES. Outra diferença foi que, em seu lançamento, o Famicom possuía controles quadrados, porém foram rapidamente trocados por botões redondos que facilitavam o manuseio e demoravam mais para se desgastar. Os botões quadrados também emperravam algumas vezes, obrigando a Nintendo a realizar um recall logo no início das vendas do Famicom. A verdade é que embora tenha um formato rústico, o controle do NES ainda fazia mais sucesso que o do Famicom, tanto que um pouco antes do fim da vida do console no Japão, a Sharp lançou um controle do NES compatível com o sistema japonês.

Controle NES japonês

NES-101


Este modelo do NES, também conhecido como NES 2, foi lançado em 1993 com um novo design muito parecido com o do SNES que havia sido lançado anos antes. O controle apresentava os mesmos botões, porém com um desenho diferente em “formato de osso”, como era conhecido pelos gamers da época. A versão japonesa do NES-101 retirou o microfone que já não era utilizado nos jogos desde o lançamento do NES na América. A Nintendo decidiu lançar este novo formato devido ao grande sucesso do design do SNES e ainda poder continuar vendendo o NES ao redor do mundo.

Console NES-101Novo formato do controle do NES

O controle do NES, assim como o próprio NES, foi um marco na história dos videogames e da Nintendo. Ele determinou o mercado, e depois dele outras empresas seguiram com o mesmo padrão. Hoje em dia, mesmo com tantos botões e d-pads, ainda vemos o padrão do NES. A exemplo temos o DS, 3DS e o controle do Wii quando usado de lado, sem o Nunchuk.

Revisão: Alberto Canen 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Num conhecia esse "NES-101"... vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  2. Hm interessante, mas não acredito como um site especializado em games deixou passar um tremendo erro ou falta de conhecimento.
    D-Pad, Direcional Digital, + Pad ou Direcional em cruz são em sua GRANDE maioria direcionais digitais.

    "the vast majority of D-pads are digital; in other words, only the directions provided on the D-pad buttons can be used, with no intermediate values" fonte: Wikipedia.

    Ou seja são digitais possuindo apenas DOIS valores 0 ou 1 ou seja pressionados ou não.

    Os direcinais analógicos são aqueles que possuem valores intermediários, por exemplo ao pressionar mais suavemente o personagem anda e com um pouco mais de pressão ele corre.
    São conhecido como Analog Stick, Control Stick ou Thumbstick.

    ResponderExcluir
  3. Achio que é Controlador, e não controle.

    ResponderExcluir
  4. esse nes 101 é mais conhecido com top loader, na verdade, so é chamado assim comumente

    ResponderExcluir
  5. oloko nintendo ds versão muito cafona e pelo o que eu ví só tem um local kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ki lerda

    ResponderExcluir
  6. esse "nintendo ds versão muito cafona" estava mto a frente de seu tempó.

    Matéria mto legal!!!

    ResponderExcluir
  7. Console feio esse Famicon.
    NES 101?Nunca vi!

    ResponderExcluir
  8. esse controle do NES é muito legal. Realmente os controles como conhecemos hoje tem origem nessa base do NES.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google