Plug and Blast

Plug and Blast: Controle do SNES

Após o grande sucesso do novos modelos de controladores que a terceira geração de videogame nos deixou, a Nintendo continuou investindo nes... (por Unknown em 20/11/2011, via Nintendo Blast)

Controles do SNESApós o grande sucesso do novos modelos de controladores que a terceira geração de videogame nos deixou, a Nintendo continuou investindo neste padrão com o sucessor do NES, o SNES. Adicionando mais dois botões, X e Y e dois gatilhos, L e R o novo controle estava pronto para receber os novos games deste era. O SNES foi um grande console que marcou muito o geração dos anos 90 e com certeza você já teve um desses na sua casa. Quer saber um pouco mais sobre este controle que fez parte do dia-a-dia dos gamers há mais de 10 anos?

O padrão SNES


Controle do SNES americanoO controle do SNES ganhou formas mais arredondadas e foram adicionados mais botões. Além dos A, B, START, SELECT, Control Pad presentes no NES, agora temos a adição dos botões X e Y e dos gatilhos L e R, com o lado direito do controle também organizado em forma de cruz como os direcionais do lado esquerdo, facilitando nos jogos em que mais de um botão deve ser apertado ao mesmo tempo e gerando o casamento perfeito com os polegares enquanto o controle é segurado com ambas as mãos. Finalmente era possível agarrar o controle!
Controle do SNES europeu
Assim como o NES, o SNES também teve uma variação da versão japonesa para a americana. Na versão japonesa e europeia, os botões A, B, X e Y eram coloridos e seu desenho era encurvado para cima, enquanto que os botões do modelo americano tiveram uma cor púrpura para os botões A e B encurvados para cima e lavanda para os botões X e Y encurvados para baixo.
A Nintendo novamente criou um padrão com o uso dos novos botões em formato de cruz e os gatilhos L e R no topo do controle. Foi um aperfeiçoamento do que já era bom com o NES e ficando cada vez mais parecido com o que temos até os dias de hoje nos demais consoles.

Comparação entre os controles
Reconhece?
Não foi só o console em si que ajudou a definir o mercado de games dos anos 90, mas como também o seu controle. Este periférico demarcou o modo de jogar da década com o uso de seus novos botões X e Y em jogos como Super Mario World e Donkey Kong e dos botões L e R indispensáveis em Star Fox. E você, lembra dos bons tempos desse “osso de cachorro”?

Revisão: Jaime Ninice 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O de botões coloridos é incomparavelmente mais bonito.

    ResponderExcluir
  2. melhor controle de video game que já existiu

    ResponderExcluir
  3. o foda desse controle do xbox é que é o inverso do snes, não me acostumei com isso ainda, hehe sempre aperto botão errado.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, tiveram outros dois modelos de controle: o europeu (que era nada mais que uma mistura dos botões coloridos do Super Famicom com o logo "Super Nintendo" ao invés de Super Famicom) e um outro modelo americano, se não me engano, vinha junto com o baby, onde o logo "Super Nintendo" era substituído por um logo em relevo rebaixado escrito "Nintendo" (tal como era nos cartuchos) e os botões Start e Select vinham no mesmo modo. Não sei dizer se tiveram outros modelos de cartuchos também.

    Ah sim, o controle do Mega Drive era melhor. Quem já jogou Street Fighter nele sabe do que estou falando.

    ResponderExcluir
  5. melhor controle de video game que já existiu[2]

    ResponderExcluir
  6. Acho o controle do Playstation mais revolucionário... com 4 gatillhos e dois analógicos, Mas não posso deixar de dar crédito ao SNES, o que veio depois dele foi tudo adaptações e cópias. Ele foi o primogênito dos padrões atuais.

    ResponderExcluir
  7. Era muito bom este controle, mas já me acostumei aos controles de hoje e quando pegou denovo em um controle de SNES me sinto desconfortável.
    Me lembro que cheguei a comprar um controle pro meu SNES que vinha com uns botões que ativavam o modo turbo do A, B, X, Y. Ele(o controle) era transparente e os botões eram coloridos, igual ao controle japonês.

    ResponderExcluir
  8. Ah, aí não tem mimimi, o Super Nintendo é o melhor console que já existiu e esse controle, caramba, os meus depois de quase duas décadas ainda funcionam direitinho, só Nintendo mesmo.

    Digo "só Nintendo mesmo" pelo seguinte: meu primeiro controle de PlayStation ainda funciona, sim, mas o cabo está descascando e meu primeiro controle do PlayStation 2 estragou completamente faz tempo, comprei outro na época e esse está "quase" perfeito: apenas as borrachas que cobrem os analógicos estão descoladas, estão apenas encaixadas.
    Pois é, e se parar para pensar como o tempo de jogatina e de existência do PlayStation 1 e 2 é menor aqui em casa, vejo um certo padrão de qualidade maior da Big N, sim.

    ResponderExcluir
  9. sem fanboyolismo aqui gente, claro que o controle de Sness serviu de padrão para tantos controles de hoje em dia, mas tbm concordo com o Lobim, o controle do Mega de 6 botões era melhor pra jogar, mas perdia na parte do direcional que eu achava muito duro e dava calo.

    ResponderExcluir
  10. o melhor controle de um dos melhores videogames da nintendo. the best

    ResponderExcluir
  11. Ah, e a versão americana é a mais bonita, hahaha.

    ResponderExcluir
  12. isso já prova que todas as outras empresas esse tempo todo copiaram muito do design do controle do great snes.

    ResponderExcluir
  13. Pena a Nintendo ter deixo esse padrão de lado...

    ResponderExcluir
  14. A Nintendo não chegou a deixar o padrão de lado totalmente. A mesma disposição dos botões foi utilizada nos sistemas DS e no 3DS.

    ResponderExcluir
  15. tenho um controle de snes edição especial com controle dourado *-*

    ResponderExcluir
  16. A Nintendo nunca deixou esse padrão de lado, o único console em que seu controle principal não tem esse padrão é o Wii por trabalhar muito com movimento, mas ainda sim tem esse padrão (Classic Controller) que nunca será deixado de lado por nenhuma empresa.

    ResponderExcluir
  17. A microsoft é tão displicente (pra não dizer cara de pau) que só inverteu a ordem (A, B, A, X em sentido horário em vez de X, A, B, Y) e as cores dos botões. A sony teve pelo menos a decência de colocar formas geométricas no lugar das letras.

    ResponderExcluir
  18. A Microsoft foi muito cara de pau!

    ResponderExcluir
  19. Lawliet.
    Na verdade o controle do Ps era uma cópia do Snes.
    Tanto que depois que saiu o Dual-Shock eles mudaram (um pouco)o designo com a adição dos dois analógicos.
    Quem jogou o Ps nos primórdios, como eu, vai lembar muito bem.

    ResponderExcluir
  20. Esse é lindo: http://www.eletronicscenter.com.br/ecommerce_site/arquivos6716/arquivos/1300912084_1.jpg

    Remake do Joystick do SNES.

    ResponderExcluir
  21. Os meus funcionam desde 1993.

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto muito do padrão do controle do Super Nintendo, principalmente o da versão americana que eu conheço que eu cresci jogando, o da versão japonesa/europeia eu não conhecia até a popularização da internet que eu vim descobrir muitas coisas que eu não sabia. Vale a mesma coisa para o console que para mim o modelo do Super Nintendo da versão americana é mais bonito o japonês eu acho o console feio.

    ResponderExcluir
  23. Eu não me adaptei ao "joystick" do MD/SSaturn: para mim, o do Snes é bem superior e mais confortável em uma série de jogos (mesmo os de luta).

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google