Pode comemorar: Super Mario 3D Land (3DS) terá o tradicional manual de instruções na América

Como já informamos , no Japão, Super Mario 3D Land , lançado por lá no dia 3 de novembro, não veio com o tradicional manual de instruções im... (por Eduardo Jardim em 05/11/2011, via Nintendo Blast)

Como já informamos, no Japão, Super Mario 3D Land, lançado por lá no dia 3 de novembro, não veio com o tradicional manual de instruções impresso em papel. Ao contrário, a Nintendo deu ao game apenas uma versão digital do livreto de instruções. Isso gerou preocupação entre os ocidentais sobre até que ponto a empresa tomaria essa iniciativa; e, finalmente, foi revelado que, fora do Japão, o game terá, sim, o bom e velho manual de instruções físico.

No Japão, ao invés do livreto de instruções completo, a caixa de Super Mario 3D Land tem apenas um pequeno guia de instruções para ensinar os usuários a acessar um e-book online por meio do 3DS. Por ora, a confirmação do manual de papel se aplica apenas ao território americano.

Super Mario 3D Land chega às prateleiras no dia 13 de novembro de 2011.


Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. Não faz mais do que a obrigação.

    ResponderExcluir
  2. tao pouco q ja comecei a contagem regreciva

    =D

    ResponderExcluir
  3. poisé, vou comprar o meu hoje, na pré-venda, e comprar o zelda ocarina of time 3D tbm, aí não largo o 3DS por um bom tempo

    ResponderExcluir
  4. pra que manual?? dos games que tenho so li ele 1 vez, de resto ele fica la guardado na caixa, seria melhor se não viesse mesmo, as arvores agradecem...

    ResponderExcluir
  5. eu já tinha começado a contagem regressiva pra mim bem antes!!!!! falta pouquíssimo, obrigação comprar esse jogo, sucesso!!!!! quero que o meu chegue logo aqui!!!

    ResponderExcluir
  6. cara falta pouco, quero logo jogar! :)

    ResponderExcluir
  7. Pré-ordem feita já feita na Fnac e aguardando. =D

    ResponderExcluir
  8. Comemorar? Qual a dificuldade de se entrar na internet e olhar o manual?

    Quem tem dinheiro pra um 3DS com certeza tem dinheiro pra ter um computador e internet. Muito provavelmente mais de um computador e mais de um tipo de internet.

    Os manuais ajudam, mas não há necessidade nenhuma de serem impressos. O Japão está certo em economizar papel, pensando nos gastos de energia e no meio ambiente.

    Manuais resumidos ainda são justificáveis, mas alguém já viu o manual do New Super Mario Bros. Wii? Eu tenho o jogo original e posso falar: o manual é um livro de tão parrudo. Desperdício total. Isso pra jogar Mario... imagina se fosse um jogo de estratégia.

    ResponderExcluir
  9. Joguei a demo dele terça-feira, no street pass meet up, ainda tirei umas fotos do Reggie que apareceu de surpresa por lá! o game está incrível!

    ResponderExcluir
  10. A graça de comprar original é ter o manualzinho pra ficar lendo poxa!
    E que papo é esse das árvores agradecem? coisa idiota, para de limpar a bunda então!
    E nem todo mundo é obrigado a ter PC para ficar lendo manual na rede, se formos pensar, computador também vai se transformar em lixo um dia. Ipad, Iphone, tudo se formos pensar "poluem" o ambiente, principalmente esses dois últimos que estão na moda e todo ativista de merda tem no bolso um, isso ai tem bateria, e, é uma das coisas que o pessoal mais se preocupa, pois não se pode jogar isso em qualquer lugar pois contamina o solo que é uma beleza.
    ODEIO ESSES ECOLOGICAMENTE CORRETOS QUE ANDAM DE IPAD NO BOLSO!

    e Manual rulez! tenho todos aqui numa pastinha, faz parte da minha coleção de Nintendo World e com algumas Nintendo Power que eu consegui encomendar lá de fora.

    ResponderExcluir
  11. Comemorar? Pra que?
    To nem ae pro manual ¬¬

    ResponderExcluir
  12. pra mim a graça de ter um jogo original é a caixa, o manual é puro disperdicio esse negocio de bateria, sinceramente o que tem a ver??? eu não entendi amigo, pare de limpar a bunda??? cada coisa que me falam... vc deve ter no maximo 12 anos, e não sabe a diferença do util perante o inutil... além do que o game tem um manual dentro dele mesmo, so o fato de vc ja usar seu computador para postar ja está agredindo o meio ambiente, pois a fonte não aproveita 100% da energia usada, então Gustavo seu moleque pare de falar asneiras.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o l1p3zinho o manual se torna um puro desperdicio, se podemos evitar o manual impresso e com isso diminuir o impacto que o processo causa na natureza sou sim completamente a favor de manuais digitais! E Gustavo cara se você tiver mais que 8 anos na boa deveria rever seus conceitos quanto ao que é ecologicamente correto e caso tenha menos que 8 anos ainda sim sua resposta seria a de um completo idiota.

    ResponderExcluir
  14. E mais uma vez "comemorar?" comemorar o que!?

    ResponderExcluir
  15. Vão cortar mais árvores, animador :/
    Se fosse pelo menos papel sustentável lol

    ResponderExcluir
  16. FODA ISTO!
    Tanta guerra por papel.

    ResponderExcluir
  17. Eita pessoalzinho que fica brigando com qualquer assunto!

    ResponderExcluir
  18. concordo com o pessoal, comemorar? posso não ser nenhum ativista verde ou coisa do genero, na verdade na maioria das vezes nem penso muito sobre este tipo de assunto, mas de boa, neste caso , tudo bem tem quem goste de colecionar manuais, mas eu pessoalmente só olho uma vez antes de jogar os jogos pela primeira vez e depois nunca mais, certo tá é o Japão que tá economizando papel, boa noticia seria se o manual viesse em papel reciclado, ou no minimo feito com madeira de reflorestamento aí seria um motivo de comemoração,mas partindo da premissa que seja feito com papel comum, não tem motivo a se comemorar, esses EUA...

    ResponderExcluir
  19. [...]tem apenas um pequeno guia de instruções para ensinar os usuários a acessar um e-book online por meio do 3DS[...]
    um e-book online por meio do 3DS
    um e-book online por meio do 3DS
    UM E-BOOK ONLINE POR MEIO DO 3DS

    .....PORRA! Tem como lerem direito da próxima vez? Irrita ver o pessoal que quer sair falando sem nem ter prestado atenção no que leu.
    Para quem não entendeu ainda: O manual é visto pelo próprio 3DS, não é por um PC.

    Enfim, sou neutro quanto ao assunto, isso de manual não vai fazer tanta diferença assim, o resto já tá se destruindo mesmo e eu aprendo mais rápido jogando do que lendo um manual. Mas eu queria que fosse digital, mais prático. <_<

    ResponderExcluir
  20. @DTL
    Foda nem é isso, que isso já foi um motivo bem indireto para o mundo todo fazer guerra (dinheiro fisicamente é papel, certo?), mas não vem ao caso.
    Como já disse, o que irrita é o pessoal discutir sem nem ter lido a porra da news direito ¬¬

    ResponderExcluir
  21. E tô surpreso com a "briguinha" de nada aqui. Do nada metade dos comentaristas da Blast são ativistas... Vai entender. :/

    ResponderExcluir
  22. Me desculpem,mas o IMPORTANTE não é o jogo? Manual? Pelo amor de DEUS!! Vamos ser sinceros, quando compramos jogos originais (e eu posso falar isso com certeza, pois sou mt fã da nintendo e só compro ORIGINAIS)só lemos o manual no dia (dias) que temos aquela emoção de jogo novo e etc. Mas depois nem ligamos mas para o mesmo, afinal se o jogo for ruim não será manual que irá salva-lo, não é verdade????

    ResponderExcluir
  23. @Flávinhoo
    Concordo com o que você disse, e para você, um joinha de MSN: (y) XD
    Anyway, sabe como são alguns gamers de hoje, pra alguns nada de um jogo não pode vir com falha alguma, senão passam o dia na Internet reclamando. :/
    Falei que sou neutro justamente por esse detalhe. Hell, nem manual eu tenho direito em favor disso, lembro de ter lido só o manual do meu DS Lite procurando umas dicas a mais '-'

    ResponderExcluir
  24. Que mancada Nintendo. Uma chance tão grande de ajudar o meio ambiente... Não sou a favor dessa decisão. Poxa manda um manual em AR card, seria bem mais interessante.

    ResponderExcluir
  25. "Salvar o meio ambiente". Ah, por favor, gente. Pode ser por outros motivos, mas não pra salvar o meio ambiente que a Nintendo vai adotar esse novo modelo de manual. Hahaha.

    ResponderExcluir
  26. Só digo uma coisa pra quem ficou enchendo o saco ali em cima.
    Se mata, que tal? dai tú para de consumir matéria prima do planeta! Vai virar adubo ainda por cima, e ainda fez sua parte, afinal, na sustentabilidade, começa por você! vamos lá amiguinho!

    ResponderExcluir
  27. Comemorar? Desculpa, mas não vejo diferença nenhuma nisso. Prefiro que venha sem manual, sem desperdiçar papel. O importante é o jogo ou o manual de instruções? Quando vamos numa loja, dizemos "vou comprar um jogo" ou "vou comprar um manual"? Dizemos "adoro esse jogo" ou "adoro esse manual"? Nintendo, se não há necessidade de usar papel, não use! Para quem quer ler, compre um livro, não um jogo.

    Eu nunca abri a caixinha e fui pegando o manual. Fui pegando O JOGO. Como o @Ness_64 disse, a gente aprende bem mais rápido jogando do que lendo o manual. E acho bem legal esse negócio de manual online. É pelo 3DS, a gente entra lá rapidinho, então qual é o problema????

    E acho engraçado essa gente ficar "dane-se o meio ambiente", quando sabem muito bem que isso está destruindo o planeta. Na verdade, nem o planeta; a Terra vai continuar. O que está em jogo somos NÓS. Poluímos a água, ficamos sem água, destruímos as árvores, ficamos sem oxigênio, etc.

    Eu tenho certeza que vai vir um monte de gente me xingar pelo meu comentário aqui, mas eu não ligo, e falo mesmo.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google