Pokémon Blast

Pokémon Blast: Conheça em detalhes o sistema de random battles

Não podemos dizer que travar batalhas via Wi-Fi Connection é algo novo para os treinadores. Este recurso foi implementado pela primeira ve... (por Unknown em 30/11/2011, via Nintendo Blast)

Não podemos dizer que travar batalhas via Wi-Fi Connection é algo novo para os treinadores. Este recurso foi implementado pela primeira vez há alguns anos com os jogos Diamond & Pearl (DS). Como sempre, a série Pokémon adota certas funções como teste para os futuros títulos, e é possível afirmar que a simplicidade das batalhas online ocorreu por conta deste fator. As mudanças presentes em Black & White mostram que chegou a hora de aproveitar certas comodidades que já estavam presentes em outros jogos do DS, como batalhas aleatórias.


Random MatchupO conceito das Random Matchups não é novo. Esse modo está presente em vários jogos do portátil de duas telas, como Yu-Gi-Oh!, proporcionando aos jogadores uma diversão com conforto garantido. Não é mais necessário ligar o computador e entrar em contato com um amigo ou um estranho em algum site,  pedir para realizar uma luta e fazer a troca de Friend Codes para jogar. Quer fazer uma partida rápida antes de dormir? Vá até o centro Pokémon mais próximo e selecione a opção Random Matchup com a atendente que fica ao lado do globo terrestre. Depois disso, é só escolher o modo de batalha e dentro de alguns minutos você estará batalhando!

Na teoria é bem simples, mas vamos observar como funciona cada uma das opções.

O Random Matchup possui cinco estilos de batalha e cada um deles pode ser disputado em dois modos: Free e Rating.

O Free é o mais simples, basta selecionar e seu trainer card vai aparecer, mostrando o número de vitórias e derrotas enquanto o seu oponente não é escolhido pelo servidor. Qualquer pessoa pode jogar.

O Rating já é um pouco mais complexo e segundo o jogo, é destinado aos jogadores que querem um desafio maior. Para começar, só será possível escolher este modo caso você possua uma conta no Pokémon Global Link sincronizada com a sua versão Black ou White. Cada treinador inicia com 1500 pontos que vão aumentando ou diminuindo de acordo com as vitórias e derrotas. O objetivo é marcar o maior número de pontos até o final da temporada.

Temporada? Como funciona isso? – Leitor perdido

GBU temporadas

O Global Battle Union, área do Global Link responsável pelas batalhas, divide os rankings em quatro temporadas por ano. Como podem ver na imagem acima, a quarta e última temporada de 2011 começa no dia 28 de dezembro e acaba no dia 27 de março do ano seguinte. Provavelmente, a primeira temporada de 2012 deve começar no dia 29 de março.

Os 100 melhores jogadores de cada temporada ganham avatares especiais no site. Infelizmente, nenhum prêmio físico é disponibilizado.

No Global Link o jogador pode observar um ranking geral e também um específico, mostrando o seu desempenho em cada estilo de batalha, separadamente. É possível até mesmo filtrar o ranking de acordo com o país, para saber o seu desempenho em escala nacional.

Agora que vocês já conhecem os detalhes do ranking, vamos ao estilos de batalha:Estilos de batalha

Single Battle Durante o team preview, o treinador deve escolher apenas três monstrinhos para a luta. É o estilo mais jogado pelos treinadores com um tempo médio de menos de dois minutos de espera para cada partida.

Double Battle Dois Pokémon entram em campo ao mesmo tempo para enfrentar o oponente. O treinador deve selecionar quatro monstrinhos do seu time para utilizar durante a partida. Como o estilo de luta é o mesmo utilizado no campeonato mundial de Pokémon, há um número grande de jogadores praticando, e isso ajuda a reduzir o tempo de espera, que em média é de cinco minutos.

Triple Battle
Introduzida na quinta geração, as batalhas em trio são populares entre os treinadores. Diferente dos outros estilos, todos os monstrinhos do time são utilizados, e três deles são enviado à arena ao mesmo tempo. Nas poucas batalhas que fiz, o maior tempo de espera foi de cinco minutos.

Rotation Battle Mais um dos estilos que chegou com os jogos Black & White. O treinador deve escolher quatro monstrinhos para a luta, e três deles serão enviados ao campo de uma só vez. Diferente da Triple Battle, cada Pokémon toma a liderança, lembrando um pouco as Single Battles, mas com a diferença que os outros dois podem assumir a luta sem gastar turno com trocas. É o estilo de batalha com o maior tempo de espera. Já cheguei a ficar mais de quinze minutos com o DS conectado à espera de um oponente.

Launcher Battle 
Pode-se dizer que é uma cópia das Triple Battles, com a exceção de que agora é possível usar itens como Max Potion e Max Revive durante as lutas. Para aproveitar este benefício, uma “barra de energia” contabiliza os pontos ganhos a cada turno e eles serão utilizados para pagar o custo do item. Aparentemente, a frequência dos jogadores é parecida com a das Triple Battles 
Vale lembrar que as Random Matchups utilizam a Flat Rules, recurso que faz todos os Pokémon do level 51 ou superior serem nivelados diretamente para o level 50, sem afetar os golpes ou voltar para sua forma anterior. Além disso, alguns Pokémon estão banidos deste modo online. Segue a lista:

Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-Oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Chatot, Dialga, Palkia, Giratina, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin, Arceus, Victini, Reshiram, Zekrom e Kyurem.

Não se sabe ao certo como ficará a situação de Keldeo, Meloetta e Genesect depois que forem anunciados oficialmente, mas provavelmente serão banidos. 

Infelizmente, caso você troque de DS, ou seja, se o seu Friend Code sofrer alguma alteração, suas informações serão zeradas no GBU e na próxima vez que for jogar, sua pontuação será 1500, como se estivesse jogando pela primeira vez. Isso também ocorre em campeonatos, como o Pokémon Autumn Friendly Tournament.

Todas as estimativas do tempo de espera foram feitas utilizando as minhas experiências como base, durante a tarde, noite e madrugada. Posso ter tido sorte ou azar, esperando mais ou menos que o normal.

Quer se aventurar por esse novo mundo de aventuras onde o perigo é bem maior? Comece a preparar os seus times! A gente pode até mesmo se esbarrar por lá, não é?
Revisão: Rafael Neves 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. PQ baniram o Chatot?? Ele tem alguma super habilidade mostruosa?

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Coelho
    Rapaz,quando fiz minhas pesquisas, achei plausível a explicação do banimento: O golpe Chatter, exclusivo do Chatot, permite que o jogador grave um som que será reproduzido durante o ataque. Para evitar palavrões e insultos durante as batalhas, ele foi banido.

    ResponderExcluir
  3. É por causa do Chatter. Como esse golpe permite gravar qualquer som e mudar o ruído (cry) do Chatot para o som gravado, poder-se-ia transmitir palavras ofensivas aos oponentes através dele; certamente a Nintendo temeu esse tipo de atitude e baniu o único Pokémon capaz de aprendê-lo (nem Smeargle pode aprender Chatter via Sketch).

    ResponderExcluir
  4. Caraca, nem sabia disso, acho que pq nunca ative um Chatot rsrs. Mas bacana pessoal, valeu pelas respostas :D

    ResponderExcluir
  5. meu frind code se alguem quiser batalhar é 3353-7580-7881
    mateus lobo pasa o seu quero batalhar com vc.

    ResponderExcluir
  6. por favvor me responda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Mateus, ainda tem aquelas batahas single wi fi para deixar na opção de luta no level 100?

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Outra dúvida Mateus: quando vc consegue o seu Pokémon com a nature desejada e IV's também, normalmente ele está no level 1. Você já começa a treina-lo para distribuir EVs do level 1 mesmo ou deixa ele no Day Care (ou Rare Candy) para subir até determinado level e só depois começar a treinar os EVs?

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. @Valter Jr

    As batalhas auto level 100 não existem mais :/ Foram substituídas pelas de level 50.

    Cara, na minha opinião, a melhor forma é utilizar o processo de treinamento com o EXP SHARE, pelo menos até o Pokémon ficar nos níveis mais altos. Acredito que detalhei esse processo em uma das matérias sobre EV.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google