Blast from the Past

Blast from the Past: F-Zero X (N64)

Quando ocorreu uma das maiores mudanças gráficas no mundo dos games, todos nós nos deslumbramos com a nova realidade trazida com polígonos e... (por Anônimo em 24/12/2011, via Nintendo Blast)

250px-F-Zero_X_frontQuando ocorreu uma das maiores mudanças gráficas no mundo dos games, todos nós nos deslumbramos com a nova realidade trazida com polígonos e tudo o mais. A evolução foi quase inacreditável, pois estávamos saindo do mundo side-scrolling e caminhando para um novo mundo em terceira dimensão. Super Mario 64 nos trouxe mais cores, um novo direcional e um sistema de câmera usado até hoje. Kirby 64 mostrou que os games com a visão lateral ainda podiam resistir e que só precisavam de um toque mais fino. Mas quando vimos pela primeira vez toda a velocidade de F-Zero X, nossas mentes viajaram e passamos a nos perguntar: Por que eu não jogava as aventuras do Capitão Falcon dessa forma antes?

3,2,1, GO!

Lançado em 1998, F-Zero X é considerado o melhor game da franquia. Na época de seu lançamento, os brasileiros estavam à beira de um colapso nervoso ao ver a seleção de futebol perder a Copa para a França. As locadoras de games ainda F-Zero X (J)_1bombavam, e é claro que este título do Capitão Falcon e Cia. estava entre os que quase nunca permaneciam nas prateleiras às sextas-feiras. Suas qualidades beiravam a perfeição da potência do Nintendo 64, os 30 veículos eram tão estilosos quanto seus pilotos, as pistas possuíam formas variadas como túneis e até mesmo loopings. A sensação de velocidade que o game trazia era de babar. Assim que o letreiro eletrônico indicava os segundos antes da largada já era possível apertar o botão de acelerar para que seu veículo saísse do chão e ficasse flutuando sobre a pista. Este efeito dava a sensação de urgência, de que estávamos prontos para o que nos estava por vir. Cada ultrapassagem era comemorada, pois F-Zero X pode ser tudo, menos um game fácil.


Cada volta é uma volta

F-Zero é famoso por ser uma das franquias mais difíceis da Big N - nem vou comentar sobre o sadismo que é F-Zero GX de Game Cube - e por isso a versão de 64 entra com louvor para a lista. Jogar o game no modo mais fácil (Novice) é o que chamamos de “modo normal” de certos games, mas ao adentrar aos modos Expert e Master, o pesadelo começa. Fica quase impossível ultrapassar veículos de pilotos tops, o controle sobre o seu próprio veículo acaba se tornando muito mais complexo e mantê-lo em pistas sem acostamento é um desespero puro. Pois é, ter sangue frio é o mínimo para completar tudo o que F-Zero X tem a oferecer.

F-Zero_X

O modo multiplayer faz jus ao sucesso estrondoso que o Nintendo 64 trouxe para o mundo. Até quatro jogadores simultâneos podem se enfrentar em corridas extremas e divertidas. Há o modo time-attack para aquele jogador que gosta de mostrar bons tempos de corrida e há o meu modo favorito: Death Race, onde nosso simples objetivo é aniquilar todos os carros da pista e ser o único sobrevivente. Este modo fez muito sucesso nas casas de muitos mundo afora, pois misturava velocidade com destreza nos controles. Um ótimo desafio.

f-zero_x_003

 

64DD

443088394_oEm 2000 foi lançado (infelizmente APENAS no Japão) uma expansão para o acessório Nintendo 64DD. Ele trazia 12 novas pistas, um editor de carros, um modo de criação de pistas, novas músicas na trilha sonora, dois novos campeonatos e a possibilidade de se criar campeonatos pessoais. Isso aumentava o já enorme tempo de jogo do cartucho e acrescentava mais diversão entre os que curtiam jogar de multiplayer. Pena que o expansor nunca chegou ao ocidente, o que nos privou de uma quantidade muito maior de tardes passeando por Mute City.

00610


Final Lap

F-Zero X não apenas fez com que os fãs da versão de SNES se surpreendessem com a nova empreitada, mas trouxe uma gigantesca nova legião de corredores futuristas para o grupo seleto de fãs da Nintendo. Até hoje é considerado o melhor da série, um dos melhores games do N64 e um dos mais desafiantes.
Consegue jogar todas as pistas no modo Master?
Então você é o verdadeiro Capitão Falcon.
Parabéns!

images

 

Revisão: Leandro Freire


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Owww qd vai sair o resultado do concurso do mario?? Nossa esse joo e show me lembro ate hj qd ganhei meu 64... Gente parabens pelo incrivel site de vcs... Feliz natal para vcs...

    ResponderExcluir
  2. Ha algumas controversias a respeito deste ser o melhor da série ou não. Eu pessoalmente gosto muito das versões que sairam, mas minha favorita é a classica. Claro que a dimensão dada pela versão do 64 é instigante, mas a minha opinião é que ela careceu de um polimento, principalmente nos cenários de fundo pixelados.

    Ainda assim é uma boa pedida

    ResponderExcluir
  3. F-Zero, tá aí um jogo desafiador! Hoje eu sei o quanto os games da série (principalmente este e o do SNES) são bons, mas quando eu era pequeno, não gostava... Vai entender.

    ResponderExcluir
  4. Eu era viciado neste jogo, ficava horas jogando só o modo Death Race! faltou F-zero no Wii

    ResponderExcluir
  5. olha eu sei um bug no famoso "ocarina of time".o jogo mostra para vc um total de 100 skultulas de ouro,mas e possivel pegar 110 e se vc for um viciado e craque(nao como eu que so peguei 106)vai pegar ate 120 sakultulas de ouro ou mais.OBS:eu so estou postando aqui pq nao sei mais onde falar isso,e como um "viciado" em ocarina eu quero ver minha "descoberta" em açao.ai vai onde conseguir esse presente para quem ja zerou o zelda(eu nao sei se no 3ds vai funcionar isso,mas como eu li sobre os erros propositais vai ver que tem no 3ds).
    la no castelo como o link criança onde vc encotra o "maio",tem uma arvore ali perto,perto dela tem um buraco,e usando uma bomba vc consegue desvanda-lo.la dentro tem paredes(nao me lembro quantas mas acho que sao quatro).esploda elas ate achar a eskultula de ouro(e prepare-se pois vc so tera uma chance para cda jogo que inicia),mate a eskultula mas nao a pegue(ah,vc precisara do bumerang),mire nela e fique quase que encostado na saida(antes de usar o bumerang messa a ditancia entre a saida e um mortal para tras(se quiser desafio,tente uma cambalhota,mas e arriscadissimo).depois de se ter uma ideia do tempo que leva para subir e o tempo do bumerang chegar ate link(treine isso fora do buraco),vc deve mirar nela,com amira fixa nela jogue o bumerang e de o mortal rapido(nao exite),se vc nao pegar ela nao se preocupe ela ainda estara la(mas so se nao pegar),e vc ainda tera uma ideia do tempo do bumerang leva ate link.quando vc conseguir ela estara la e mais uma eskultula estara em sua coleçao,ai e so pegar o resto que falta e pronto vc tera mais de 100 skultulas.e e isso,espero ter ajudado vcs a aumentar o nivel de replay do jogo,desculpa por eu ter publicado no f-zero mas e o mais atual e vcs com certeza vao ler,testem isso no 3ds e no n64 e fassam uma materia assim como no super smash bros.e botem o meu nome.PEDRO HENRIQUE.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google