Lei Rouanet agora também engloba os videogames

Uma reinvindicação antiga de quem trabalha com games no Brasil finalmente foi atendida. Nesta quinta-feira (08/12), a Portaria nº 116 foi... (por Gustavo Assumpção em 08/12/2011, via Nintendo Blast)

videogame02

Uma reinvindicação antiga de quem trabalha com games no Brasil finalmente foi atendida. Nesta quinta-feira (08/12), a Portaria nº 116 foi aprovada e agora a
Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, também inclui jogos eletrônicos. Na prática, a aprovação permite que empresas brasileiras da área de games captem recursos para seus projetos, exatamente como já acontece com produções cinematográficas, musicais e teatrais, dentre outras. Só no ano de 2010, mais de R$ 1 bilhão foram captados pela Lei Rouanet, financiando produções culturais por todo o país.

O mais interessante dessa decisão é o fato de que esse reconhecimento vai além das cifras ou dos investimentos. Ele também mostra que o governo brasileiro já entende os videogames como um elemento integrante da cultura, o que carrega um grande valor simbólico. A partir do próximo ano, quando finalmente os produtores nacionais vão poder concorrer nos editais que liberam recursos, é bem possível que se abra um novo horizonte para o crescimento da produção nacional. Vamos torcer.

Via UOL Jogos


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Vamos ver o q acontece

    ResponderExcluir
  2. Finalmente nossos "queridos" governantes perceberam que games geram (muuito) dinheiro no país. Estava mais que na hora deles acordarem e concordarem que games não podem ser incluídos na categoria "jogos de azar". Vamos torcer para que agora os preços se tornem mais justos. E abaixo os impostos abusivos!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google