[Atualizado] Seria esta a linha do tempo oficial de The Legend of Zelda?

  Vocês se lembram do livro sobre a história de Hyrule que a Nintendo lançará em breve no Japão, como parte das comemorações de 25 anos... (por Bruno Grisci em 22/12/2011, via Nintendo Blast)

 

link_evo

Vocês se lembram do livro sobre a história de Hyrule que a Nintendo lançará em breve no Japão, como parte das comemorações de 25 anos da série Zelda? Uma das seções que mais chamou atenção foi a que supostamente revelaria a linha do tempo oficial da série. A Nintendo sempre afirmou possuir um arquivo, muito bem guardado, onde estava descrita a ordem cronológica em que os jogos ocorrem, mas a empresa sempre tratou esta questão como um segredo a nunca ser revelado, pelo menos até agora.

Um jogador coreano que já possui uma cópia desse novíssimo livro publicou no site ruliweb uma transcrição da linha temporal em coreano. Isto, claro, deixa margens para erros de tradução (do japonês para o coreano, do coreano para o inglês), de interpretação das informações do livro, além de, claro, poder ser alguém apenas inventando a história para se divertir com a reação dos fãs. Mas até agora, tudo indica que a história é verdade, e, até que a Nintendo surja para desmentir tudo, a linha do tempo oficial de The Legend of Zelda é…

 linha do tempo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grande parte das relações entre os jogos já haviam sido deduzidas pelos fãs, tais como a sequência Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks. Outros jogos já se sabiam ser continuações diretas, como The Legend of Zelda e Zelda II: The Adventure of Link, e Ocarina of Time e Majora’s Mask. Por fim, a Nintendo já havia revelado que Skyward Sword é o primeiro game na ordem cronológica.

A revelação mais interessante é divisão das linhas do tempo. Já se imaginava que após Ocarina of Time, o tempo sofria uma ruptura e a história seguia por dois caminhos distintos, mas agora sabemos que acontece uma divisão tripla. Quando o Herói do Tempo falha em OoT, temos a primeira sequência, que passa por A Link to the Past até Zelda II. Quando o Herói vence e volta a ser criança, temos como continuação Majora’s Mask, Twilight Princess e Four Swords Adventures. Por fim, quando o Herói vence e permanece adulto, temos a linha do tempo com Hyrule alagada, começando por Wind Waker.

Os dois jogos da série Oracles aparecem juntos, sem distinção de qual ocorre primeiro. Outro ponto de destaque é Four Swords Adventures ocorrer após os eventos de Twilight Princess, e não junto com The Minish Cap e Four Swords, como era pensado.

O que acharam? Esta linha do tempo encaixa no que vocês imaginavam para a ordem da série?


Atualização: Segundo informações do site New Nintendo, o tradutor e membro da comunidade Zelda há muito tempo, GlitterBerri, confirmou esta linha do tempo como sendo a oficial, presente no novo livro Hyrule Historia.

hh

Também temos agora a explicação para os “Contos Clássicos”, a linha que vai de A Link to the Past até The Adventure of Link. Quando Link morre em Ocarina of Time, Ganon consegue a Triforce inteira. Os Sete Sábios (The Seven Sages) selam Ganon e a Triforce como última alternativa, mas vilões que ambicionavam possuir a Triforce entram em Sacred Realm, que se transforma no Dark World e é preenchido com poder maligno. Os Sete Sábios tentam, então, selar o próprio Sacred Realm, mas acabam lutando contra monstros. Esta é a Guerra do Aprisionamento (Imprisoning War) de A Link to the Past.

Aparentemente, o objetivo é que a história de pessoas disputando o Sacred Realm e os selos finais sobre ele aconteçam após a derrota de Link nessa linha alternativa. Assim, alguns elementos da Guerra do Aprisionamento já estão cumpridos em Ocarina of time, e também explica porque a Triforce está completa em A Link to the Past.

Então, revisando, temos a saga iniciando com os chamados “Contos Antigos”: Skyward Sword, The Minish Cap, Four Swords e Ocarina of Time, nesta ordem. Em Ocarina of Time, há uma divisão tripla do tempo.

Quando Link é derrotado, temos os “Contos Clássicos”: A Link to the Past, Oracle of Ages, Oracle of Seasons, Link’s Awakening, The Legend of Zelda e The Adventure of Link. Quando Link volta do futuro em Ocarina of Time e conta para Zelda o que irá acontecer, ela manda-o embora e ocorrem os “Contos Infantis”: Majora’s Mask, Twilight Princess e Four Swords Adventures. Por fim, quando não existe mais um herói no futuro de OoT, já que Link foi enviado de volta, acontecem os “Contos Adultos”: The Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks.

De agora em diante, a não ser que a Nintendo resolva alterar esta linha do tempo ou negar tudo, é essa a ordem cronológica dos fatos em Hyrule.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. seasons e ages não importa a ordem porque são "um jogo só". Quando vc termina um deles o jogo diz que você tem que ir pro local onde começa o outro

    ResponderExcluir
  2. Epa Epa Epa! Três???

    Como isso é possivel? Tipo, quer dizer que se Link perder a batalha contra Ganondorf, a linha se segue para a linha temporal em que o primeiro Zelda começa? Mas em que circunstancia ele perderia? Como adulto ou criança? Por que se for como criança, ele nunca conseguiria a Triforce e permaneceria na forma de Gerudo. Se for como adulto, ele consegue a Triforce, fica bestial e mergulha o mundo nas trevas, não?

    Se os sages acordaram em OoT, mesmo a Nabooru no Spirit Temple, eles iriam selar Ganon no Sacred Realm caso Link não conseguisse derrotá-lo? Eles teriam poder para tal, depois que aquela geração de heroi e princesa tivessem perdido? E considerando a raça de Hylian teria se encerrado com esse Link, não faria muito sentido se os subsequentes a esse permanecessem como Hylian. Ou seja, ainda teria que ter uma divisão quadrupla aí.

    Mas bem, é só especulação minha, baseando no que eu conheço da série.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa divisão tripla mudou totalmente a cronologia que os fãs fizeram. Espero que dessa vez seja definitivo.

    ResponderExcluir
  4. LOL vi essa de manhã no forum da Blast.

    ResponderExcluir
  5. Caramba essa ordem cronológica me deu uma dor d cabeça

    ResponderExcluir
  6. The legend of Downloads
    entrem la no meu blog

    ResponderExcluir
  7. The legend of Downloads
    entrem la no meu blog

    ResponderExcluir
  8. The legend of Downloads
    entrem la no meu blog

    ResponderExcluir
  9. CARAMBA! 3 DIMENSÕES??? JÁ NÃO BASTAVAM 2?

    ResponderExcluir
  10. Olha, até faz sentido. Pelo menos, faz mais sentido que as linhas cronológicas anteriores, principalmente a que dizia não haver mais de uma linha de tempo.

    ResponderExcluir
  11. mais no wind waker o barco do link fala da linha cronologica do majora mask

    isso ai ta errado

    ResponderExcluir
  12. O_o, estou tonto !

    ResponderExcluir
  13. Eita, é uma teoria isso aí, não creio que esteja totalmente certa esta linha do tempo, Four Sword Adventures não deveria estar ali.

    Pra falar a verdade, Zelda já era complexo quando admitia-se uma ruptura dividindo a linha do tempo em duas, agora com três, puts!

    ResponderExcluir
  14. Entretanto, a explicação para A Link To The Past é bem convincente.

    ResponderExcluir
  15. "Quando Link morre em Ocarina of Time"

    Valeu Nintendo Blast, comecei na série e pouco tempo,e to jogando ocarina no 3DS, agradeço MUITO pelo spoiler sem avisar

    ResponderExcluir
  16. "Paunava..." ele não morre não, relaxa

    ResponderExcluir
  17. Paunava Gina, mas isso aí não é um spoiler, "Link morrer" simplesmente significa que você perdeu (game over).

    ResponderExcluir
  18. Filipe Capela: Spoilou o moleque de novo kkkkk.. (brinks)

    ResponderExcluir
  19. Ah, achei que ele morria de morte morrida mesmo, sacas? kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. O Link nunca morreu....sempre tive orgulho de terminar o jogo com 0 mortes! :D
    Mas o Four Swords Adventures não continua com o vilão Vaati? Então porque está tão afastado de Minish Cap?
    Para entender precisarei ler esse livro. Não vale a pena ficar dando importância para a interpretação de outra pessoa...

    ResponderExcluir
  21. Um Remake de A Link to The Past Já!

    ResponderExcluir
  22. tomara que agora eles façam jogos no futuro e nao entre um e outro como foi ate agora.

    ResponderExcluir
  23. O certo seria fazer um zelda que fosse a continuação de Skyward Sword, já que este deixou de explicar muitas coisas como a relação entre o Ghirahim e o Vaati, já que segundo a cronologia, The Minish Cap vem logo após Skyward Sword, e também mostrar o Gaepora se transformando em coruja e em um dos sábios...o fato de isso não ter acontecido em Skyward Sword foi sem dúvidas uma grande decepção.

    ResponderExcluir
  24. Acho que o próximo Zelda, sendo para 3DS, poderia, sim, explicar alguns fatos e se passar entre Majora's Mask e Twilight Princess ou entre Skyward Sword e The Minish Cap.

    Já num Zelda de Wii U, ficaria contente se a história se passasse em qualquer uma das cronologias, mas de preferência que fosse mais "realista" e sombrio como o Twilight Princess de GameCube/Wii.

    ResponderExcluir
  25. Como Majora's Mask não é Zelda, então fica com a segunda opção... :P
    Mas para Wii U, eu realmente gostaria de um Zelda com o gráfico do Wind Waker(não estou criticando a sua opinião) para mostrar que a nintendo não faz os jogos do jeito que os "fãs" querem, mas e sim, são os fãs que jogam do jeito que a Nintendo quer que eles joguem. :P
    Entretanto se o Zelda do Wii U não sair com o gráfico que foi mostrado na E3, isso passará a ser propaganda enganosa....o que também não é legal(e isso já aconteceu).

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro um estilo mais cartunesco para Zelda, mas depois de um game com o estilo no GameCube, dois no DS e um no Wii (Skyward Sword pode até não ser cell-shading mas também não tem um estilo realista), eu continuo sustentando que prefiro um no estilo gráfico de Twilight Princess, principalmente se considerarmos o que você, pkKodama, disse: "Entretanto se o Zelda do Wii U não sair com o gráfico que foi mostrado na E3, isso passará a ser propaganda enganosa....o que também não é legal(e isso já aconteceu)".

    De qualquer forma, também gosto de pensar que a Nintendo vai nos surpreender (para variar, né?) e vai nos fazer gostar de um Zelda do jeito que ele for, seja cartunesco, realista, impressionista ou até em 8-bits! Hahaha.

    ResponderExcluir
  27. Partiu jogar zelda na ordem certa visitei esse site pq zerei skyward sword e fiquei curioso para saber o resto
    Minish cap me aguarde

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google