Stage Select

Stage Select: Temple of Time (Zelda)

Enquanto Link é uma criança, o Temple of Time é apenas uma igreja situada junto ao Hyrule Castle. Porém, basta tornar-se um adulto para q... (por Rafael Neves em 09/12/2011, via Nintendo Blast)

Enquanto Link é uma criança, o Temple of Time é apenas uma igreja situada junto ao Hyrule Castle. Porém, basta tornar-se um adulto para que o templo ganhe seu devido respeito em Zelda: Ocarina of Time (N64). E não é por menos, este é o santuário que liga todo o mundo de Hyrule ao Sacred Realm, onde está guardada a Triforce. É claro que você, como fã da série Zelda, pode conhecer o Temple of Time de Twilight Princess (GC/Wii) como uma complexa dungeon. E se você já jogou Skyward Sword (Wii), sabe muito bem que este é um importantíssimo templo na trama do jogo. Em todos os três capítulos, o Temple of Time é um local determinante na jornada de Link através de Hyrule.

A definição geral para o Temple of Time é como o elo entre o Sacred Realm e Hyrule, logo, é o único meio para um Hyruliano galgar a Triforce – é claro que a tarefa está longe de ser fácil. O templo foi construído pelos Sábios Anciões justamente para proteger o tesouro sagrado das forças do mal. É nele que está guardada (na maioria dos games) a Master Sword, arma decisiva nas lutas contra Ganon. E, para adquirir a sagrada lâmina, é preciso abrir a Door of Time, o que sempre envolve alguma coleta de itens. Vejamos quais as diferenças que cada jogo traz?

Uma máquina do “tempo”

SE NÃO JOGOU ZELDA: OCARINA OF TIME, TOME CUIDADO COM SPOILERS

Em Ocarina of Time, o Temple of Time fez sua primeira aparição. É visto, primeiramente, como uma construção aparentemente inútil, mas é quando Ganondorf decide pôr seu plano de tomar o controle de Hyrule em ação que este templo assume seu papel. Com as três Spiritual Stone previamente coletadas e a Ocarina of Time nas mãos, Link é capaz de abrir a imponente Door of Time, podendo penetrar na câmara onde está guardada a Master Sword. Dando uma de Rei Arthur, o jovem guerreiro tira a sagrada lâmina de seu pedestal, o que o faz viajar no tempo pôr… 7 anos! Sim, Link é jovem demais para empunhar uma espada tão preciosa, então o herói permanece selado no Temple of Time até que galgue a idade para poder enfrentar Ganondorf de uma vez. Após ver 7 anos de sua vida passarem voando diante de seus olhos, Link encontra no templo Rauru - o Sábio da Luz - que lhe entrega o Medalhão da Luz. É ai que começa a segunda metade da jornada de Ocarina of Time.

Apresentado como um lugar bem calmo e tranquilo, o Temple of Time têm o predomínio das cores cinza e branco em seu lustroso interior, enquanto o exterior é coberto por uma cor marrom. Seu design lembra o de uma igreja, bem evidente no seu teto – que só pode ser visto em Ocarina of Time 3D (3DS). Sua música de fundo é claramente uma versão da Song of Time, canção essencial para destrancar os portões do tempo.


Entre o Temple of Fire, Time, Water, Shadow, Spirit e Forest, muitos fãs obviamente dirão que o Temple of Time é o mais fácil, pois o seu medalhão (prêmio conseguido ao fim de cada templo) é dado de graça. Mas eu discordo! Pense bem: só para ENTRAR no Temple of Time você precisa superar outras três dungeons como criança. Na verdade, acho que é o templo mais difícil de Ocarina of Time…

 

A Sábia do Tempo?
Em Ocarina of Time, cada um dos templos tem um sábio que por ele zela. Saria guarda o Forest Temple, Rauru é o líder do Light Temple (inacessível no game), Impa zela pelo Shadow Temple, Darunia protege o Fire Temple, Nabooru é responsável pelo Spirit Temple e Ruto guarda o Water Temple. Mas e quanto ao Temple of Time? Há quem diga que Zelda seja sua protetora, sendo assim, além de Líder dos Sábios, também a Sábia do Tempo. E por que esta teoria? O Temple of Time é próximo ao Hyrule Castle (todos os outros Sábios vivem próximos aos seus templos), além do fato da princesa Zelda (muito ligada à deusa Nayru, que é associada às leis do tempo) mandar Link de volta à infância ao fim do game por si só, sem precisar do poder da Master Sword. Curioso, não?

8 andares de “tempo” perdido

SE NÃO JOGOU ZELDA: TWILIGHT PRINCESS, TOME CUIDADO COM SPOILERS


Em vez de um grande “ponto de partida” – como em Ocarina of Time – o Temple of Time de Twilight Princess é uma dungeon com um item principal, inimigos, um chefe e tudo o que um templo tem direito na série Zelda. No entanto, digamos que, desde Ocarina of Time, não houve muita utilidade para o Temple of Time, logo, você o encontrará em ruínas em Twilight Princess. Apesar de consumido pelas trepadeiras, a grande construção ainda se mantém de pé e serve a seus propósitos. A Door of Time é agora o portão de entrada do templo, logo, penetrar a construção remete a uma viagem no tempo. Quando Link rompe as barreiras do tempo, encontra o Temple of Time em seus dias de glória: uma complexa dungeon que tem como item principal o Dominion Rod, que não tem muita utilidade fora desta época.

 


No entanto, o Temple of Time ainda é o guardião da Master Sword, que, em Twilight Princess, é necessária mais uma vez na batalha contra Ganondorf. Especificamente neste game, o templo também é paradeiro de pedaços do Mirror of Twilight, essencial no progresso do jogo. Detalhe que o Temple of Time ficou tanto tempo sem uso que não só criou teias de aranha, mas também virou ninho da gigantesca aranha Armorghoma, chefe do templo.


Neste game para Wii e GC, a versão do passado do templo é bem semelhante ao de Ocarina of Time. Mas também traz traços do Hyrule Castle de Wind Waker (GC) em sua arquitetura, além do fato de ambos serem ambientes do passado. A diferença do Temple of Time de Twilight Princess é que este é uma construção de oito andares, como se fosse uma grande torre.

ft. Temple of Time

Em Link’s Crossbow Training (Wii), o Temple of Time é um dos vários cenários de Twilight Princess que fazem uma ponta neste spin-off. Você enfrentará Lizalfos, insuportáveis morcegos Keese e Beamos no Temple of Time. No estágio “Darknut Battle”, este templo é palco de uma estrondosa batalha contra o chefe Darknut.

Há muito “tempo” atrás

SE NÃO JOGOU ZELDA: SKYWARD SWORD, TOME CUIDADO COM SPOILERS

A cronologia da série Zelda é assim: quando você acha que está indo pelo caminho certo, vem um game novo e joga ao ar suas teorias. Com o Temple of Time é a mesma coisa. Zelda: Skyward Sword (Wii) trouxe mais uma versão do templo, mas, dessa vez, nos remetemos à origem da construção – uma vez que este game é um dos primeiros na mitologia da franquia Zelda. Em Lanaryu Desert, uma das províncias do game, Link chega ao Temple of Time. No meio do deserto, a arquitetura não lembra em nada o visto em Ocarina of Time e Twilight Princess. Trata-se de um pátio aberto onde, em seu centro, está o Gate of Time (que, basicamente, é igual à Door of Time). Link encontra Zelda aqui, mas a aparição de Ghirahim força a princesa a escapar pelo portal do tempo junto com Impa. (Ver imagem abaixo da direita)


No entanto, há outro Gate of Time em Sealed Temple, um santuário que traz a mesma arquitetura do Temple of Time dos jogos anteriores. Então a Nintendo errou nos nomes? O Sealed Temple deveria se chamar Temple of Time ao invés do templo de Lanaryu Desert? Questionamentos à parte, uma coisa é fato: é em Sealed Temple que a Master Sword é deixada por Link ao fim da narrativa. E agora, como faz?

Pra complicar ainda mais…
Wind Waker consegue fazer mais do que Skyward Sword em sua missão de abalar a cronologia da série Zelda. Neste colorido game, Link adquire a Master Sword no Hyrule Castle! Pra onde diabos foi o Temple of Time? Para alguns, a Tower of the Gods (aquela torre que surge no meio do mar) é uma representação do Temple of Time. Ambos têm canções semelhantes e puzzles parecidos com os vistos na versão Twilight Princes do templo: o controle sobre estátuas. Além disso, em ambos os games para GC, o mini-chefe é o Darknut. Coincidência?

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. pois é néééé, que booommm....CADÊ AS DEMOS NINTENDO!!!??

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais eu xingo o comprador por meu Zelda SS não ter chegado ainda,engulo Spoiler até chegar.ótimo artigo!!!
    Meus Blogs: http://standbygamerbr.blogspot.com/
    http://maniamutante.blogspot.com/ esse é novo,é pra quem é louco por X-men...

    ResponderExcluir
  3. "Em "Há muito 'tempo' atrás", o jogo não é o Skyward Sword? o_ô"
    no momento da leitura eu tinha entendido que estava certa, pois de acordo com alguma fonte NBlast, Zelda SS se passa a 200 anos(?) antes de ocarina of time...o que é muito tempo atras....mas se rafael neves em pessoa corrigiu né...

    ResponderExcluir
  4. Sempre soube q a Zelda e uma sabia, a minha pergunta q sabia? Agora q entendi a logica

    ResponderExcluir
  5. @Allan Zelda SS se passa 100 anos antes de Ocarina of Time.

    ResponderExcluir
  6. Galera, não há nenhuma fonte oficial dizendo que SS se passa 100 anos antes de OoT...

    ResponderExcluir
  7. Myamoto não é uma fonte confiável?
    Verdade. Ele apenas disse que SS se passava séculos antes de OoT. Mas nao exatamente quantos seculos.

    ResponderExcluir
  8. O temple of time de TP trouxe a cena mais bonita de todos os zeldas: a entrada por uma porta solitária, demonstrando a imensidão de um templo cheio de vida no seu interior...

    Demais...

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que Myamoto é doido. Como pode SS ser séculos antes de oot se link começa criança? só se ele usar o temple of time pra se tornar jovem...

    ResponderExcluir
  10. Chamar o miyamoto de doido é quase uma blasfemia huahuahua..

    Desculpa,mas o link de oot nao tem muito a ver com o do ss. Sao realidades bem diferentes,na verdade.

    ResponderExcluir
  11. esse ai n conhece mt de zelda... nem tds os links sao o msm link, sao reencarnaçoes ou filhos, netos, bisnetos...

    ResponderExcluir
  12. A mudança da Master Sword de lugar foi por causa da destruição do temple of time no final de OOT já que se passa na linha do tempo do link adulto,eu acho.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google