Diretor de The Last Story (Wii) acredita que gráficos em HD sejam uma preocupação desnecessária

Apesar da fixação da indústria com relação a gráficos em HD, Hironobu Sakaguchi, diretor de The Last Story famoso pela criação da franqu... (por Eduardo Jardim em 07/02/2012, via Nintendo Blast)

Apesar da fixação da indústria com relação a gráficos em HD, Hironobu Sakaguchi, diretor de The Last Story famoso pela criação da franquia Final Fantasy e por supervisionar grandes títulos como Super Mario RPG e Chrono Trigger (ambos para Super NES), conta em uma edição do quadro Iwata Asks que tem pouco interesse em gráficos de alta definição, categorizando-os como um elemento excessivo que pode tirar o foco dos desenvolvedores em outros aspectos de game design.

"Agora que os gráficos de alta qualidade reinam supremos, você pode reproduzir tudo o que quiser comunicar de forma visual, mas, ao mesmo tempo, há um elemento excessivo em tudo isso", reflete Sakaguchi, que acredita que a comunicação visual com o jogador têm se tornado um fator desmesurado nos games. Com isso em mente, Sakaguchi conta que, em The Last Story, ele retornou aos princípios básicos que definem a natureza de um jogo. "Gastei bastante tempo considerando o que significa contar uma história em um jogo", continua o desenvolvedor. "Mas fui além de simplesmente considerar o lado narrativo das coisas; eu voltei a olhar para os [elementos] fundamentais do lado técnico."

O pai de Final Fantasy prossegue seu raciocínio, contando que as imagens em HD têm sido superestimadas pela indústria, e ainda aponta que "há uma tendência para os desenvolvedores permitirem que toda a sua energia seja canalizada em manter a qualidade dos gráficos".

The Last Story foi lançado no Japão em 27 de janeiro de 2012 e, no Ocidente, tem data prevista para 23 de fevereiro na Austrália e 24 de fevereiro na Europa. Parece que "a última história" será contada na América mesmo, já que o lançamento do título ainda não foi confirmado para o continente.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. não acho que gráficos sejam a coisa mais importante!
    mais com com mais tecnologia, da pra fazer um jogo "teoricamente melhor?
    ou vcs acham que tem com encaixar gta 4, skyrim , diablo 3, the witcher 2 no wii????
    infelizmente não da!
    so se chegar cheio de limitações.

    ResponderExcluir
  2. e se for para vim com taqntas limitações e melhor nem vim!
    eu jogo no pc e tenho um nintendo wii.
    acho que o wii e melhor compra pelas as exclusivas!
    ja que no ps3 e xbox360, praticamente os melhores jogos são lançados para pc! e no pc chegam com uma qualidade bem superior!

    ResponderExcluir
  3. Que tal agora vocês pararem de lançar Final Fantasys exclusivos pra PS3 por causa dos gráficos HD e começarem a lançar pros consoles da Nintendo novamente! Mas lancem algo bom, como os FF's antigos, 12 e 13 são uma porcaria!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, o buraco é mais embaixo... Lançar um jogo/ ter um console que não seja HD representa uma dificuldade tecnica... É foda, no meu caso pra jogar bem o wii larguei a tv full hd pra pensar em comprar uma tv antiga de tubo. Puts, tudo que eu queria era não ver tudo borrado, só isso. Uso emulador na tv monitor, nem o emulador de snes deixa tanto a desejar quanto alguns jogos do wii. Coloquei o cabo composto em monster hunter tri e quase chorei, não quero graficos fodas, so queria que as tecnologias convergissem melhor, que disponibilizassem as resoluções 1080p, 720p e 480p.
    Não confundam a resolução da imagem com o estilo do grafico... Até jogos em 8 bits podem ser lançados e obter a resolução hd, falando nisso os jogos antigos de classicos nintendo comprados no wii ficam uma bosta... Tenho uma tv so para wii em casa, triste...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google