Enquanto Isso: Nova tecnologia de computação gráfica impressiona no realismo

Com uma nova geração de consoles começando a dar o ar de sua graça, a tecnologia também está mostrando novas ferramentas para o desenvolvime... (por Alexandre Galvão em 07/02/2012, via Nintendo Blast)

Com uma nova geração de consoles começando a dar o ar de sua graça, a tecnologia também está mostrando novas ferramentas para o desenvolvimento de video games. O pesquisador Jorge Gimenez, da Universidade de Saragoça, na Espanha, apresentou um novo método de renderização em tempo real, o SSSS (Separable Subsurface Scaterring). O método possibilita criar com o máximo de perfeição detalhes da pele humana, como cicatrizes, espinhas, suor, fios de cabelo em posições diferentes e pequenos hematomas. Gimenez acrescenta dizendo que o projeto é voltado diretamente para o desenvolvimento de games.

"São nossas imperfeições que nos tornam perfeitos". É com essa frase que começa a apresentação em vídeo que você poderá assistir a seguir. O recomendável é que você faça o download da demonstração, caso tenha um equipamento potente o suficiente para executá-lo. Para quem não tem, pode simplesmente assistir o vídeo preferencialmente em tela cheia em em resolução máxima (1080p).



O próximo passo de Gimenez e sua equipe é investir em cabelos e pelos mais realistas, com o intuito de acabar com o uso de chumaços de cabelo que são muito utilizados nos jogos atualmente. Com isso, já podemos esperar gráficos estupidamente formidáveis em jogos futuros, tanto para PC's e MAC's e nos novos consoles. Possivelmente no Wii U também. Aguardaremos ansiosos.


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


  1. "Com isso, já podemos esperar gráficos estupidamente formidáveis em jogos futuros, tanto para PC's e MAC's e nos novos consoles. Possivelmente no Wii U também. Aguardaremos ansiosos."

    Podemos esperar isso para PC e quem sabe no X720 e Ps4 agora wiiu... sem chances....

    ResponderExcluir
  2. imagine kirby com esses graficos vai parecer uma bola de chiclete...

    ResponderExcluir
  3. Vinny o potencial do Wii U é que nem de PCs tops da atualidade, entao claro que sim (:

    ResponderExcluir
  4. Isso só demonstra o quão frágil é a valorização dos gráficos acima de tudo.

    Hoje Uncharted e Assassin Creed são "perfeitos", muito realistas. A tecnologia dá um passo adiante e eles ficam horrendos (como os "hardcore" chamam os gráficos do Wii) e impossível de olhar e se de divertir.

    Não estou dizendo que os dois jogos citados são ruins, apenas que não dá pra qualificar um jogo só pelo gráfico (SD ou HD e contagem de polígulos), pois amanhã todos serão feios. pena que as desenvolvedoras se focam tanto nesse aspecto.

    Fazer o quê? Reflexo da humanidade atual, cultuadora da aparência. Cega da mente.

    ResponderExcluir
  5. @-qq
    é praticamente impossivel o wiiu fazer esses graficos. ja o x720 e ps4 vao conseguir!! o wiiu male má sera um quad core fraquinho ultrapassado... quando o x720 e ps4 vao vir com core 7 extreme com direct x 11 e tudo mais... a nintendo ja deu um passo errado com esse console ... e logo a produtoras deixarao ele de lado, por causa do hardware ultrapassado!!=/

    ResponderExcluir
  6. certamente, o gráfico está impressionante, apesar de ainda dar pra perceber q é CG. não acho q seja impossível o wiiu suportar essa tecnologia, mas tb não acho impossível q nenhum dos consoles da 8ª geração tenham mto suporte a ela

    ResponderExcluir
  7. Chegamos no Vale da Estranheza.........

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google