Perfil

Perfil: Phoenix Wright (Ace Attorney)

Somente um personagem tão atrapalhado e hilário como Phoenix Wright conseguiria desmentir aquela estereotipada visão que temos de um advogad... (por Rafael Neves em 07/02/2012, via Nintendo Blast)

phoenix1Somente um personagem tão atrapalhado e hilário como Phoenix Wright conseguiria desmentir aquela estereotipada visão que temos de um advogado: um sujeito formal, que usa um vocabulário indecifrável e repleto de papeladas e maletas na mão. Phoenix é o protagonista da maioria dos games da série Ace Attorney, da Capcom, e um dos personagens mais conhecidos das atuais franquias de videogame. Por trás de seus sarcásticos monólogos com si mesmo e de seu cabelo mais poderoso que a gravidade existe um dos advogados mais inteligentes que os tribunais já viram.

Essa matéria pode conter spoilers a cerca dos games da série Ace Attorney.

A história por trás do homem

193px-OA_-_nikkieApesar de ter se tornado um advogado de defesa, as primeiras visitas de Phoenix a um tribunal foram como réu. Primeiramente, foi acusado ainda criança de ter roubado o dinheiro da merenda de um de seus colegas de escola, o que resultou num júri simulado. Anos depois, teve de ser defendido por Mia Fey quando o acusaram em um tribunal tradicional de ter assassinado o ex-namorado de sua namorada. Phoenix foi declarado inocente e, inspirado pelo trabalho de Mia, resolveu tornar-se um advogado também. Depois de ter se formado em direito, Wright logo se tornou aprendiz de Mia e, assim como a mentora, encarou um intricado julgamento logo em sua primeira defesa.

Phoenix teve de provar a inocência de seu amigo Larry Butz, acusado de ter assassinado sua própria namorada. Mas outro homícidio logo trouxe o advogado de volta aos tribunais: sua chefa Mia fora morta e a principal suspeita era sua irmã Maya Fey. Defender Maya mostrou-se uma tarefa árdua, ainda mais quando o promotor respondia pelo nome de Miles Edgeworth, um amigo de infância de Wright que ganhou fama por ter sucesso repetidas vezes na tarefa de levar o réu à prisão. No entanto, a vitória no tribunal assegurou uma forte amizade entre Maya e Phoenix. Herdando o escritório de Mia, a dupla ganhou muita fama por conseguir salvar seus clientes de casos que pareciam perdidos. Phoenix também desvendou mistérios que haviam sido esquecidos há muito tempo, como os incidentes DL-6 e SL-9. Mas a jornada também lhe trouxe rivais, com destaque para Edgeworth.

Baby_Nick  648px-Phoenix_again

No entanto, após alcançar o auge de sua carreira nos três primeiros games da série (Phoenix Wright: Ace Attorney, Justice for All e Trials and Tribulations), um escândalo envolvendo evidências falsificadas põe no lixo a insígnia de advogado de Phoenix Wright. Ele acaba ajudando o novato Apollo Justice, também advogado de defesa, a resolver o mistério por trás desse incidente, tornado-se meio que o mentor de Apollo. A companheira do jovem advogado é Trucy, filha adotiva de Phoenix.Sem títulopw

Phoenix Wrong

Antes de receber seu característico terno azul e pentear os cabelos inspirando-se em Sonic, Phoenix Wright tinha um visual bem diferente. Os primeiros modelos do personagem feitos pela Capcom diferem muito do que vemos hoje (veja ao lado). Nos conceitos iniciais, o advogado aparentava ser mais jovem e o jogo em si mais infantil. Suas roupas eram mais “exageradas” e seu cabelo verde. Trazia um grande laço azul no pescoço e seu traje mais parecia o de um garçom. Também havia conceitos iniciais bem diferentes dos atuais para outros personagens, como o promotor, o detetive e a mentora do advogado. Sim, eles não haviam recebido os nomes Edgeworth, Gunshoe e Mia Fey ainda.

156px-Phoenix_bodyHabilidades de ponta

É inegável a habilidade de dedução e a coragem de Phoenix Wright como advogado, evidenciados (“evidências”, sacou?)em suas constantes vitórias nos tribunais. Apesar de habilidoso, Phoenix não é conhecido por planejar suas defesas, mas sim por acumular informações e resolver o mistério durante o julgamento. No entanto, os momentos de bravura de Wright são intercalados pelas suas imprevisíveis atitudes. Muitas vezes, o advogado comete gafes nos julgamentos ou simplesmente é envolvido em situações constrangedoras, como aturar a hiperatividade de Maya Fey e interrogar um papagaio em pleno tribunal. É comum também Phoenix se envolver com diálogos sarcásticos consigo mesmo. Obviamente que sua fala mais conhecida é o icônico “Objection!”, marcada pelo dedo indicador apontado.

Mesmo sendo um advogado, Wright muitas vezes assume o papel de um detetive. Entre os dias de tribunal, Phoenix e Maya investigam a cena do crime, conversam com testemunhas e chegam a se meter em situações perigosas, como ser eletrocutados e até cair de uma ponte em chamas. Apesar de Maya ser a ajudante principal, outros personagens já a substituíram e/ou agiram em conjunto. Podemos citar Ema Sky e suas bugigangas científicas; Lotta Hart e seu humor imprevisível e Dick Gunshoe e suas trapalhadas.

Capcom-Saves-Everyone-Money-By-Releasing-Phoenix-Wright-On-WiiWare-Next-Year-  174565-pheonix

Até mesmo o próprio juiz já admitiu que Phoenix Wright tem grandes habilidades e faz ele assistir a incríveis julgamentos… mas também já disse que é o advogado mais imprevisível já visto.

Quem já jogou os games da série deve ter ouvido isso muitas vezes

5688-358080537Bicos

A vida de advogado não é fácil. Sabendo disso, Phoenix Wright já fez bicos em outros games, alguns de gêneros totalmente diferentes do point-and-click da série Ace Attorney. Podemos citar suas participações nos spin-offs Ace Attorney Investigations, estrelados por Miles Edgeworth. Na verdade, a aparição de Wright neles é quase um easter-egg que apenas os mais atentos notarão. Além deles, Phoenix emprestará suas habilidades ao game Professor Layton vs. Ace Attorney, que unirá o advogado ao Professor Layton, da Level-5, em um novíssimo game para o 3DS. Em uma notícia recente, soubemos que as 3 primeiras aventuras de Wright virarão games HD para iOS (o primeiro jogo já estava disponível há um tempo). Quanto ao novo Ace 267px-M45-1-Attorney 5, ainda não sabemos se Phoenix será o astro. Há uma possível referência a Phoenix Wright no Detetive Azul do jogo Ghost Trick  - Phantom Detective(DS) do mesmo criador da série Ace Attorney: Shu Takami.

Mangás japoneses também retrataram a vida profissional de Phoenix Wright, assim como um coral estrelado por mulheres e um filme em live-action que será lançado em breve no Japão e no resto do mundo. As posições de Phoenix e outros personagens da franquia nos tribunais também foram inspiração para uma cena do anime Suzumiya Haruhi (veja vídeo abaixo). O mesmo aconteceu num episódio da animação japonesa Panty & Stocking with Garterbelt.

Acompanhe o vídeo com as indicações das referências a Phoenix Wright

253px-Phoenix-wrightComo personagem icônico da Capcom, muitos esperavam que Phoenix Wright fosse estrelar games da série “VS.”, que reúnem sucessos como Marvel vs. Capcom. O advogado e a promotora Franziska von Karma foram usados no jogo SNK vs. Capcom: Card Fighter DS (DS). Com o anúncio ocidental de Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars (Wii) e a promessa de trazer novos personagens, a esperança era que Wright estreasse num jogo de luta, mesmo que como DLC. A empreitada não deu em nada e a própria Capcom disse que havia interesse em usar Phoenix (e Franziska também) no jogo, mas seria difícil encontrar golpes para ele que não fosse o “Objection!”, além de ser difícil balanceá-lo. Mesmo com a vontade de levar o Wright aos ringues, isso não aconteceu nem mesmo em Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds – apesar de Phoenix e Edgeworth serem mostrados na animação de encerramento da lutadora She-Hulk. A estreia só veio na continuação Ultimate Marvel vs. Capcom 3, que trouxe Phoenix Wright com uma série de golpes, combos e roupas (que fazem referências a outros personagens da série), incluindo Maya como ajudante.377930-objection__n1298401610619_

Jogos em que aparece: Phoenix Wright: Ace Attorney (DS/WiiWare), Phoenix Wright: Ace Attorney: Justice for All (DS/WiiWare), Phoenix Wright: Ace Attorney: Trials and Tribulations (DS/WiiWare), Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth (DS), Gyakuten Kenji 2 (DS), SNK vs. Capcom: Card Fighter DS (DS), Marvel vs. Capomc 3 (Xbox 360, PS3), Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (Xbox 360, PS3, Vita)

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Suzumiya Haruhi no Yuutsu! Best anime ever! Mas aquele maldito endless eight..............

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google