O aplicativo gratuito Troca Cartas para 3DS gerou muito barulho quando foi lançado, pois muitos esperavam que ele pudesse suprir a necessidade de mandar mensagens ou conversar em chat com os amigos donos de 3DS. Apesar de quebrar um galho, o Troca-Cartas ainda não é exatamente o que esperávamos de um sistema de comunicação entre portáteis.
É claro que sempre tem aquele amigo que é um artista da Stylus cuja carta vale a pena dar uma olhada, fora isso ficamos em grande parte com mensagens de “Feliz *insira qualquer feriado*!!” ou aqueles desenhinhos obscenos. E se fosse possível fazer algo diferente, como transformar o Troca-Cartas em um jogo?
Essa foi a ideia de Ben Gray, estudante de Game Design, que criou em seu tempo livre uma estrutura para mestrar um jogo básico no estilo Dungeons & Dragons utilizando apenas o Swapnote (nome americano do aplicativo) e uma grande dose de paciência.
No vídeo abaixo, ele descreve em detalhes o processo:
Na descrição do vídeo há o conjunto básico de regras (traduzido abaixo), um template de dungeon em JPEG e o link para um vídeo que é a continuação deste.
Mecânicas de jogo – Swapnote RPG (SNRPG)
- DM (Dungeon Master) cria a aventura toda antes de iniciá-la.
- DM manda carta ao(s) jogador(es) perguntando com que personagem gostaria(m)de jogar.
- O Jogador responde com o personagem escolhido.
- DM cria uma nova carta. A primeira página estabelece o cenário, a segunda revela o que está visível do mapa, a terceira descreve a área e a quarta serve para comentários do DM.
- O jogador responde em uma nova carta, em que dispõe de 4 páginas para decidir seu movimento e fazer comentários adicionais.
- Qualquer combate é resolvido por um rolar de dados do DM.
- DM pode criar novas cartas editando as anteriores.
- Continuar até o final da aventura.
É claro que o sistema está longe de ser perfeito, mas parece que Ben está empenhado em transformar essa simples brincadeira numa experiência em comunidade. No vídeo, ele pede ajuda para aperfeiçoar o jogo e criar fórum, website, novos templates e etc. Julgando pelo feedback que ele recebeu e o número de publicações de seu vídeo em outros sites especializados em games, parece que tem bastante gente se interessou pela ideia. E pra você, leitor do Nintendo Blast, esse dado virtual rola ou não rola?