Stage Select

Stage Select: Bowser's Castle (Mario Kart)

A única forma que o castelo do Bowser consegue ser mais traumático do que na aventura normal em si, é como pista de corrida. Geralmente tã... (por Fellipe Camarossi em 17/03/2012, via Nintendo Blast)

A única forma que o castelo do Bowser consegue ser mais traumático do que na aventura normal em si, é como pista de corrida. Geralmente tão temida quanto a própria Rainbow Road, todas as versões dessa pista tenebrosa são repletas de armadilhas, inimigos e ótimas chances de você se afogar em magma. Assim como a do arco-íris, esta também se encontra em todos os jogos da série, e em muitos aparece até duas vezes! Acho que agora é uma boa oportunidade para vermos como o castelo do Rei Koopa conseguiu se tornar mais e mais traiçoeiro com o passar dos anos.


O Primeiro Rugido


Em Super Mario Kart, para Super Nintendo, temos as primeiras aparições dessa pista tão diferenciada. Neste primeiro jogo ela surge três vezes, com os nomes "originalíssimos" de "Bowser Castle 1", "Bowser Castle 2" e "Bowser Castle 3", surgindo como as pistas finais da Mushroom Cup, Flower Cup e Star Cup, respectivamente.


 As três pistas partilham de um mesmo padrão, sendo pistas de chão de pedra, com lava nos arredores e Thwomps para todos os lados, em geral em grupos de quatro. As pistas não ofereciam tantos desafios e tanta variedade como hoje em dia, mas ainda assim, para a época, eram desafiadoras.



O Memorável 64


Provavelmente a pista mais famosa de todas até hoje, e a minha favorita. Surgindo no memorável Nintendo 64, Mario Kart 64 marcou por inovar com as pistas poligonais e com muito mais a explorar, e isso trouxe uma infinidade de novidades para o imponente castelo do rei das tartarugas, que agora é a última pista da Star Cup, que teve seu nome alterado de "Bowser Castle" para "Bowser's Castle".


Para começar, a tela ganhou andares, com a possibilidade de descer e andar por corredores e jardins, desviando dos costumeiros Thwomps, que agora ganharam a habilidade de se mover pelo ar, tentando atingir os corredores desavisados. Uma gigantesca estátua de Bowser se encontra no jardim, e aqueles que se aproximam demais desta podem ouvir a risada malévola do rei do castelo. Essa versão do castelo é tão famosa que ressurgiu como a tela final da Lightning Cup, de Mario Kart Wii, totalmente reformulada e com armadilhas ainda mais terríveis, como colunas de lava tentando atingir os jogadores desatentos.

Detalhe para o erro do jogo no momento 0:33.


Castelo em 2,9 polegadas


Em Mario Kart: Super Circuit, do Game Boy Advance, Bowser's Castle ressurge como era em Super Mario Kart, com as pistas numeradas 1, 2 e 3. Porém, ao estrear no mundo dos portáteis, o castelo ganhou uma quarta versão, denominada "Bowser Castle 4".



É, imaginação não é o forte aqui. Assim como suas outras versões, as pistas são repletas de curvas acentuadas, Thwomps prontos para atingir os corredores e magma em todas as direções que pudesse imaginar.





Desbravando em Dose Dupla



Com a chegada do polêmico Mario Kart: Double Dash!!, do Nintendo GameCube, o castelo do tirano ganhou mais novidades assustadoras.




Com seus costumeiros Thwomps e corredores estreitos, podemos somar agora curvas acentuadíssimas, bolas de fogo que pulam de um lago de magma em direção aos corredores, uma roda de fogo que pode fazer qualquer encanador perder a linha e uma estátua colossal do imponente rei do castelo, cuspindo fogo em todos que passam. Com todas as armadilhas bem distribuídas pela pista gigantesca, pode-se dizer que é uma das mais difíceis versões da pista até hoje.




Rios de Magma em Duas Telas



Junto de Mario Kart DS, para Nintendo DS, veio uma das pistas mais interessantes até agora, intitulada simplesmente de Bowser Castle.


O interessante dessa pista é justamente não ser um castelo em sua essência: ela voltou aos primórdios da série, trazendo de volta o estilo semi-plano, curvas intensas e mais desafio para percorrer a pista do que se preocupar com as armadilhas. Uma pista metálica, com grades e poucos Thwomps, mas ainda assim desafiante justamente pela simplicidade da fórmula; Uma pista não precisa de grandes armadilhas para ser difícil.



Neste mesmo jogo, a pista "GBA Bowser Castle 2" retorna como a terceira da Banana Cup, com os novos gráficos acessíveis ao DS trazendo uma nova vida a esta pista. O interessante é que se o jogador estiver sob efeito de encolhimento, ele não será capaz de concluir o primeiro salto da pista, caindo na lava.




Quase Como Sentir na Pele



É a sensação que temos ao jogar Mario Kart Wii, do Nintendo Wii, com a sua versão de Bowser's Castle. Começando pelo lado de fora do castelo, pegamos uma rampa que nos lança direto no primeiro corredor. Ao chegarmos neste, nos deparamos com um chão que se mexe mais que piscina depois que o seu primo gordinho dá o famoso "pulo bomba".


Logo mais nos deparamos com os já comuns Thwomps, e então uma das peças mais memoráveis desta pista: Um half-pipe com uma estátua gigante de Bowser cuspindo verdadeiros meteoros de fogo, que tomam quase que metade da tela. Foi o suficiente? Que tal passar por uma rampa e um anel de fogo para só então ir pra reta final, onde verdadeiros gêiseres de magma saem do chão? Dessa vez, Bowser realmente não economizou com o decorador.



Nessa mesma edição de Mario Kart, a pista "N64 Bowser's Castle" retornou, com novos gráficos, pequenas mudanças gráficas e ainda mais armadilhas. Alguns dos efeitos do próprio cenário mudaram por motivos desconhecidos, como um Thwomp verde que ficava preso numa jaula e nessa versão, o Thwomp tem cor normal. Além disso, no último salto da pista - para alcançar o telhado do castelo -, colunas de fogo se erguem de forma a impedir os corredores de avançar. Wii veio pra quebrar tudo no quesito armadilhas, não?




Cuidado pra Não se Queimar!



Se o sensor de movimento o fez sentir na pele a dificuldade de pilotar nos domínios do rei koopa, decerto somar um toque de 3D deve fazê-lo se sentir no inferno. Localizada como penúltima pista da Special Cup de Mario Kart 7, do Nintendo 3DS, é a que mais se parece com a versão do Wii.


A pista começa com uma rampa também, só que com a adição dos planadores, a liberdade de controle no ar é bem maior. Além de pilotar ao sabor do vento, temos de encarar, após uma dose de magma e Thwomps, pilotar embaixo d'água. E o mais interessante: nem submerso você está a salvo do magma! Mas como não é o suficiente, ainda precisa escalar uma montanha em espiral para só então se ver livre do castelo... Até a próxima volta começar.



Ainda nesta versão, podemos encontrar a pista "GBA Bowser Castle 1" como a segunda tela da Shell Cup. Com gráficos remasterizados, poucas adaptações foram feitas para essa tela, o que trouxe uma maior nostalgia ao jogá-la no visor 3D. Porém, podemos nos deparar com pilares de lava surgindo, além de um trecho onde foi inserido uma forma de se usar o planador, trazendo uma nova emoção para uma velha pista.



E com isso nós concluímos a nossa retrospectiva de todas as pistas pertencentes ao grande rei Koopa. Mesmo sendo, como a Rainbow Road e a Mario Circuit, umas das poucas pistas que aparecem em todos os Mario Karts, todas suas versões diferem umas das outras, demonstrando que quando o negócio é atropelar os planos do imponente Bowser, é preciso muito mais do que sorte. Mas um Casco Azul ajuda.

Revisão: Vitor Tibério 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google