Os maiores micos da Nintendo na história da E3

A apresentação das empresas na E3 tem que ser impecável, calculada e incrível. Com o aumento da competição entre as produtoras, é fundamen... (por Fábio Garcia em 25/05/2012, via Nintendo Blast)

Agora é a hora dos micos. A apresentação das empresas na E3 tem que ser impecável, calculada e incrível. Com o aumento da competição entre as produtoras, é fundamental que se faça algo digno e memorável. Infelizmente, às vezes as coisas saem do controle e a apresentação fantástica no roteiro se torna inesquecível... por ser um mico tremendo. Durante todos os anos de E3, a Nintendo já passou por momentos que os fãs preferem esquecer, e são justamente esses momentos que vamos relembrar nesta matéria especial.

Miyamoto não consegue jogar Skyward Sword (Momento 2010)

Qualquer um fica ridículo com essa roupa e esses acessórios. Menos Miyamoto. Naquele ano de 2010, a Nintendo havia planejado trazer o mais recente jogo da franquia Zelda como um grande destaque. Depois que um funcionário da Nintendo fingiu que estava com dificuldades de controlar a espada de Link com o Wii Motion Plus, surgiu um Miyamoto no telão que se “transportou” para o palco. Trazendo um ar de superioridade, Miyamoto começou a mostrar como se jogava aquele Zelda, pois balançando sua mão para a direita o Link fazia a mesma coisa... hm... espera... por que o Link não estava imitando os movimentos do Miyamoto?

O designer tentava em vão acertar aranhas com o estilingue, mas não conseguia nada. “Isso não aconteceu nos ensaios” dizia o tradutor enquanto Miyamoto se lembrava de um detalhe específico. Shigeru perguntou se por um acaso alguém estava com algum aparelho Wireless ligado, e a plateia gargalhou com a ironia.

Ganon podia considerar a instalação de aparelhos wireless em Hyrule para desestabilizar Link.

O problema, para quem não entendeu ainda, é que o Wii Motion Plus sofreu uma pequena interferência do uso intenso de Wireless pelos jornalistas na plateia, então o controle perdeu grande parte de sua sensibilidade. Essa falta de sensibilidade, por exemplo, tornava o manejo do arco uma tarefa árdua.
Após o fracasso, Miyamoto avisou que o jogo estaria disponível para ser testado no evento, e que nos testes não aconteceria nenhum imprevisto.

O sofrimento de Miyamoto.


Conectividade com muitos fios (Momento 2003)

Quem teve um desses sabe o sufoco que era para funcionar. Em 2003, a Nintendo utilizou a E3 para mostrar a conectividade entre o GameCube e o Game Boy Advance de qualquer maneira. Mostrou o Game Boy Player (aquele trambolho que roda os jogos do portátil no GameCube), o Card-E-Reader (um não muito útil leitor de cards lançado em 2001) e o GameCube-Game Boy Advance Link Cable que oferecia uma conectividade em jogos específicos dos dois consoles. The Legend of Zelda: Four Swords Adventure, Final Fantasy: Crystal Chronicles e Pacman Vs. foram apresentados, e nenhum chamou muita atenção da imprensa. Não é de se estranhar, pois, embora os jogos sejam realmente divertidos, não é o que a imprensa gamer esperava ver durante a esperada conferência.

Pacman Vs.: Fazendo tranças nos seus fios desde 2003. Um dos motivos para as ideias não terem emplacado foi a gambiarra necessária para jogar os jogos. Imagine: para jogar Pacman Vs., você precisava de três controles de GameCube para controlar os fantasmas e um Game Boy Advance conectado ao console, este controlando o Pacman. Quando a bolota amarela era atingida por um fantasma, o jogador que controlava o protagonista tinha que trocar o Game Boy Advance pelo controle de GameCube com o jogador que o derrotou. Fazer isso por muito tempo seguido transformava os fios dos controles e do cabo que liga os consoles em uma cama de gato que desafiava a paciência de qualquer um.

Durante a apresentação, a imagem de quatro representantes do site IGN desanimados com os jogos demonstrados pela Nintendo virou meme ao lado de uma foto tirada no ano seguinte com as mesmas pessoas comemorando o anúncio de The Legend of Zelda: Twilight Princess para GameCube.

Ravi Drum e Wii Music (Momento 2008)

Ravi aprova Wii Music. Em 2008, Miyamoto achou que seria uma excelente ideia dar um baita destaque para Wii Music, seu mais recente projeto na época. No palco, uma bateria virtual era tocada por um músico muito empolgado, manejando o Wiimote e o Nunchuck como se estivesse possuído pelo espírito de Dave Gohrl. A apresentação geral de Wii Music não convenceu ninguém naquela E3, muito menos a performance de Miyamoto com mais quatro pessoas tocando desafinadamente o tema de Super Mario Bros. Wii Music saiu e não foi tão bem em vendas, a apresentação da E3 2008 foi muito fraca e a única coisa boa nisso tudo foi a piada que Ravi Drum se tornou na internet e nos fóruns, através de Gifs animados que demonstram sua emoção ao tocar bateria.

O Wii U não é só um controle!!! (Momento 2011)

Satoru Iwata lembrou de tirar uma foto com o console. Ano passado, durante a E3 de 2011, a Nintendo revelou o Wii U, seu controle inovador semelhante a um tablet e mostrou várias possibilidades de novas jogabilidades. Só esqueceu-se de uma coisa: avisar que o Wii U é um console novo. Mesmo avisando só mais adiante da apresentação que era um console novo com gráficos em alta-definição, as ações da Nintendo caíram no dia seguinte. Depois da conferência, muitos ainda acharam que o Wii U era só o tablet que seria conectado ao Wii de alguma forma. Após o evento, a Nintendo assumiu que errou ao focar demais no tablet e não deixar tão explícito que se tratava de um videogame novo e até divulgou imagens do console.

A vergonhosa apresentação de Cammie Dunaway (Momento 2008)

Cammie radical. Segunda aparição da E3 de 2008 aqui no post dos maiores micos. Depois de uma cansativa exposição de slides sobre vendas e participação no mercado, Reggie Fils-Aime chama ao palco Cammie Dunaway, a mulher que ocupou o seu antigo cargo de vice-presidência em vendas e marketing da Nintendo of America. Cammie entrou e logo avisou à plateia que ela não era o Reggie. A tentativa de piada rendeu apenas sorrisos amarelados dos jornalistas, que nunca confundiriam o gigante Reggie com uma mulher.

Em sua performance no palco, Cammie brincou bem empolgada com aquele joguinho de jogar frisbee para um cachorro em Wii Sports Resort, mostrou fotos de viagens familiares e revelou uma carta escrita por seu filho(é sério!). Quando a plateia já estava caindo de sono com a apresentação, Cammie chamou ao palco o snowboarder Shaun White para a demonstração do seu próprio game, que faz uso do Wii Balance Board. Sem qualquer talento para jogos de esportes radicais, Cammie se remexe tanto que por pouco não desloca sua bacia no meio da jogatina.

Cammie, mais habilidosa que Link, encurrala seu chefe com um golpe mortal.

Ela deixou a Nintendo em 2010. Portanto, os fãs da empresa não contarão mais com a comédia involuntária da vice-presidente nas apresentações da E3.

Vitality Sensor, uma lenda urbana (Momento 2009)

Parece uma ratoeira, mas é um aparelho revolucionário. Na E3 2009, o presidente Satoru Iwata anunciou o Vitality Sensor, um aparelho que seria plugado ao Wiimote e que sentiria seus batimentos cardíacos, afetando os jogos de alguma forma. O aparelho não estava disponível para testes na feira daquele ano... e nem na feira do ano seguinte... ou mesmo na feira do ano passado. A desculpa usada pela Nintendo é que o aparelho é bem sensível, então ele poderia não funcionar corretamente em um ambiente caótico como uma E3. Disseram que ele seria mostrado em outra ocasião. Como ninguém faz ideia de quando esse aparelho será mostrado, foi um baita mico anunciá-lo em 2009.

Erros acontecem, e esta lista de micos está aí para mostrar que mesmo grandes empresas cometem seus equívocos. Vamos torcer para que nenhuma bagunça aconteça esse ano e que a Nintendo faça uma bela apresentação, assim como já fez em outras ocasiões. E você?  Lembrou-se de mais algum micão cometido pela Nintendo e que não foi citado? Conte para nós nos comentários!

Revisão: Ricardo Bach


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google