Pokémon Blast

Pokémon Blast: Geração a Geração, A Evolução dos Games Pokémon – Parte 5

A tão esperada (e ultimamente tão criticada) quinta geração dos monstrinhos de bolso chega para Nintendo DS, e não para 3DS, como esperado... (por Luciano Alencastro em 06/05/2012, via Nintendo Blast)

A tão esperada (e ultimamente tão criticada) quinta geração dos monstrinhos de bolso chega para Nintendo DS, e não para 3DS, como esperado. Com novas possibilidades de interação, captura, batalha e visualização, Pokémon Black e Pokémon White, chegaram às lojas em setembro de 2010 no Japão e em março de 2011 ao resto do mundo. Está na hora de conhecermos o que esta geração nos trouxe até agora.

Num mundo tão, tão distante


unova

Bem vindos à região de Unova, um local cheio de tecnologia e nostalgia. Estamos distante das regiões anteriores e um mundo com 156 novos Pokémon, sem nenhuma correlação com os anteriores, nos espera. Ao caminhar pelas cidades, florestas e inúmeras pontes, podemos perceber a superioridade gráfica das construções e a beleza proporcionada pela perspectiva em 3D.
Primeiro trailer de Pokémon Black & White em inglês.

poke-seasonsVocê perceberá mudanças no cenário e no tipo de Pokémon encontrado dependendo do horário, assim como visto pela primeira vez em Pokémon Gold/Silver/Crystal. Além disso, as estações do ano também influenciam na presença dos monstrinhos e mudam drasticamente os cenários, com áreas que só podem ser acessadas durante determinada estação. O ciclo é mensal, passando de uma estação pra outra ao final de cada mês.

Pokemon-Black-White-girl-pokemon-generation-v-heroine-12332679-245-480Algumas coisas permanecem as mesmas: você ainda vai sair da sua cidadezinha com um Pokémon do tipo água, fogo ou planta, dado por um professor que é expert no assunto e, ironicamente, não possui exemplares significativos de outras espécies. Na aventura de pegar todos eles, que agora somam 649, você deve pegar oito insígnias e derrotar um time do mal, dessa vez bastante inteligente e forte. A trama do jogo faz com que você se envolva e fique intrigado com os planos do Team Plasma, o que te faz não querer parar de jogar. Mas antes que você desista por achar que é apenas mais do mesmo, leia mais um pouco.

images (5)Fazendo jus ao desejo de muitos pokemaníacos, a quinta geração dos monstrinhos de bolso traz o que já deveria existir a muito tempo: C-gear. Este mecanismo é um menu de fácil acesso na tela de toque que faz com que você possa interagir pessoalmente ou via Wi-Fi com seus amigos sem a necessidade de ir até um centro Pokémon. Melhor que isso, ele permite fazer trocas até mesmo com os bichinhos que estão guardados nas caixas. Quem possui DSi ou 3DS pode também fazer videoconferência através Starter-pokemon-1bhl55fdo X-transceiver (leia-se cross transceiver). Através da C-gear, você pode ser transportado para uma nova área, chamada Entralink, que permite que você “invada” o jogo de um amigo que está perto. Uma vez lá, você pode realizar missões de ajuda, batalha, compra e venda e muito mais.

zoroarkcgear cgear infra[8] images (6)

pokemon-black-white-screens-20100514085851979Além da já esperada diferença dos Pokémon encontrados em cada versão, há também diversas outras. Algumas cidades em White são mais antigas, possuem até um ar clássico. Já em Black, elas têm um design futurístico. Ambas possuem áreas exclusivas: White Forest e Black City. Mas não é só isso. Ao utilizar o Entralink, você pode convidar pessoas da cidade do seu amigo para a sua cidade, modificando-a. Em White, quanto mais você se conectar, fizer missões e chamar pessoas pra lá, novos Pokémon selvagens de três evoluções serão liberados para captura na grama ao redor da floresta. Já em Black, jogadores mais fortes com a última evolução dos Pokémon que aparecem na White Forest te desafiam para uma batalha. À medida que a cidade vai crescendo, novas árvores, lagos e grama aparecem em White Forest, assim como novas casas, lutadores e itens diferentes podem ser encontrados em Black City.

blackcity1 whiteforest

Ah, mas que saudade dos meus antigos amigos!


Soñando_en_Pokémon_Dream_World                 dwow

Não há como encontrar Pokémon de gerações anteriores dentro do jogo até que você derrote a Elite Four. Após isso, você pode encontrá-los em novas áreas, antes inacessíveis. Outra maneira de se completar a Pokédex é transferir seus bichinhos de outras versões (apenas para DS, já que a retrocompatibilidade com os jogos de Game Boy Advance foi removida) ou ainda através da conectividade com o site pokemongloballinkPokémon Global Link. Através dele, você pode colocar um Pokémon para dormir no seu portátil e ter acesso ao mundo dos sonhos (Dream World) na internet. Por lá você pode se divertir com mini games, capturar monstrinhos de gerações passadas, plantar berries, encontrar itens e muito mais! Aqui a sua casa funciona como uma base secreta, que você pode decorar e mostrar a todos que a visitam o seu amor por Pokémon. Essa inovação, juntamente com a Nintendo Wi-Fi Connection, aumenta a disponibilidade de Pocket Monsters e eventos para os jogos da quinta geração.
É uma pena que mais uma vez uma geração tenha sido esquecida quant1318859509_221857889_2-Video-Game-Boy-Advance-SP-AGS-001-Novo-Ribeirao-Pretoo à compatibilidade. Ainda existe a possibilidade de transferir um Pokémon da terceira geração para a quarta e de lá transferirmos para a quinta. É algo que dá bem mais trabalho, apesar de não ser impossível como passar das duas primeiras para a terceira. Infelizmente, nem todos estão dispostos a fazer esse sacrifício.

E a batalha, como vai?


Nos aspectos gráficos, ela não vai muito bem. Quando a batalha inicia, a pixelização dos monstrinhos faz você pensar que está num console de qualidade inferior. De certa maneira, as gerações três e quatro apresentam uma estética melhor com relação ao desenho dos Pokémon. Mas nem tudo está perdido: a animação dos golpes e a velocidade de batalha estão melhores, além do monstrinho se mover constantemente durante toda a batalha.

RotationBattle        pokemonbw_00b

A franquia traz novos modos nomeados “Triple Battle” e “Rotation Battle”. As duas formas de batalha se fazem presente em ambos os jogos, sendo a primeira mais frequente em White e a segunda, em Black. Nas batalhas triplas, três Pokémon são pokemon-zoroarkenviados para o campo e sua posição nele altera o dano causado, recebido e até o alvo permitido. Já nas batalhas de rotação, três Pokémon são enviados, mas apenas um ataca por vez. Antes de qualquer golpe ser desferido, o jogador decide qual deles ficará na frente para participar efetivamente da batalha. Mas isso não é tudo. Além da nova jogabilidade, alguns golpes possuem efeito adicional caso sejam combinados com outros. Um dos exemplos é a combinação dois a dois de Fire Pledge, Grass Pledge e Water Pledge. Vários outros golpes possuem efeitos que mudam toda uma estratégia, assim como um golpe de água que pode queimar ou até um golpe de ataque especial que causa dano físico.
AllPokemonBlackWhitePokemonNovas habilidades também foram concedidas a vários Pokémon de gerações passadas, sendo obtidos através do Global Link. Outras habilidades e golpes antigos foram atualizados, incrementando seus efeitos nas batalhas. Novos itens e novas formas de evolução também foram introduzidos, mas nenhuma nova evolução para os Pokémon de gerações anteriores. Dessa vez, as Technical Machines (TM’s) não são inutilizadas após o uso, fazendo com que o jogador possa usar e abusar dos golpes encontrados ou comprados no Pokémart. Por falar nisso, dessa vez a “lojinha” fica dentro do Centro Pokémon. Se você está pensando: “Nossa, agora eu vou transferir os meus TM’s economizados na geração passada”, um aviso. A portabilidade de itens através de gerações foi banida.Dream_Toxic_Orb_Sprite
Tão frustrante quanto a impossibilidade de transferir os Pokémon tão bem Dream_Scope_Lens_Spritetreinados de um jogo para outro é saber que todo seu esforço para pegar aquele precioso item foi em vão. Entendemos que na mudança de geração alguns TMs foram perdidos ou mudaram de número, mas e Dream_Focus_Band_Spritenossos suados hold items, pedras e itens de evolução? Quem lembra o sonho que era enviar um Pokémon da segunda para a primeira geração? A Game Freak desenvolveu um método de permitir a troca apenas monstrinhos que não soubessem golpes novos (daí a criação do move deleter) e que aparecessem na primeira geração. Por que então a preguiça de fazer algo similar com os itens? Realmente um ponto negativo muito forte.
Agora, contrariando todas as expectativas, a Nintendo anuncia não um, mas dois jogos que continuarão a quinta geração. A inclusão de Pokémon antigos antes da Elite Four já agradou a muitos, além do fato de um mapa modificado com regiões dw_kyuremanteriormente não acessíveis. Temos muitas expectativas do que essa geração ainda pode nos oferecer, mas por enquanto só podemos esperar! Mas não se preocupem, assim que Black 2 e White 2 saírem e eu puder experimentar, a parte 6 do especial virá para fechar a evolução dos games até a presente data. E que venham as próximas!

Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google