Você sabe o quanto de espaço os jogos do 3DS ocupam?

Após a recente notícia divulgada por Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, de que os jogos lançados pela Big N após New Super Mario Bros.... (por Alex Sandro de Mattos em 04/05/2012, via Nintendo Blast)

Cartão SD pra que te quero!Após a recente notícia divulgada por Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, de que os jogos lançados pela Big N após New Super Mario Bros. 2 sairão tanto digitalmente como em mídia física, uma questão que está pairando na cabeça dos donos do 3DS é o espaço que esses games ocuparão no cartão SD. Mas você sabe o real tamanho dos games lançados para o portátil tridimensional?

O site Nintendo-gamer divulgou uma pequena lista demonstrando o tamanho em Gigabytes de alguns jogos já lançados para o 3DS. Confira abaixo:
Resident Evil: Revelations – 3.17 GB
Kid Icarus: Uprising – 1.61 GB
Resident Evil: The Mercenaries 3D – 0.67 GB
Mario Kart 7 – 0.66 GB
Star Fox 64 3D – 0.63 GB
The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time 3D – 0.47 GB
Nintendogs + Cats – 0.46 GB
Pokemon Rumble Blast – 0.33 GB
Super Mario 3D Land – 0.31 GB
Steel Diver – 0.18 GB
Pilotwings Resort – 0.10 GB
Note que o único game que ultrapassou o limite de 2GB, que é o tamanho do cartão SD, foi Resident Evil: Revelations. Kid Icarus: Uprising, que é um dos mais belos e completos games do 3DS ocupa apenas 1.6 GB e Super Mario 3D Land, aproximadamente 300 MB. Vale ressaltar que a capacidade máxima suportada por um cartucho do 3DS é 8GB. Incrível, não?

Certamente, no futuro, teremos mais títulos como KI: Uprising, que ocuparão um espaço considerável, obrigando a compra de um cartão SD com maior capacidade para aqueles que desejam comprar games virtualmente. Possivelmente, após o início desse tipo de vendas, a Nintendo disponibilize nas lojas o portátil com cartão SD com maior capacidade ou algum pacote especial.

Revelations, o título mais pesado lançado para o 3DS Uprising ocupa apenas 1.6 GB do cartucho. Mágica da Nintendo?

Para comparação, confira abaixo o tamanho dos títulos publicados para o Wii pela Big N, que também foi divulgado pelo Nintendo-gamer. O interessante é notar que Super Mario Galaxy 2 é surpreendentemente menor que o primeiro título galáctico:

Metroid Prime Trilogy – 7.45 GB
Metroid: Other M – 7.28 GB
Super Smash Bros. Brawl
– 6.77 GB
Xenoblade Chronicles – 5.98 GB
The Legend Of Zelda: Skyward Sword – 4.09 GB
Punch-Out!!
– 3.66 GB
Fire Emblem: Radiant Dawn
– 3.59 GB
Kirby’s Epic Yarn
– 3.59 GB
Wario Land: Shake It – 3.55 GB
Donkey Kong Country Returns
– 3.34 GB
Super Mario Galaxy
– 3.28 GB
WarioWare: Smooth Moves – 3.27 GB
Mario Kart Wii
– 2.60 GB
Mario Sports Mix - 2.30 GB
PokePark Wii: Pikachu's Adventure – 2.03 GB
New Play Control! Pikmin – 2.00 GB
Wii Fit Plus – 1.92 GB
Mario Strikers Charged – 1.84 GB
New Play Control! Mario Power Tennis – 1.46 GB
Mario Super Sluggers – 1.41 GB
Mario Party 8 – 1.38 GB
Super Mario Galaxy 2
– 1.30 GB
Pokemon Battle Revolution
– 1.24 GB
Kirby Return to Dream Land
– 1.19 GB
Big Brain Academy: Wii Degree
– 1.19 GB
The Legend Of Zelda: Twilight Princess
– 1.09 GB
Wii Party
– 1.02 GB
Mario Party 9
- 0.95 GB
Sin & Punishment: Star Successor
- 0.91 GB
Wii Sports Resort
– 0.83 GB
Boom Street
- 0.74 GB
Excite Truck – 0.71 GB
Wii Sports
- 0.63 GB
Wii Play Motion – 0.63 GB

Rhythm Heaven Fever - 0.45 GB
Super Paper Mario
– 0.41 GB
New Super Mario Bros Wii
- 0.36 GB
Animal Crossing: City Folk
– 0.33 GB
Wii Music – 0.29 GB
Wii Play – 0.23 GB
Link’s Crossbow Training – 0.23 GB
Super Mario All-Stars – 0.03 GB

Isso nos leva à outra questão interessante referente ao Wii U. Assim como o 3DS, o futuro console de mesa da Nintendo também terá títulos para serem adquiridos em formato digital que, obviamente, serão mais pesados que os games do Wii. O que ainda não sabemos é como serão armazenados esses títulos: no HD próprio ou ficará dependente de um HD externo? O jeito é aguardar por mais novidades e esperar ansiosamente pela E3.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Incrível mesmo, ainda mais se levarmos em consideração que, se essa tecnologia fosse viável financeiramente no final da década de 90 teria levado o N64 muito mais longe.

    ResponderExcluir
  2. mas msm assim, o n64 era capaz de coisas incríveis. por exemplo, re2, q foi lançado em dois CDs no PS1, saiu em um cartucho de 64MB para n64, com perdas mto pequenas, até com algmas adições (diferentes cores de sangue, novos files, entre outros). por isso fica a expressão "tamanho não é documento" ^^

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas convenhamos que as possibilidades são bem maiores quando se tem maior capacidade de memória, tipo: algumas apresentações em CG e FMU que o N64 não fazia por causa da pouca capacidade de memória dos seus cartuchos, sem falar dos custos de produção do cartucho. Parece que os cartões SD são infinitamente mais baratos de produzir.

    ResponderExcluir
  4. oloko 8 GB 1 cartao de 3ds bom talves daqui uns tmpos os jogos que ultrapasarao o limite de 8 gb vai ter que coloka o resto do jogo no cartao SD do 3ds ahueha

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google