Blast Battle

Blast Battle: Super Mario Galaxy vs. Super Mario Galaxy 2

Não é à toa que Mario encabeça o lugar de franquia mais importante dos videogames. Esse posto foi lapidado durante os quase 31 anos de franq... (por Aurelio em 24/06/2012, via Nintendo Blast)

supermariogalaxy_600Não é à toa que Mario encabeça o lugar de franquia mais importante dos videogames. Esse posto foi lapidado durante os quase 31 anos de franquia. Por isso a missão de colocar dois dos melhores jogos do Mario em um texto comparativo é desafio dos grandes. O texto conta com a participação especial de Thomas Schulze e seus comentários estão em forma de citação. Thomas ficou encarregado de defender Super Mario Galaxy e eu (Aurélio Galdino) Galaxy 2. Quem será que ganhou a disputa?

Gráficos

HoneyHiveSuper Mario Galaxy tirou leite de pedra no Wii. Todos amamos o console e as inovações que seus controles de movimento trouxeram ao mundo, mas vamos ser honestos: se tem uma coisa que o sistema não possui é um belo poder de hardware.

 

 

Ainda assim, de algum modo, a equipe de desenvolvimento do jogo conseguiu proporcionar um visual embasbacante, melhor até do que muitos jogos que são lançados ainda hoje para consoles mais poderosos. Se você não acredita em mim, experimente visitar os jardins suspensos da Queen Bee, ou assistir a queima de fogos no festival do início do jogo.

xGWwScLfiQ9xcEgOHRtR218NPhlcJ6Z7Os gráficos de Super Mario Galaxy 2 seguem a linha de seu antecessor sem muitas modificações, o maior destaque fica para a direção artística que criou cenários mais enxutos que o primeiro Galaxy. Com tal escolha foram criadas ambientações muito mais detalhadas e vivas em comparação a primeira aventura. Todas as galáxias possuem algo único, os cenários de fundo parecem pinturas vivas, são todos muito bonitos. Porém ele não consegue chocar graficamente como Super Mario Galaxy que possuía gráficos muito parecidos três anos antes de seu sucessor.

Vencedor: Super Mario Galaxy

Super Mario Galaxy 1 x 0 Super Mario Galaxy 2

Jogabilidade

supermariogalaxy460Os jogos do Mario são sinônimos de perfeição em jogabilidade, e servem de paradigma para todos os jogos de plataforma que são lançados posteriormente. Super Mario Galaxy não é exceção à regra.

 

Não tem como não ficar impressionado com uma câmera que nunca gera confusão mesmo quando você está desafiando as leis da gravidade e andando de ponta cabeça em pequenos asteroides. Até mesmo os controles de movimento são elegantemente inseridos na mecânica de jogo, de modo que você nunca se sente balançando os braços a esmo. Simplesmente perfeito.

drill marioA jogabilidade de Galaxy 2 tem o mesmo mapeamento de botões de seu antecessor e herda algumas peculiaridades do primeiro como alguns power ups, dentre eles o Bee Mushroom (cogumelo que torna Mario uma abelha). Porém o jogo garante novidades como o Spin Drill, uma broca que exige do jogador uma noção espacial incomum, o Rock Mushroom que testa a habilidade e controle do jogador e a Cloud Flower que exige estratégia na utilização e criação das plataformas de nuvem. No geral, Galaxy 2 implementa os controles de movimento de forma tão criativa quanto o primeiro e traz excelentes power ups para a fórmula.

Neste quesito há um empate técnico, pois a jogabilidade de ambos é simplesmente perfeita!

Super Mario Galaxy 2 x 1 Super Mario Galaxy 2

Hub World

640px-SMG-CometObservatory1A área de seleção de fases de Super Mario Galaxy sempre me lembrou um pouco a de Super Mario 64, na qual você anda pelo castelo procurando os quadros que hospedam as fases.

 

E, tal qual em Mario 64, nem sempre é perfeitamente claro qual direção deve ser tomada para encontrar o próximo nível. Não chega a ser uma dor de cabeça, mas é um leve inconveniente. Pelo menos a belíssima valsa "The Comet Observatory" que embala a área de seleção de fases torna o hub um lugar muito mais agradável para passear.

super-mario-galaxy-2-mapEm Galaxy 2 temos pela primeira vez em um Mario 3D a ausência de um Hub World, ao invés disso temos o tradicional mapa 2D, muito parecido com a série Mario Bros. Tal escolha garantiu ao jogo dinamismo e organização. Miyamoto optou por tornar mais claro onde o jogador deveria ir em seguida, um problema comum no Galaxy original. Além disso, o jogo acaba ficando mais denso e combinando mais com mecânicas que foram introduzidas no primeiro Galaxy, como os cometas, pois é muito fácil acessar esses eventos. Ainda mais legal é o fato que movimentamos no mapa uma enorme cabeça do Mario nada pode ser mais memorável que isso!

Vencedor: Super Mario Galaxy 2

Super Mario Galaxy 2 x 2 Super Mario Galaxy 2

Inovação

Luma_Wallpaper_by_Nayru_ScholarFazia tempo que eu não encontrava tamanho sentimento de imersão em um jogo. Na medida em que pulava ao redor dos planetas, não raro me encontrava virando meu pescoço na vida real para tentar ficar no mesmo eixo que o personagem do mundo virtual. Os primeiros minutos gastos no estudo dos planetas e suas físicas peculiares, diretamente influenciadas por um genial sistema de gravidade, são coisa de outra galáxia. Momentos únicos, que entraram para a história dos videogames.

 

A princesa cósmica Rosalina parece retirada de O Pequeno Príncipe, a obra literária mais famosa de Antoine de Saint Exupéry. Rosalina tem uma história cativante que é revelada na forma de livro infantil conforme avançamos pelo jogo. É impossível terminar a aventura sem se apaixonar por ela e pelas simpáticas estrelinhas Luma.

B002BSA388.01.smMario Galaxy 2, como Claudio Prandoni colocou muito bem em análise para o UOL Jogos, consegue ser inovador e conservador em medidas tão iguais que até parece mentira. A inovação está ligada diretamente aos power ups e principalmente na inclusão de Yoshi na aventura. O dinossauro verde possui seus power ups próprios e que ainda por cima deixam tudo muito cômico. Aposto que muitos riram ao lembrar-se do Yoshi depois de comer uma daquelas pimentas ou inflar como um balão. O já citado Spin Drill também é um dos elementos inovadores da jogabilidade de Galaxy 2. A noção de espaçamento encaixou-se como uma luva com as brincadeiras gravitacionais e com os cenários esféricos, magistralmente introduzidos por seu antecessor.

A introdução de ambientes esféricos no Mario Galaxy original deram fruto às mecânicas que foram introduzidas no segundo jogo. Yoshi é legal, mas é uma adição mais que óbvia a fórmula.

Vencedor: Super Mario Galaxy

Super Mario Galaxy 3 x 2 Super Mario Galaxy 2

Nostalgia

1226762-fire_mario__super_mario_galaxy__superMuito embora o principal objetivo de Super Mario Galaxy seja propiciar uma aventura completamente nova e desafiar a nossa imaginação, temos no jogo a maioria dos elementos clássicos da série que aprendemos a amar.

Os clássicos efeitos sonoros de canos e moedas, além de velhas faces, como os Toads, Goombas, e Koopas, são presença constante ao longo da aventura cósmica. Alguns itens clássicos também estão inclusos como a Fire Flower, Red Shell e Green Shell.

 

Então, por mais que você se depare com novos amigos e inimigos, nunca perderá o fator nostalgia. A única ausência que me frustra é a dos simpáticos sete filhos de Bowser. Bowser Jr. está lá para desempenhar o papel de chefe dos mundos, mas não é a mesma coisa.

 

Não tem como falar em Super Mario Galaxy 2 sem falar de nostalgia. Galaxy 2 é uma homenagem em grande estilo a tudo o que Mario fez durante seus anos de vida. Os fantasmas que lhe seguem e organizam-se em círculos, o retorno dos Piantas de Super Mario Sunshine. Até mesmo foi reaproveitada uma das fases iniciais de Super Mario 64. Vamos matar um pouco a saudade? Segue vídeo dessa nostálgica galáxia:

Nostalgia de deixar os cabelos em pé!

As músicas também ajudam a caracterizar essa sensação de familiaridade, há muito material reutilizado de outros títulos do encanador em Galaxy 2. Segue alguns exemplos:

Haunty Halls Galaxy
Road to Bowser

Super Mario Galaxy 3 x 3 Super Mario Galaxy 2

Trilha Sonora

Composta por Mahito Yokota com a ajuda do lendário Koji Kondo, a trilha sonora, que na maior parte do tempo conta com orquestração completa, é magistral. Embora épica, ela jamais perde aquele senso de diversão pueril característica dos jogos do Mario.

A belíssima valsa de “Comet Observatory” é o melhor tema elaborado para o jogo, (e uma das melhores peças de video game music da história) embora tenha forte concorrência nas trilhas de “Battle Rock Galaxy”, que se assemelha às canções de batalha de Star Fox, e “Gusty Gargen Galaxy”, que dá um tom de aventura tão grandioso que poderia até mesmo ser inserida sem esforço em um jogo da série The Legend of Zelda.

 

Comet Observatory Theme
Battle Rock Galaxy Theme

A trilha sonora de Galaxy 2 é magistral e segue a risca a qualidade imposta pelo primeiro. Para alguns, devido as músicas refeitas incluídas, Galaxy 2 tem uma trilha sonora melhor do que o jogo original,  o game não se prende a nostalgia para impressionar nesse quesito, Koji Kondo arregaçou as mangas e criou algumas trilhas sonoras inéditas e que não devem em nada por seu altíssimo nível de qualidade.

Yoshi Star Galaxy
Melty Monster Galaxy

Nesse quesito também foi decidido pelo empate, porém fica uma observação: Super Mario Galaxy é o primeiro jogo do encanador com trilha totalmente orquestrada. Porém, Galaxy 2 num contexto geral possui uma seleção de faixas melhores que o primeiro, mas a qualidade de execução e composição é muito parecida.

Super Mario Galaxy 4 x 4 Super Mario Galaxy 2

Não há um melhor

Como esperado, foi uma disputa extremamente acirrada, logo ficou decidido o empate técnico. A série Galaxy colocou os jogos 3D de Mario num patamar de qualidade acima de qualquer produto que foi lançado pela Nintendo nos anos que os antecederam. A qualidade desses dois jogos é tamanha que são poucos os jogos do Wii que poderiam disputar de forma acirrada com essas aventuras estelares. Talvez Skyward Sword, mas ainda temos nossas dúvidas.

E você, dentre as aventuras galáticas de Mario, possui alguma preferida? Não deixe de comentar logo abaixo!

Revisão: Leandro Freire

Colaboração: Thomas Schulze


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Só acho o Galaxy 2 melhor em tudo, mas tá valendo...

    ResponderExcluir
  2. PARABENS mesmo pela materia! e assino em baixo em tudo que foi escrito!

    mario galaxy como foi dito, tirou "leite de pedra" ....jogaço incrivel...nao sei como tem gente que ainda nao jogou isso!!!

    ResponderExcluir
  3. O Mario Galaxy 1 é muuuuuuuuuuito melhor que o dois em tudo ja zerei 100% e não me esqueço daquela musica da primeira faze SIMPLESMENTE ÉPICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho Super Mario Galaxy 2 um pouco melhor que Super Mario Galaxy :). Infinitos "vivas" para Mario, a melhor série de todas :D! Por favor, um Super Mario Galaxy 3 :3!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google