Blast from the Past

Blast from the Past: Metal Slug 3 (NEO GEO/ VC)

Em um futuro que hoje já não é tão distante assim, existiam dois grupos: o Regular Army, um exército que luta pela paz, e o grupo rebelde do... (por Joice Koga em 30/06/2012, via Nintendo Blast)

Metal Slug 3_nblastEm um futuro que hoje já não é tão distante assim, existiam dois grupos: o Regular Army, um exército que luta pela paz, e o grupo rebelde do General Morden, que acredita em um governo liderado por militares. Em 2026, a rebelião liderada por Morden passa por uma tentativa frustrada de assassinar o presidente dos EUA. Ao falharem, decidem atacar o Regular Army presente no mundo inteiro. Por teimosia, o exército é pego de surpresa, e em uma tentativa desesperada de combater os rebeldes, eles constroem o Super Vehicle-001, mas, em outra bobeada, são roubados novamente pelo grupo rival em 2028.

metalslug-3-nblastMembros do Esquadão Falcão Peregrino (PF Squad), o tenente Jane Doe e os soldados Marco Rossi e Tarma Roving, vão à luta contra os rebeldes para recuperar os reservatórios. Após muitas batalhas, conseguem finalmente capturar o General Morden.

A equipe do PF Squad é nomeada heróis e o General é mandando para prisão, onde aguarda seu julgamento. No entanto, o ligeiro consegue fugir e alia-se aos marcianos. Como é de se imaginar, os extraterrestres voltam-se contra ele e...

nblast_metal_slug3Esse é o começo da história do jogo Metal Slug, um dos mais conhecidos e principais jogos de plataforma de tiros run and gun, lançado em 1996 e desenvolvido pela SNK. Essa sequência da série segue a história dos jogos anteriores.

Agora que vocês relembraram ou conheceram um pouco da história do jogo, vamos voltar ao foco principal, o Metal Slug 3, produzido em 1999 e desenvolvido também pela SNK Playmore.

Marco e Tarma

Metal Slug 3_nblast_2Mais uma vez, General Morden (que não desiste nunca), aproveita sua volta ao poder para tentar dar o golpe de Estado, mas o ataque é impedido pelas forças do governo. Depois deste fato, os seguidores do General Morden afirmam que ele está desaparecido. Acredita-se ainda que ele esteja escondido em algum lugar, planejando um novo ataque para dominar o mundo.

Mesmo após terem o pedido de demissão negado, Marco e Tarma são chamados para liderar a equipe que irá destruir as fortalezas dos rebeldes. Neste meio tempo, os Pardais, uma força especial da agência de inteligência do governo, recebem informações de que estranhos fatos estão ocorrendo na região. Nessas ocorrências estão inclusos: o desaparecimento de funcionários do governo, até mesmo de raptos de animais e surgimento de estranhas criaturas.

metal-slug-3-nblast4Notamos que existem duas preocupações nesse momento, como se já não bastasse o General Morden sempre encaroçando com seus planos, agora surgem esses estranhos acontecimentos.

Após finalmente derrotar o que parecia ser o General Morden, descobre-se posteriormente que os alienígenas de Metal Slug 2 e Metal Slug X retornaram à Terra, e o ser que rotulava-se Morden era na verdade um extraterrestre disfarçado, ou seja, o verdadeiro General estava aprisionado novamente.

Abdução

NG_MetalSlug3_nblastComo vemos nos filmes, há sempre aquela rivalidade entre humanos e alienígenas e, neste jogo, o personagem que o jogador escolhe é sequestrado pelos aliens e um farsante ocupa o seu lugar. Com isso, uma aliança é criada para o combate das duas raças.

Até mesmo os rebeldes colaboram, entregando um foguete, assim o jogador pode facilmente entrar no Rugname a nave subchefe dos alienígenas. Após a acirrada batalha, a nave espacial começa a falhar devido aos danos sofridos. Dessa forma, o jogador precisa resgatar seus parceiros e lutar contra os vilões verdes. Quando o personagem capturado é finalmente salvo, a maioria dos homens verdes morrem, só que alguns transformam-se em zumbis.

O jogador consegue escapar dos mortos vivos, mas é obrigado a enfrentar Rootmars no caminho. Este é derrotado, eis que Morden surge de novo, mas dessa vez, ele aparece comemorando junto de seus seguidores. Aí você imagina o desapontamento do jogador após tudo que passou?

Figurinos, armas e veículos

metal_slug_3_nblastDe um modo geral, o jogo continua no mesmo estilo desde o primeiro e com as mesmas características, tanto no cenário e na jogabilidade como nos personagens, porém, alguns detalhes mudaram no jogo. Nessa versão é possível escolher outros caminhos, que variam nas dificuldades, armas e obstáculos, mas no fim, acabam chegando no mesmo chefão, e dependendo da escolha, é possível resgatar reféns.

Quanto às armas, nenhuma outra foi adicionada ao jogo, mas, por outro lado, sete outros veículos foram acrescentados. O Slug Driller, que é um tipo de tanque com furadeira; o Mariner Slug que tem poder de fogo contra os submarinos; o Slug Elephant que tem um enorme elefante amarrado ao canhão; Ostrich Slug que é bem parecido com o Camel Slug só que melhor; a LV Armor, que é uma armadura cheia de armamentos; Slug Copter é parecida com a Flyer Slug, mas seus canhões podem disparar para todos os lados; por fim, a Astro Slug, arma usada no espaço em conjunto entre o player e os rebeldes, que conta com foguetes como arma secundária.

metal-slug-3-nblast3Falando em figurino e itens, o player pode transformar-se em múmia (como nos dois últimos jogos da série), mas também em zumbi e voltar ao normal ao usar o antídoto. Assim o jogador fica imune aos ataques dos rebeldes, menos dos que são já viraram zumbis. O personagem pode usar roupa de mergulho e, em vez de granada, um sistema de bombas; se o jogador perder seus meios de transportes aéreos pode usar o jetpack, item que parece uma mochila ou cilindro de mergulho com motor e que permite o voo. Esse transporte tem mísseis e explosivos para atirar contra os inimigos. Se por acaso o jogador perder a Astro Slug, além do jetpack, ele vai precisar também de apetrechos para respiração.

No ponto de vista do jogador

metal_slug_3_nblast_5Não existe uma mudança muito grande na história desse jogo épico, que começou no Neo Geo e expandiu-se para o PS2, Xbox, Xbox 360 e Virtual Console. Mantendo o mesmo padrão de jogo de tiro viciante nos arcades lá dos anos 90 até hoje, claro que o gráfico dos jogos mais atuais da série é melhor, mas continua mantendo sua tradição firme e forte.

Os mais velhos devem lembrar-se disso: em todas as lojas de fliperama que íamos tinha alguém pendurado nas máquinas de Metal Slug. Eu particularmente, achava o jogo bem divertido porque era possível jogar em dupla, mas me perdia no meio de tantos personagem e coisas voando na tela do jogo.

Metal Slug 3 como todos os outros da série, agradam grande parte dos gamers com os gráficos e personagens cômicos e exagerados, no qual fazem paródias ao ambiente militar, e os itens do jogo são baseados nos equipamentos da segunda guerra mundial.

Deixe sua opinião sobre esse clássico e, caso ainda não tenha jogado, vale conferir, já que é um daqueles jogos básicos que todos os gamers tem que ter no currículo. E fica a incógnita, Metal Slug é melhor no Arcade ou no Console?

Revisão: Leandro Freire


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google