Blast from the Past

Blast from the Past: Samurai Shodown IV: Amakusa’s Revenge (Neo Geo/Virtual Console)

Games de luta não são para qualquer um. Há dezenas de comandos a se fazer, vários personagens com gameplay e estilo únicos para se escolher,... (por Unknown em 23/06/2012, via Nintendo Blast)

26891296Games de luta não são para qualquer um. Há dezenas de comandos a se fazer, vários personagens com gameplay e estilo únicos para se escolher, há uma dinâmica especial que difere drasticamente de um título para outro, e a habilidade com os controles não é a única vantagem que o jogador deve ter para se consagrar o melhor. É necessário conhecer todo o ambiente do game para derrotar seus adversários com facilidade. Isso tudo representa o mundo dos jogos de luta na década de noventa, e a SNK (empresa famosa por títulos como King Of Fighters) era uma das principais a nos trazer estes fortes títulos.

Volta por cima

Em 1996, após as ruins críticas sobre Samurai Shodown 3, a SNK decidiu repensar seu conceito: ela queria trazer de volta aos jogadores toda aquela empolgação que havia no segundo game da franquia. Desta forma nasceu Amakusa’s Revenge, o quarto título de luta entre samurais, ninjas e outras criaturas orientais. E finalmente pudemos jogar o game em um console Nintendo.

htYaffE6QfNUUqMvWPNzEY5WLC8ovlXT

O grande conceito por trás das novidades de Samurai Shodown IV: Amakusa’s Revenge foi a renovação dos gráficos. Uma nova paleta de cores foi usada para dar um visual de desenho animado aos personagens, com isto ocorreu uma reformulação na aparência de caras famosas como Jubei Yagyu e Charlotte. Ao contrário de SS 3, os efeitos de luz e sombras ficaram mais nítidos, dando a impressão de ser algo totalmente diferente de seu antecessor. Além disso foram adicionados novos esquemas de jogabilidade como a criação do “combo CD”, um tipo de sequência de golpes que deve ser iniciada com o apertar simultâneo dos botões C e D, seguida de uma nova sequência de golpes. Os movimentos especiais ficaram ainda mais bacanas, com efeitos de explosões que enchem os olhos.

btUKKKqPr3R5_8Eg-FCntwb5-Yhahrsa


Classic controller, classic style

Para jogar Samurai Shodown IV no nosso querido Nintendo Wii tudo o que precisamos são 900 wii points. A partir daí podemos reviver todos os combos, golpes especiais e confrontos sensacionais que muitos de nós passamos horas curtindo nos fliperamas. Para quem nunca jogou nenhum título da franquia, é bom saber que este é o típico game de luta um contra um. Usar o Classic Controller é, de longe, a melhor opção, pois os comandos são complexos, e não há nada melhor do que aquele direcional em cruz lindão do controle.

BCbrhMRUcdf2eCBqxUNlhC8dGsMQ71li

É claro que a melhor forma de se divertir com SS IV é disputando contra um amigo, mas caso o jogador prefira a solidão, há o modo principal que trouxe uma novidade interessante quando apareceu pela primeira vez: neste game há um contador de tempo acumulativo que serve para marcar toda a campanha do jogador durante a história até derrotar o vilão Amakusa. O final depende totalmente do tempo que você levar para chegar até ele. O mais legal é que com esta ideia, acabamos sendo forçados a criar uma habilidade específica contra certos inimigos, pois só assim podemos derrotá-los na menor quantidade de tempo.

nc-CxACPowhLZi0LijAGg7wF-7MLLLnU

Samurai Shodown IV: Amakusa’s Revenge foi uma volta por cima digna do nome e legado da SNK. O game trouxe de volta aos jogadores toda a paixão pela série que quase se perdeu com os bugs e defeitos do terceiro título. Junto com o segundo game, este é com certeza uma ótima pedida para quem quiser reviver os embates que se passam na época dos samurais japoneses. Por pouco menos de vinte reais você pode chamar os amigos e mostrar a todos que a Charlotte é muito mais do que uma moça bonita de armadura, ela é uma arma impecável e afiada.


Revisão: Bruna Lima


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google