Blast from the Past

Blast from the Past: Spider-Man 2 (GC)

  Com a estreia de The Amazing Spider-Man nos cinemas, o irreverente super-herói com poderes de aranha voltou aos holofotes. E não é para ... (por Unknown em 22/07/2012, via Nintendo Blast)

 

Spider-Man 2 Gamecube cover boxartCom a estreia de The Amazing Spider-Man nos cinemas, o irreverente super-herói com poderes de aranha voltou aos holofotes. E não é para menos: o reboot da história de Peter Parker está fenomenal, e corrige diversos erros da trilogia anterior, de Sam Raimi. Com o filme, surge uma enxurrada de produtos licenciados, e entre eles os games. Em sua versão para PS3 e Xbox 360, o jogo não faz feio, e conta com uma Manhattan enorme para o jogador explorar como bem quiser. Entretanto, este não é o primeiro game de Spidey com esta estrutura. Em 2004, Spider-Man 2 foi lançado para GC, PS2 e Xbox. O game seguia a história do segundo filme e a cidade também podia ser explorada livremente. Hoje, trataremos desse excelente game lançado no auge da vida do GC.

Dr. Octopus é só o começo

Spider-Man 2 acompanha o enredo de sua contraparte cinematográfica. Após os eventos do primeiro filme, Peter Parker ainda está tentando conciliar sua vida de herói com a de estudante de ensino médio. Além disso, Peter acabara de arruinar de vez suas chances com Mary Jane, dispensando-a de sua vida para que a garota não fosse prejudicada pela sua dupla identidade.

sm 2 nblastEnquanto isso, o doutor Otto Octavius, um renomado cientista, trabalha em um projeto com o objetivo prover energia o suficiente para abastecer toda Manhattan. Buscando uma resolução , o doutor tenta recriar uma fusão nuclear com o auxílio de braços metálicos controlados por sua mente. Entretanto, um forte pulso magnético é criado da fusão, destruindo o laboratório do cientista e matando sua esposa. Transtornado, Otto culpa Spider-Man pelo acidente e se autodenomina Dr. Octopus. Peter deve deter o cientista louco e garantir a paz em Manhattan.

Este seria o enredo do game caso ele seguisse o que ocorre no filme, mas a Treyarch quis ir além! O game conta com o roteiro do filme, inclusive com as excelentes interpretações de Tobey Maguire e Alfred Molina, mas ainda adiciona diversos vilões da mitologia do aranha à mistura, como Rhino, Mysterio e Shocker, sendo todos muito bem implementados ao enredo, tornando o game ainda melhor.

 

O espetacular Homem Aranha

O envolvente enredo do jogo é apenas um acompanhamento para seu verdadeiro ponto forte: o gameplay. Quem nunca sonhou em poder vagar livremente pela cidade pulando de prédio em prédio e dependurado em teias? Atualmente este tipo de proposta é mais banal, mas em 2004, ano de lançamento do jogo, tudo parecia um sonho. O jogador poderia optar por seguir a história sem passar por nenhuma das muitas side-quests presentes pelo mapa. Mas a graça de Spider-Man 2 era justamente fazer o oposto: vagar sem compromisso pela cidade e de quebra impedir alguns crimes pelo caminho. A cada quest concluída, Spidey recebe alguns Hero Points, que podem ser trocados por novas habilidades e atributos do herói.

spider-man-2 nblast     spiderman-2-gamecube nblast

O ponto fraco do game é justamente a campanha. Não chega a ser ruim. Alias é muito divertida! O problema é que depois de um tempo o game pode se tornar repetitivo e linear. Apesar de contraditório, o game sofre deste problema de linearidade nas missões que fazem parte do enredo. Dessa forma, o aspecto mais divertido do game é justamente seu foco sandbox. Mesmo assim, o gameplay e o enredo são bastante sólidos, e mesmo que repetitiva, a aventura é bastante agradável.

_-Spider-Man-2-The-Movie-GameCube nblast

Uma Manhattan enorme, mas um pouco feia

A criação da Treyarch é bastante ambiciosa, e o poder dos consoles do período não era grande o suficiente para que o game possuísse gráficos de ponta. Não estou dizendo que era um game feio, ele é até bem agradável aos olhos dos jogadores, mas com uma cidade tão imensa para ser explorada em tempo real, é evidente a necessidade de sacrificar alguns detalhes gráficos para que o game rode sem grandes problemas. Nesse quesito, o maior problema é o fato de que a imensa cidade é muito vazia nos momentos de livre exploração, eliminando um pouco a sensação de grandiosidade que o game tentava transmitir. Spider-Man 2 possui pouquíssimos bugs, o que é admirável pela quantidade de conteúdo presente no pacote.

spiderman 2 nblast   spiderman_2 nblast

Quanto ao som do game, não há motivos para se reclamar: todos os personagens são dublados maestralmente pelos mesmos atores que os interpretaram no filme, e os que não apareciam no longa metragem também receberam um excelente tratamento de dublagem. Os efeitos sonoros cumprem seu papel e colaboram muito para aumentar a imersão do título. Finalmente, a trilha sonora do game é excelente. Composta em sua maioria por músicas originais do KMFDM, grupo de música industrial. A trilha embala as aventuras de Peter Parker de forma incrível, consolidando de uma vez por todas a excelente ambientação do game.

Excelente recepção

Em seu lançamento, Spider-Man 2 foi muito bem recebido, tanto pela mídia especializada quanto pelos jogadores, sendo lembrado até hoje como uma das melhores adaptações de filme para game já criadas. O sucesso do game foi tanto, que até hoje nenhum game do herói o superou. O nível de imersão proporcionado pelo game é altíssimo, e talvez nem o novo game seja capaz de se igualar ao clássico. Com o herói em evidência, vale a pena retornar a essa aventura, que pode surpreender a muitos pela sua qualidade e superioridade perante a muitas superproduções atuais. Aproveitem este final de férias para conhecer essa pérola, e aos que já se aventuraram bastante pelos arranha-céus de Manhattan.

spiderman 2 gc nblast

Revisão: Vitor Tibério


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu já joguei esse jogo, ele é super divertido! Para mim, ele era o GTA do GameCube, por ter uma liberdade imensa da cidade.Concerteza, um dos melhores jogos do GameCube =D

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Rayner. Melhor jogo do aranha de todos os tempos. Sem contar os gráficos!! Gamecube foi um ótimo console, pena que as empresas não deram muita atenção pra ele. Não me arrependo de ter esse console!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google