Blast from the Past

Blast from the Past: Kid Icarus: Of Myths and Monsters (Game Boy/Virtual Console)

Kid Icarus foi lançado para o saudoso Nintendinho no ano de 1987. O game de aventura contava a história do anjo Pit, que com a ajuda da Deus... (por Unknown em 12/08/2012, via Nintendo Blast)

Myths-and-monsters-coverart nblastKid Icarus foi lançado para o saudoso Nintendinho no ano de 1987. O game de aventura contava a história do anjo Pit, que com a ajuda da Deusa da Luz, Palutena, deveria derrotar a maléfica Medusa e salvar o mundo. O game foi bem recebido, apesar de ofuscado pelo lançamento de grandes blockbusters da Nintendo como The Legend of Zelda e Metroid. Por conta disso, a Big N resolveu dar mais uma chance à série com o lançamento de Kid Icarus: Of Myths and Monsters, para o Game Boy em 1991. O título seguia o mesmo estilo de seu predecessor e adicionava alguns elementos à sua jogabilidade. Com o lançamento de Uprising e a volta do foco da Nintendo à série, o game portátil foi relançado para o eShop do Nintendo 3DS, trazendo toda a sua excelência e dificuldade para os novos jogadores.

O pesadelo de Palutena

170__x_spot_kidicarusmyths nblastAlgum tempo depois dos eventos de Kid Icarus, em que Pit derrota Medusa e traz a paz novamente ao mundo, Palutena tem um terrível pesadelo, em que tudo está sendo destruído por um exército de monstros. A deusa vê o sonho como uma premonição, e então decide mais uma vez pedir ajuda para seu mais fiel soldado, que como sempre, está disposto a arriscar a sua vida para proteger Palutena e toda a humanidade. Eis que o pesadelo se torna real e o demônio Orcos invade a Terra com seu exército, fazendo com que Pit, mais uma vez seja obrigado a salvar o dia. Entretanto, como sempre, o anjo não possui habilidades e equipamentos o suficiente para encarar Orcos de frente, tornando necessário buscar três tesouros sagrados que só serão obtidos caso Pit dê uma prova de suas habilidades derrotando os guardiões destas relíquias.

Portátil com cara de gente grande

Of Myths and Monsters surpreende pela complexidade. Mesmo tendo sido lançado para um console portátil, o título é extenso, desafiador e sólido, e consome um tempo razoável daqueles que se aventurarem pela jornada de Pit. O game é dividido em 4 áreas principais, sendo que cada uma é dividida em mais 4 estágios (exceto a última, que funciona como uma grande fase final). Ao final de cada uma dessas áreas, o jogador enfrenta um dos guardiões dos tesouros sagrados de Palutena, obtendo assim novas habilidades que prepararão Pit para o confronto final. Diferentemente do que ocorre em Kid Icarus, em que o caminho é de certa forma mais linear, Of Myths and Monsters possibilita backtracking o tempo todo e as áreas são grandes e completamente exploráveis.

g4rl-aNmU7NFh9e0uoNRrNt_hgLw5Oz9 nblast         gfs_46679_2_9 nblast

Para tornar a exploração mais interessante, foram adicionadas algumas salas em que Pit pode conseguir upgrades, recuperar suas energias e até mesmo comprar itens com os corações obtidos durante a aventura. Além disso, uma das maiores reclamações quanto ao gameplay do primeiro título foi ouvida e melhorada no game: o anjo agora pode desacelerar suas quedas com suas asas, de forma que cair de lugares altos não resulta mais na perda de energia. Mesmo assim, o game apresenta um nível de desafio elevado, e exige que o jogador esteja sempre atento e possua excelentes reflexos para derrotar a horda de inimigos que os espera.

O nível de produção do game também não deixa nada a desejar. Apesar de em preto e branco, o game apresenta visuais em certa medida até superiores ao de seu predecessor. A trilha sonora também é bem divertida, e só fica um pouco prejudicada pela baixa capacidade do portátil, que não conseguia emitir sons muito cristalinos.

Recepção calorosa

Como esperado, Kid Icarus: Of Myths and Monsters foi bem recebido pela mídia e pelos jogadores. O game foi considerado longo e complexo para um portátil, além de extremamente desafiador. Recentemente, o game entrou para a lista dos 20 melhores jogos já lançados para Game Boy da Nintendo Power. Um grande feito se considerarmos que o portátil teve uma vida cheia de clássicos incríveis como: Metroid 2, Wario Land, Metal Gear Solid, Pokémon, entre outros.

kid-icarus-of-myths-and-monsters-1 nblast          kid_icarus_of_myths_and_monsters nblast

Não perca tempo!

Em julho deste ano, o game foi relançado para o Virtual Console do 3DS, e a adição da funcionalidade dos “Pontos de carregamento” retiraram parte da extrema dificuldade do título, tornando-o mais amigável. Mas mesmo que não houvesse tal função na nova versão, Of Myths and Monsters é um excelente game que pode ser comprado por um preço muito baixo, considerando-se todo seu conteúdo e qualidade. Com certeza, um dos melhores games disponíveis no eShop do mais novo portátil da Nintendo.

Revisão: Lucas Oliveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sempre quis jogar esse jogo T-T

    ResponderExcluir
  2. Comprei o kid icarus 3d classic no eshop e nao vou comprar esse. Porque? Nao aguento! Dificil demais! Bom jogo!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google