Blast from the Past

Blast from the Past: Track & Field (NES)

De quatro em quatro anos, o mundo inteiro para diante dos televisores para acompanhar o maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpico... (por Jardeson Barbosa em 07/08/2012, via Nintendo Blast)

De quatro em quatro anos, o mundo inteiro para diante dos televisores para acompanhar o maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos. É sempre assim: pessoas que normalmente não dão a mínima para a maioria dos esportes incorporam um espírito patriota que permanece durante todos os dias do evento. Cientes da popularidade e grandiosidade do evento, muitas produtoras aproveitam esse período para lançarem jogos de videogame com essa temática. Hoje relembraremos um dos maiores clássicos do NES no gênero esportivo. Estou falando de Track & Field, um dos primeiros jogos baseados nas Olimpíadas e o pioneiro de um série de muito de sucesso.

Acendendo a chama olímpica

Esmagar botões ganhou outro significado com o lançamento de Track & Field para arcades em 1983. O hit da Konami veio com a intenção de cobrir os Jogos Olímpicos de Los Angeles, que ocorreram em 1984, cuja febre durou por muitos anos.

Se você não conhece, ou não se lembra de Track & Field, aí vai um breve histórico do jogo. Lançado no Brasil sob o nome de Hyper Olympic, o jogo esportivo da Konami também foi uma febre nos fliperamas brasileiros nos anos 1980. O título é um dos pioneiros na reunião de vários esportes e foca, principalmente, nas modalidades de corrida, pulo e arremesso. O sucesso foi tão grande que o jogo foi relançado diversas vezes, do Atari 2600 ao Xbox 360. Uma das versões mais populares é, sem sombra de dúvida, a lançada para o NES em 1987, que, obviamente, se aproveitou dos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul e garantiu até mesmo uma sequência exclusiva para o console da Big N no ano seguinte.

A versão para NES ficou conhecida como “o jogo quebra botões”. Isso porque o gameplay de Track & Field se baseia, primariamente, no apertar frenético de botões.

O maior destaque de Track & Field no NES está nos aspectos técnicos. A versão para o console da Nintendo é a mais fiel aos arcades e pode-se até dizer que houve uma melhoria nos gráficos e áudio do jogo.

Corra, salte, arremesse!

Os esportes da versão para NES podem variar de acordo com a versão do cartucho. As versões mais recentes possuem, ao todo, oito eventos (dois a mais que nos arcades), onde alguns jogos bem difíceis, como “Hammer throw”, foram excluídos e outros, como “Archery”, inseridos.

  • 100 meter dash (100 metros rasos)

É uma modalidade simples (e bem fiel), com o único objetivo de chegar até o fim dos 100 metros dentro de 14 segundos. Para isso, é necessário apenas que o jogador pressione o botão ‘A’ do controle do NES o mais rápido possível.


 











  • Long jump (Salto em comprimento)

É bem simples também. Aqui, o objetivo é correr até a linha limite e saltar. Para ser qualificado, o jogador deve saltar, no mínimo, três metros. Os controles são um pouco mais complicados. Para correr, é necessário, novamente, o ataque massivo ao botão ‘A’. A qualquer momento, o jogador pode pular pressionado o botão direcional para cima, mas é necessário uma certa precisão para que o pulo ocorra no momento certo.




 







 

  • 110 hurdles (110 metros com obstáculos)

“110 metros com obstáculos” é uma variação da prova “100 metros rasos”. O objetivo é correr 110 metros, em, no máximo, 15 segundos, desviando de obstáculos. Os controles são basicamente os mesmos das provas passadas.

 












 

  • Javelin throw (Lançamento de dardo)

Essa prova é uma variação de “Salto em comprimento”. O jogador deve correr até uma determinada linha e, de lá, atirar uma vara que deve alcançar no mínimo 65 metros. Os controles são exatamente os mesmos.

 












  • Skeet shooting (Tiro ao alvo)

Skeet shooting” é uma das provas originais da versão para NES. Diferente de todas as modalidades anteriores, o gameplay não se baseia em apertar os botões rapidamente, e sim em precisão. Para acertar os alvos, o jogador deverá apertar um dos botões de ação exatamente quando os alvos passarem por uma das duas miras. Essa é uma das provas mais difíceis, já que são necessários 2400 pontos (cada alvo vale 100 pontos) para que o jogador seja qualificado.




 







 

  • Triple Jump (Salto triplo)

Triple Jump” também é uma prova muito difícil, exigindo rapidez e precisão. O objetivo dessa prova é correr até uma linha que demarca o limite e lá realizar três pulos seguidos. Para que o jogador seja qualificado é necessário que os três pulos resultem em, no mínimo, 13 metros.






 






 

  • Archery (Arco e flecha)

Essa é mais uma das provas originais. Em “Archery” o jogador deverá acertar, com flechas, um alvo em movimento. Cada local do alvo acertado vale uma determinada quantidade de pontos e são necessários 2500 pontos para que o jogador seja qualificado. Para essa prova, é preciso bem mais que apenas agilidade. Antes da execução, o jogador definirá a velocidade do vento (que influencia diretamente na prova) e, ao atirar cada flecha, é determinado ainda o ângulo em que ela chegará no alvo, que depende do quanto o jogador pressiona o botão de ação.












 

  • High jump (Salto em altura)

High jump” é a prova mais difícil. A modalidade consiste em correr e pular, de costas, sobre um poste horizontal. O difícil é que, além de uma boa velocidade, você precisará passar pelo poste sem encostar nele. É necessário um salto de apenas 2 metros e 26 centímetros de altura, ou seja, apenas um salto bem sucedido.

Duas décadas depois e ainda em forma

Track & Field é fantástico. Até mesmo eu, que detesto jogos esportivos, consigo me divertir bastante com esse clássico da Konami. A versão original fará 30 anos em 2013, mas ainda é muito divertida. A versão para NES também envelheceu muito bem e ainda é uma boa opção de jogo para se divertir com a família ou amigos.

O modo multiplayer para dois jogadores é o grande destaque do jogo. Não há como não se divertir competindo contra um amigo. A busca pelos recordes pode ser incessante e, acredite, ainda existem pessoas no mundo quebrando recordes desse jogo nos dias atuais.

Infelizmente, a Konami nunca se interessou em relançar o jogo no Virtual Console, então o único jeito de reviver o clássico é através do NES, do Game Boy (em uma versão não tão interessante) ou no Nintendo DS, na coletânea Konami Classics Series: Arcade Hits.

O sucesso do jogo impulsionou o lançamento de diversas sequências. As mais famosas são Track & Field 2 (NES), que falha ao deixar os personagens e cenários caricatos de lado em busca de um (falso) realismo; Nagano Winter Olympics '98 (N64); International Track & Field 2000 (N64), que retorna às origens no que diz respeito as modalidades esportivas e New International Track & Field (DS), que traz de volta o visual cartunesco e os clichês do primeiro jogo.

Track & Field é um jogo recomendado para todos. A precisão dos controles, o visual agradável até para os padrões atuais, a trilha sonora empolgante (que inclui até mesmo a clássica Chariots of Fire do Vangelis) e a jogabilidade divertida e inovadora (para a época) tornaram esse título um clássico inabalável que ainda consegue encantar os jogadores.

Revisão: Ricardo Bach


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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