Jogamos

Análise: Link ‘n’ Launch (DSiWare)

A produtora Intelligent Systems é conhecida pelo seu trabalho em séries populares como Fire Emblem, Advance Wars e Paper Mario. O que pouco... (por Farley Santos em 10/10/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_link_launch_00 A produtora Intelligent Systems é conhecida pelo seu trabalho em séries populares como Fire Emblem, Advance Wars e Paper Mario. O que poucos sabem é que a desenvolvedora lançou também alguns títulos para o DSiWare. São jogos simples, mas muito interessantes. Um deles é Link ‘n’ Launch, puzzle de temática espacial lançado em 2010 para a plataforma de jogos digitais da Nintendo. Assim como Aura Aura Climber, este pode ser considerado mais uma das pérolas quase desconhecidas do DSiWare.

Abastecendo o foguete

O conceito de Link ‘n’ Launch é bem simples: usar estações espaciais para abastecer e lançar um foguete. Tudo o que você precisa fazer é mover com a stylus as peças de variados formatos, ligando a esfera de energia ao foguete. Quando um circuito é formado entre a energia e os propulsores do foguete, a nave é lançada para o alto, avançando por alguma distância até alcançar a próxima estação de abastecimento, onde o processo se repete. Os puzzles são variados e exigem muita atenção para serem completados rapidamente. Não se deixe enganar pela mecânica simples: o game oferece desafios de arrancar os cabelos.

nintendo_blast_link_launch_01

Missões tortuosas

nintendo_blast_link_launch_02 Link ‘n’ Launch possui duas modalidades: Mission e Puzzle, ambas com mecânicas básicas diferenciadas entre si.

No modo Mission o jogador precisa resolver vários puzzles em sequência. Para cumprir um nível basta chegar ao final do percurso dentro do limite de tempo. Cada etapa apresenta um novo recurso, como blocos fixos e estações de teletransporte. Estes acréscimos ajudam a manter o clima de novidade. Os desafios são escolhidos aleatoriamente, tornando cada partida única. O problema é que não há muito equilíbrio na seleção dos quebra-cabeças e pode acontecer de vários puzzles difíceis serem colocados em sequência, tornando o acaso um fator determinante para o sucesso da missão. São dez estágios, sendo que os últimos estágios têm dificuldade elevada, exigindo raciocínio rápido, destreza e um pouco de sorte.

A jogabilidade não se limita a mover blocos, outros aspectos deixam o game mais interessante. É possível controlar a direção de vôo do foguete, que pode ir para esquerda, direita ou para cima. Isso é útil a fim de evitar estações problemáticas, como uma na qual uma névoa escura torna difícil identificar o formato dos blocos. Só se deve tomar cuidado para não sair do percurso, basta observar o mapa do lado esquerdo da tela. Pelo caminho alguns itens podem ser coletados: parafusos aprimoram o foguete (que percorre distâncias maiores na medida em que é melhorado), enquanto relógios adicionam alguns poucos segundos ao tempo restante.

nintendo_blast_link_launch_05 nintendo_blast_link_launch_03

Já o modo Puzzle conta com 100 desafios diversos. As regras são um pouco diferentes nesta modalidade: é obrigatório utilizar todos os blocos. A classificação é dada de acordo com a quantidade de movimentos realizados: quanto menos melhor. Aqui não temos a pressão e urgência do modo Mission por não haver limite de tempo, entretanto os puzzles são bem mais complexos e trabalhosos.

Simplicidade no espaço

nintendo_blast_link_launch_04 Visualmente Link ‘n’ Launch é bem singelo. Os gráficos não oferecem nada de especial, com blocos e estruturas fáceis de identificar. O game não tem muita personalidade, até existe uma dupla de personagens que lembram Olimar e Louie de Pikmin 2 (GC/Wii), mas eles aparecem em pouquíssimos momentos. O áudio também é básico, com uma única música para todos os estágios. E não há incentivos para conseguir classificações melhores, já que nenhum extra é desbloqueado. Observando a parte técnica, fica bem claro que o foco é a jogabilidade. 

Rumo aos planetas distantes

Mesmo utilizando uma mecânica básica já vista anteriormente em outros títulos, Link ‘n’ Launch ainda consegue ser único e interessante. Não se deixe levar pela jogabilidade simples, pois a dificuldade é elevada e várias horas de jogo são necessárias para explorar todos os desafios. Claro que nem tudo é perfeito; já que a apresentação é simplista e a música é repetitiva, entretanto a mecânica de jogo sólida compensa estes problemas. O resultado é um game divertido e completo, por mais que a maioria dos jogadores nunca tenha ouvido falar dele. Se você é amante de puzzles, não pode deixar de conferir Link ‘n’ Launch.

nintendo_blast_link_launch_06

Prós

  • Mecânica de jogo simples, mas difícil de dominar;
  • Desafio progressivo, com novidades a cada nível;
  • Extenso modo puzzle.

Contras

  • Trilha sonora limitada, com uma única canção que se repete boa parte do tempo;
  • Poucos extras;
  • Fator sorte atrapalha em alguns momentos.

Link ‘n’ Launch - DSiWare - Nota Final: 8,0
Visual: 8,0 | Som: 7,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 8,5

Revisão: Bruna Lima


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. A Intelligent Systems parece gostar de trabalhar com sorte. Quantas vezes já não perdi uma unidade em Fire Emblem por causa do Random Number Generator... minhas unidades erram com 98% de chance acertar o alvo, enquanto o inimigo acerta os meus personagens com menos de 30% de chance, várias vezes consecutivas!

    Essa história de sorte é um fator difícil de se avaliar, porque difere pra cada pessoa... mas isso nunca significa que o jogo seja ruim.

    ResponderExcluir
  2. @yamiryuu_zero: No caso desse game essa coisa do acaso atrapalha um pouco, principalmente nos últimos níveis, nos quais os puzzles são bem mais complicados. Mas no geral não é um fator que destrua a experiência de jogo, ele continua sendo bem divertido mesmo assim :)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google