Pokémon Blast

Conheça Pokémon Trading Card Game Online e dispute com seus amigos!

Você conhece os Trading Card Games (TCG)? Eles são jogos especialmente desenvolvidos para serem jogados como conjunto de cartas, chamado... (por Gabriel Toschi em 15/10/2012, via Nintendo Blast)


Você conhece os Trading Card Games (TCG)? Eles são jogos especialmente desenvolvidos para serem jogados como conjunto de cartas, chamados muitas vezes de decks, com grande uso de estratégia entre eles. Para exemplificar, que tal Magic: The Gathering ou Yu-Gi-Oh TCG? Você sabia que a franquia Pokémon tem seu próprio TCG e é super famoso em todo o mundo? E que agora ele tem uma versão online para você jogar com seus amigos? E que é de graça? Vamos conhecer Pokémon Trading Card Game Online!

Gotta catch’em all... cards?

Pokemon DuelsPara os que não estão acostumados com a ideia, pode parecer um pouco esquisito pensar como os monstrinhos de bolso podem aparecer em um jogo de cartas. Mas saiba que o Pokémon Trading Card Game, lançado pela primeira vez em 1996 no Japão e licenciado no Brasil pela Copag, se assemelha muito ao estilo de jogo que perdura desde o Game Boy. Falando bem por cima, podemos considerar uma partida de Pokémon TCG como uma verdadeira batalha Pokémon. A cada momento, você terá um Pokémon ativo na batalha e outros guardados na sua “Bancada” (como se fossem os outros Pokémon ainda guardados nas Pokébolas). As habilidades dos Pokémon podem ser utilizadas a partir de Cartas Energia, acopladas às cartas dos bichinhos.

O jogador ainda pode usar Cartas de Treinador e de Torcedor para se beneficiar na batalha e usar as Cartas Estádio para dar benefícios aos dois jogadores, como se fossem verdadeiras arenas de batalha. Os Pokémon ainda possuem fraquezas e benefícios contra o adversário, de acordo com seu tipo, e ainda podem evoluir, assim como no videogame. O jogo acaba quando você derrota todos os Pokémon do seu adversário ou quando você coleta suas 6 Cartas Prêmio, previamente separadas no início da partida (toda vez que você derrota o Pokémon de um adversário, você coleta uma destas cartas).


Nada de papel: agora são bites e bytes!

Certo, já vimos que no papel as coisas funcionam muito bem, mas como será que tudo isso rola quando você larga as cartas e pega o mouse? Posso dizer que muito bem. Se você esperava que, na versão online, apareceriam animações dos Pokémon lutando e tudo mais, à lá Pokémon Stadium, está muito enganado: o jogo continua um TCG, logo, são as cartas que aparecem, sendo embaralhadas, jogadas e descartadas. Afinal, ele foi desenvolvido para servir de treinamento para os jogadores do TCG (o que não impede de pessoas que nunca jogaram - como eu - aprenderem). E o melhor é que ele é oficial, feito e licenciado pela The Pokémon Company!

Para jogar, você precisa ter uma conta no Pokémon Trainer Club (ou seja, se você já tem conta em outro dos sites oficiais Pokémon, é só usá-la) e baixar o cliente do jogo, disponível apenas para Windows - uma versão para Mac está prometida na página de download. É possível que o jogo ainda tenha de baixar mais arquivos por causa de uma atualização e, só depois, entrar com a sua conta e jogar. Antes de mandar ver, se quiser, você pode ver alguns tutoriais no site de como funcionam as mecânicas do Pokémon TCG.

pokemontcgonlineopenbeta

Logo de cara, a interface se mostra intuitiva e simples. Na hora de jogar, você pode escolher entre dois modos diferentes: Trainer Challenge, uma espécie de “modo história”, onde você deve batalhar contra o computador em diversas batalhas usando um dos três decks pré-determinados (Basic Red, Basic Blue e Basic Green), e Versus Mode, onde você pode apenas treinar contra o computador ou jogar contra uma outra pessoa, aleatória ou amiga; neste modo, você usa seus próprios decks e, se for novato, já começa com alguns (eu, por exemplo, comecei com Basic Red e Basic Yellow).

Archievements
Ele ainda tem um local para cuidar dos seus decks, onde você pode “cloná-los” para mexer neles sem problemas de fazer algo errado, um local para selecionar as cartas que você deseja ter e um onde você pode escolher seu avatar entre oito pré-determinados. Se quiser, também poderá comprar novos boosters reais de cartas e usar os códigos para liberar as mesmas cartas na versão online.

42286h6_20

A wild TCG Online appears!

pokemon-tcg-online-beta-5Beleza, vamos saber um pouco mais de como é uma batalha. Logo ao entrar em uma, aparece um campo de batalha do TCG, com todos os espaços para as cartas, que são embaralhadas e distribuídas. A interface continua intuitiva aqui: ele já pede para escolher o Pokémon que começará ativo e os que irão para a Bancada. As animações das moedas, que constantemente são usadas como fator de sorte no jogo, também são fielmente retratadas. Tudo bem bonito, tentando levar sempre o jogo ao máximo da proximidade com as partidas reais.


O mais legal das batalhas é que elas agradam tanto aos novatos quanto aos mais experientes. Enquanto os que já conhecem o jogo sabem bem o que fazer, os que acabaram de pegá-lo pela primeira vez podem ficar meio perdidos nas decisões: no canto, aparecem todas as ações possíveis de serem realizadas com as cartas que estão na mão e na mesa, além de um contorno especial nas cartas que podem ser jogadas. E se você é um daqueles que analisa todos os jogos que faz para ficar cada vez melhor ao final de cada partida, mesmo com o computador, é possível encontrar diversas estatísticas e um “Game Log”, mostrando todas as ações da partida.

Hora de pegar todos mais uma vez!

Por mais que ainda esteja em fase Beta e possa apresentar erros em algumas ocasiões, o jogo diverte muito e pode ser usado tanto para quem já é fã de Pokémon TCG, quanto para quem acabou de conhecer essa brincadeira. Então, nada de enrolação: chame seus amigos, mande todos irem direto para a tela do computador e vamos jogar Pokémon Trading Card Game Online! E agora com a nova interface de jogabilidade do Wii U, ela ficaria perfeita... mas isto é assunto para um Future Blast. Bom jogo e boas capturas!
Revisão: Jaime Ninice

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google