Jogamos

Análise: Call of Duty: Modern Warfare 3 (Wii)

O terceiro episódio deste incrível jogo sobre a Terceira Guerra Mundial está ainda mais frenético e cheio de novidades. Largue tudo o que ... (por Jaime Ninice em 13/11/2012, via Nintendo Blast)

O terceiro episódio deste incrível jogo sobre a Terceira Guerra Mundial está ainda mais frenético e cheio de novidades. Largue tudo o que está fazendo e se prepare para batalhar mais uma vez sobre campos minados, fugas aéreas, pilotando lanchas e explodindo com tudo. Call of Duty: Modern Warfare 3 mantém a renovada fórmula dos games de tiro e se consolida como um dos carros-chefe e arrasa-quarteirões entre os melhores games de guerra de todos os tempos.

Fatos e Acontecimentos

creen001-620xA história de Call of Duty: Modern Warfare 3 é introduzida com a invasão da federação Russa aos EUA - pelo Delta Force Team – e posteriormente aos países da Europa, se passando exatamente após os acontecimentos de Modern Warfare 2 – este, que talvez ainda veja a luz do dia no Wii em algum momento.

Velhos conhecidos como o Capitão Price e John “Soap” MacTavish devem acabar de vez com os planos do terrorista Vladimir Makarov; o principal antagonista deste capítulo e que possui alguma ligação com um dos protagonistas controláveis, Yuri Kravchski; como é visto no desenrolar da história. Terrorismo, sequestros e fugas se entrelaçam nesta completa aventura escrita pelo britânico Paul Haggis, famoso pelos roteiros de filmes, como Million Dollar Baby (2004) e 007: Quantum of Solace (2008).
screenshot_274078_thumb_wide940
Explore cada canto do mundo ao lado de seus colegas de combate em gráficos de cair o queixo. Siga em frente!
CoD: MW3 se passa em terras conhecidas, porém com um ar futurista embutido nelas. Entre os cenários apresentados estão: Nova York, Paris, Londres, Praga, Berlim, Hamburgo, Dubai, Moscou, Serra Leoa, Mogadishu, Kharmashu, entre outros.

1748_call_of_duty_modern_warfare_3Roupagem de Guerra

Dentre os maiores triunfos desta nova sequência, ao meu ver, estão os gráficos. Aqui eles se comportam de uma maneira espetacular, com luzes e efeitos sentidos desde o início do game. São detalhes minuciosos de poeira, focos de chuva, ventanias, escombros em cinzas, nevoeiros e partículas diversas em cenários super coloridos que completam todo o ambiente e clima de guerra.

Destaque para os ambientes do jogo: aqui eles se mostram gigantes e contam com grandes construções, seja em meio a cidades abertas ou nos desertos causados pela devastação geral na qual o game se passa. Entretanto, há certa redução de pixels em alguns momentos como estes, e percebe-se uma pobreza na reprodução dos rostos dos personagens, o que nos remete à realidade de que estamos em um console de pouco poderio gráfico, mas que ainda assim, consegue fazer frente à experiência das plataformas concorrentes.

screenshot_274076_thumb_wide940
Granadas, explosivos, fogo e artilharia pesada! Estes são os itens básicos para uma guera de verdade.
Em compensação, os movimentos dos personagens estão mais naturais. Rasteiras, dobras de joelho em corridas, maleabilidade em passagens estreitas, enfim, toda a movimentação está mais original e dinâmica se comparada à violência existente nos combates anteriores.

 gfs_223893_2_5aie
gfs_223893_2_13gfs_223893_2_19


A trilha sonora se mostra competente criando aquele clima de tensão e motivação, resultado dos intensos toques orquestrais, que complementam ainda mais o pacote. Dublagens e constantes “gritos” durante a guerra dão ainda mais motivação ao combate, mesmo que por vezes se mostrem repetitivos.

Por terra, céu e mar, vamos ao combate!

screenshot_41155
Muitos desafios de tirar o fôlego!
O aspecto “jogabilidade” permanece igual aos títulos anteriores, exceto por algumas melhorias e novas aparições. Você assumirá o controle de lanchas, robôs e passará por combates em helicópteros, trilhos de trem, perseguições em carros, aviões em queda livre além de muitas outras surpresas. 

O arsenal de armas também está mais completo. Controladores e outros tipos de artefatos – como morteiros, metralhadoras montadas e mísseis teleguiados - permitem maior destruição em massa.

Contudo, por vezes o jogo se mostra repetitivo. Muitas cenas de tiroteio desenfreado e inimigos aparecendo sem parar, em quantidades cada vez maiores, são aspectos que desanimam no decorrer do game. Salvo o clima cinematográfico que está sempre presente.

2224MW3_1-620x
gfs_223893_2_13

O modo online

O principal atrativo de compra do jogo, já considerado como um dos melhores Multiplayers da atualidade, é o seu modo online. Agora ele possui muito mais customizações, obtidas através de pontos que geram recompensas no jogo, como os killstreaks e pointstreaks - ao matar um determinado número de adversários e realizar objetivos, respectivamente.

Um exemplo do modo online em COD:MW3. Vício total!

A jogabilidade em rede retorna com antigos modos, como os clássicos Free for All, Team Deathmatch, Capture the Flag, entre tantos outros. Também estão inclusas novas campanhas, adições de mapas, diferentes armas e a bem vinda personalização de classes, em que o jogador decide se irá pertencer à classe Assault, Support ou Specialist, de acordo com o gosto e estratégia de cada um em campo.

screenshot_274080_thumb_wide940
Uma verdadeira guerra em meio a casas e ambientes naturais. Desça as ruas com tudo e vamos guerrear!

O modo Spec Ops está presente e traz consigo melhorias vindas do segundo capítulo da série. Nele, você poderá realizar tarefas na companhia de um amigo, em missões que envolvem fatores estratégicos, como resgate de reféns, sobrevivência a múltiplos inimigos, progredindo os níveis durante a sua jornada.
Call of Duty: Modern Warfare 3 é um poderoso game e muito bem-vindo às plataformas da Nintendo. O presente conteúdo extra, como o modo online, cooperativo entre amigos e a conclusão de objetivos no modo singleplayer já são o suficiente para que a compra do game valha a pena. Se você é fã da série, não deixe passar batido este jogo que tem tudo para ser um dos melhores a aparecer no Wii.

638780_222876_frontPrós

  • Um dos melhores gráficos a aparecer no Wii;
  • Experiência no mesmo patamar agitado e inovador das outras versões;
  • Melhorias nos modos Multiplayer, com a adição de diversos extras.

Contras

  • A linearidade em muitos momentos de tiroteio incessante;
  • Muitos elementos reciclados de capítulos e episódios passados da franquia.
Call of Duty: Modern Warfare 3 - Nintendo Wii - Nota Final: 8.5 
Gráficos: 9.5 | Som: 9.0 | Jogabilidade: 8.5 | Diversão: 7.5
 
 Revisão: Rafael Neves e Bruna Lima


*Essa Matéria foi publicada originalmente na Revista Nintendo Blast #26.

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Realmente pelo hardware datado do wii,até que ficou bem bonito e fluido este jogo.

    ResponderExcluir
  2. O Wii tem uma boa mecãnica para fps,pena que sofreu preconceitos pelo seu hardware.

    ResponderExcluir
  3. mw3 ficou show no wii detestei joga online no ps3 conexão pobre os controles ja do xbox sao mto ruins porem perfomace graficos multipleyer local online split screen sao melhores e tem + killstreaks

    ResponderExcluir
  4. Hilário, mandaram uma review do MW3 no msm dia do lançamento do Black Ops 2, q n vai ter pra Wii. (aaaah, mas vai ter pra Wii U.) Fodase, eu n tenho o Wii U, e vai demorar pra eu arranjar dinheiro pro jogo e console

    ResponderExcluir
  5. "Explore cada canto do mundo ao lado de seus colegas de combate em gráficos de cair o queixo. Siga em frente!" - o autor do post deve ser comediante. Sério, gráficos de cair o queixo ond??
    "Em compensação, os movimentos dos personagens estão mais naturais..." - parabens pra akele q conseguir me explicar essa frase.

    Otro detalhe, o Spec Ops pra Wii eh soh akele modo survival, n tem nda d resgate de refens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gráficos de cair o queixo se comparado às versões anteriores do console... Foi isso que o autor quis dizer. Todos sabemos que o hardware do Wii tem limitações em relação às concorrentes, então comparações diretas com outras plataformas não são absolutamente plausíveis...

      Excluir
  6. N eh nem preconceitos pelo seu hardware. O hardware eh uma bosta msm. Dah varias laggs graficas ao longo do singleplayer, e no multiplayer o kra q pega o host acaba se ferrando com as travadinhas q dah no meio da partida.

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKK de cair o queixo comparado ao Black Ops, por exemplo. Deve tah d brinks. O jogo soh melhora um pouco a parte d iluminação e o brilho das armas golds, q antes parecia mijo. Mano, Mano, msm comparado com varios otros jogos d Wii o MW3 tem uns graficos mto zuado. N eh nem comparaçao com outras plataformas entao.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro o MW3 ou o black ops para wii tem split screen?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google