Desenvolvedor indie destaca a "autonomia" proporcionada pela Nintendo no eShop do Wii U

A Nintendo já havia dito que os desenvolvedores indie seriam importantes no Wii U, prometendo uma relação mais amigável com eles e incent... (por Alex Sandro de Mattos em 19/11/2012, via Nintendo Blast)

A Nintendo já havia dito que os desenvolvedores indie seriam importantes no Wii U, prometendo uma relação mais amigável com eles e incentivo insanos. E é exatamente isso que está acontecendo, ao menos conforme a declaração de Mikael Haveri, gerente de marketing da Frozenbyte, desenvolvedora responsável por Trine 2: Director's Cut, ao site IGN. Haveri destacou a 'autonomia' proporcionada pela Big N aos desenvolvedores de games do eShop. Confira mais informações:

Haveri destacou que o ambiente do eShop se tornou algo próximo da AppStore e do Steam. Agora, no Wii U, os desenvolvedores indie podem tomar decisões relacionadas aos seus jogos na loja virtual. Mikael Haveri disse que eles podem definir o preço, controlar as vendas ou divulgar vídeos de seus jogos, por exemplo. Ou seja, os desenvolvedores indie possuem uma relação direta com a Big N e apenas recebem orientações básicas de "grandes caras", como o diretor de marketing da Frozenbyte afirmou na entrevista.

Ainda sobre o eShop, Haveri informou que a ausência de controles de preços e taxas contribuíram para que a loja virtual do Wii U se tornasse tão atraente. Os próprios desenvolvedores podem atuar com ferramentas promocionais para incentivar a venda a longo prazo, mantendo o título com vendas por várias semanas, fator esse que é essencial para desenvolvedores "pequenos".

E no caso de oferecer patches e DLCs no Wii U? Muitas desenvolvedoras vêm se queixando dos elevados preços cobrados para a disponibilização de novos conteúdos em lojas virtuais de consoles concorrentes, entretanto, no Wii U será diferente. A Nintendo não irá interferir, permitindo que os conteúdos adicionais e correções sejam disponibilizados sem custo algum.

Além disso, o gerente informou que a Frozenbyte está atenta ao Miiverse. Para ele, a experiência com o Miiverse é como uma avenida social, muito mais do que ficar observando Miis correndo e pulando, mas sim algo que pode estreitar a relação entre os jogadores e desenvolvedores.

É importante ver que a Nintendo está atenta com o ambiente online de seu console. É um passo importante para quem ainda está engrenando e investindo fortemente nessa área, mas que possui as ferramentas necessárias para o sucesso. Já sabemos que o eShop do Wii U está agradando aos desenvolvedores, agora só nos resta saber se o mesmo acontecerá com os proprietários do console.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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