Item Box

Item Box: Goldeneye (GoldenEye 007)

Assim como demais períodos de intenso conflito, a Guerra Fria entre os blocos capitalista e socialista durante metade do século passado a... (por Lucas Palma Mistrello em 21/11/2012, via Nintendo Blast)


Assim como demais períodos de intenso conflito, a Guerra Fria entre os blocos capitalista e socialista durante metade do século passado alavancou o desenvolvimento científico dos poderes beligerantes. Embora rendesse alguns feitos relevantes como o início da exploração espacial pelo homem, e outros avanços indiretos, a herança desse período é sombria: um arsenal capaz de reduzir a humanidade a pó. Em 007 Contra GoldenEye, 17º filme da série e jogo mais aclamado da franquia, o jogador precisa impedir o uso de uma das peças desse arsenal. Entenda um pouco mais deste item e de seu contexto histórico a seguir.

A queda de uma gigante

O bloco socialista, liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS, era organizado a partir de um sistema diferente do capitalismo dominante atualmente, de um outro modo de produção na terminologia marxista para os mais cultos. Em linhas gerais, resumidas e grosseiras, o socialismo é um regime onde não há propriedade privada e nem interesse em lucro, todo o patrimônio de uma sociedade pertence a ela como um todo, e isto é, tudo é de todo mundo, e o "todo mundo" é representado pelo estado.

Com o fim da Guerra Fria ocasionando a derrota do bloco socialista, foram empreendidos em todos os países que adotavam esse sistema uma série de programas de transição para o capitalismo. Passar o patrimônio que era de todos, nas mãos do estado, para a propriedade privada individual. O resultado foi um desastre completo. Os programas acabaram transformando-se em processos extremamente fraudulentos e corruptos de privatizações por todos os países do ex-bloco socialista.

Aproveitando-se do desmonte da burocracia estatal (estavam se criando países novos e trocando governantes), as privatizações foram realizadas do dia para a noite, dominadas por seletos mafiosos, altos oficiais, e magnatas soviéticos com fortunas em países capitalistas. Muita documentação e balancetes foram alterados ou destruídos para que se perdesse o controle dos bens estatais nos países.

Países que formavam a União Soviética até 1991. Juntos somavam 22 milhões e 400 mil km², pouco menos de três Brasis.

As principais fraudes ocorreram em vendas de terras suspeitas de possuírem depósitos de petróleo, gás natural e demais combustíveis fósseis, e, especialmente armamento constituído durante a Guerra Fria. A queda da URSS significou caos nas maiores forças armadas que o mundo já viu, logo divididas em quinze países diferentes. O principal efeito foi o próprio esgotamento ideológico da existência daquele arsenal todo (para que ter tudo aquilo se o inimigo, o capitalismo, agora também era praticado?) mas, ao mesmo tempo foi um paraíso para tráfico e roubo de armamentos.

No filme O Senhor das Armas (Lord of War) é contada a história de Yuri Orlov, um imigrante do leste europeu nos Estados Unidos que entra no ramo do tráfico de armamentos. Sua carreira cresce astronomicamente após o desmantelamento da URSS, seu tio era um general soviético até então, mas após o fim do país, passou a ser membro da recém-constituída Ucrânia. Nesse tempo de reorganização governamental e burocrática, Yuri se aproveita e desvia milhares de armamentos a partir da fraude de documentos. 

Uma relíquia da Guerra Fria

Com o fim da Guerra Fria a própria série 007 ficou em cheque. Os filmes estrelados por Timothy Dalton embora hoje sejam bem recebidos pela crítica, em sua época não tiveram aceitação universal. Já apresentando inclusive um desgaste ideológico da luta entre capitalismo e socialismo no Marcado para a Morte, de 1985. Mas o principal problema era que o grande inimigo da espionagem ocidental já não mais existia.

A espionagem em grande escala virou relíquia, como a própria M diz a James Bond em GoldenEye. A KGB foi desmantelada e dividida entre os novos países. A CIA teve o maior corte de orçamento de sua história, e a agência de James Bond, o MI-6 (ou SIS) em 1994 virou órgão público até mesmo com prestação de contas, e inaugurou um quartel-general luxuoso, e pouco secreto, às margens do Tâmisa em um cruzamento movimentando de Londres.

Tudo isto era o desafio do próximo filme de 007. GoldenEye já iniciava com o tradicional vídeo clipe na voz de Tina Turner cantando o tema, enquanto os símbolos do socialismo eram destruídos e caíam pela tela. Desta vez James Bond precisaria enfrentar alguém que estava se aproveitando do clima de caos que dominava os ex-países soviéticos, como a personagem de Xênia diz no filme, a Rússia era "uma nova terra de novas oportunidades".

"GoldenEye" é uma homenagem ao criador de James Bond, Ian Fleming. Em um costume de países anglo-saxônicos, normalmente dá-se nome às chácaras ou sítios, e a propriedade de Ian na Jamaica, onde ele aposentou-se e escreveu os romances de 007 chamava-se Goldeneye. Ian Fleming, que trabalhou na inteligência naval, criou um programa de monitoramento do território britânico de Gibraltar, no sul da Espanha, durante a II Guerra Mundial, na eventualidade da Espanha se juntar oficialmente ao Eixo ou da Alemanha invadir o país. O programa, que deu notoriedade a Fleming, também se chamou Goldeneye.

Londres na Idade da Pedra

ATENÇÃO: A partir deste momento você estará lendo transcrições de documentação altamente confidencial do arquivo secreto da divisão M, setor 00 da pasta de Inteligência Militar #6 - MI6 do Serviço Secreto de Inteligência de Vossa Majestade. Alguns dos dados foram censurados para manutenção de sigilo absoluto do relatado abaixo. A divulgação destes dados está sujeita a pena capital por traição, eles são destinados apenas para seus olhos.




Assunto: Programa Espacial Bélico Soviético Goldeneye
Codinome da Operação: GoldenEye
Divisão: M
Setor: 00
Classificação: Confidencial Nível A-1


Na década de 1980 ambas as potências da Guerra Fria estavam focando no desenvolvimento de armas espaciais que pudessem atacar o inimigo pelos céus, ao mesmo tempo que, como satélites, fossem capazes de detectar e defender o território na superfície de ataques vindo por terra. Daí nasceu o infame projeto "Guerra nas Estrelas" do governo de Ronald Reagan nos EUA e a resposta Soviética: o Polyus, um satélite contendo canhões laser e ogivas nucleares. Polyus foi lançado em 1987, mas um acidente, atribuído pelas autoridades soviéticas ao mecanismo de ignição, fez com que o foguete que o levaria à órbita explodisse na atmosfera.

A partir deste incidente, nossos analistas, os quais eram de extrema confiança de M, chegaram à conclusão que os soviéticos não teriam mais dinheiro nem capacidade tecnológica de continuar a desenvolver este tipo de arma. Estavam redondamente enganados. O programa espacial Goldeneye consistiu na fabricação e lançamento de (descobertos até o presente momento apenas) dois foguetes carregando satélites bélicos, Petya e Mischa, pela União Soviética no fim da década de 1980.

p. 1


Os satélites do Programa Goldeneye carregavam uma ogiva nuclear especial ,e ao ser ajustada a trajetória da órbita do satélite, eles são posicionado sobre o local alvo. Ao chegar às coordenadas apontadas, o Goldeneye detonava sua ogiva em baixa órbita, causando uma reação radioativa na atmosfera que se ampliava até a superfície. A radiação cria um pulso eletro-magnético (PEM) que sobrecarrega os circuitos eletrônicos, destruindo todos os equipamentos num raio de mais de 40 km do local da detonação.

A única detonação conhecida do Goldeneye ocorreu sobre a própria estação de controle do sistema em Severnaya (conforme fotografia em anexo), Federação Russa. Segundo o relatório do General Ouromov, então chefe da divisão espacial do Ministério da Defesa, a infra-estrutura do local continuará prejudicada durante décadas. De acordo com a análise do MI-6, nenhum sinal de equipamentos eletrônicos foi detectado em um raio de 47 km. A ameaça do grupo Janus sobre a detonação do segundo satélite sobre Londres - segundo as palavras do líder do grupo mafioso, o ex-agente 006 Alec Trevelyan, disse que a cidade voltaria à Idade da Pedra.



NOTA: O relatório do General Ouromov ao Ministro de Defesa Russo, Dmitri Mishikin, mencionou apenas a existência de um único satélite Goldeneye, Petya, detonado sobre Severnaya. Fato aceito pelo ministro e seus conselheiros, demonstrando a falta de controle dos russos sobre seu armamento constituído durante a Guerra Fria após a queda da URSS. Recomenda-se manter monitoramento sobre o assunto para evitar o desconhecimento de um eventual terceiro satélite.
p. 2

A estação de controle principal do programa Goldeneye localizava-se em Severnaya, Sverdlovsk Oblast, região central da Rússia, a aproximadamente 1.000 km de Moscou e entre 500 e 400 km da fronteira do Cazaquistão. Até os incidentes relatados na página anterior, o Ministério da Defesa russo alegava que a estação de controle estava abandonada após o incidente com o Polyus em 1987. O que havia sido confirmado pela nossa inteligência. Outra documentação encontrada há dois anos apontou alegações russas de que as instalações tratavam-se de uma estação de observação climática.

Com a destruição da estação de controle principal em solo russo após deserção do General Ouromov (eliminado pelo agente 007),  utilizada para acobertar o roubo do satélite Mischa restou apenas um local possível para a ativação do segundo Goldeneye. A partir do rastreamento da ex-programadora nível 2 da estação de Severnaya, Natalya Simonova, localizamos um conjunto de antenas de transmissão acobertadas por um lago artificial na ilha principal de Cuba. Esta instalação sendo completamente desconhecida até então por todas as agências de inteligência ocidentais.


Cuba e Severnaya
O conjunto cubano de antenas, situado a aproximadamente 270 km de Havana, foi permanentemente destruído pelo agente 007 e os panéis de controle danificados irreversivelmente. Também há dois anos foram encontradas novas informações referentes a possibilidade de adaptação de instalações de uma usina de energia solar na Nigéria para o controle dos satélites.

p. 3


O incidente na estação de Severnaya, de acordo com as investigações do agente 007, tratou-se de acobertamento do roubo do segundo satélite Goldeneye, desconhecido pelo Ministério de Defesa Russo. Roubo realizado pelo General Arkady Gregorovich Ourumov e pela ex-Capitão Xenia Sergeyevna Onatopp, demonstrando extrema corrupção dos mais altos escalões militares russos. Eventos orquestrados pelo ex-membro do MI-6 Alec Trevelyan, como método de acobertar fraudes financeiras eletrônicas. Abaixo, anexada imagem do ato da ocorrência com os dois ex-oficiais soviéticos.

Com a ajuda da ex-programadora da estação de Severnaya foi possível alterar a trajetória de Mischa, fazendo com que ele perdesse órbita e se chocasse com a atmosfera. Destruindo, com as informações conhecidas até a presente elaboração deste relatório, o último dos satélites Goldeneye.

Agosto de 1997: GoldenEye 007 - Nintendo 64
Novembro de 2010: GoldenEye 007 - Nintendo Wii
Novembro de 2010: GoldeyEye 007 - Nintendo DS










p. 4

Revisão do Relatório: Cap. NB Luigi Santana



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google