Jogamos

Análise: 3D Game Collection: 55-in-1 (3DS)

Você já deve estar familiarizado com jogos estilo passatempo e até mesmo já deve ter gasto algumas horas entretido com algum deles, nem qu... (por Alberto Canen em 29/12/2012, via Nintendo Blast)

Você já deve estar familiarizado com jogos estilo passatempo e até mesmo já deve ter gasto algumas horas entretido com algum deles, nem que seja jogando paciência no computador. Se você gosta desse tipo de jogo, 3D Game Collection: 55-in-1 vai chamar a sua atenção, ainda mais considerando que o Nintendo 3DS é um console excelente para esse tipo de game, já que, além de ser portátil, conta com tela sensível ao toque e o suporte da caneta Stylus. Resta saber se a Joindots GmbH, desenvolvedora alemã do game, conseguiu fazer um bom serviço.

Como a desenvolvedora do jogo é europeia, é fácil entender porque 3D Game Collection foi disponibilizado no eShop apenas dia 20 de dezembro de 2012, mas já havia sido lançado em mídia física na Europa e Austrália no começo do ano, tendo a inglesa Mastertronic Games como editora. A verdade é que esse é um game tão simples e que exige tão pouco do hardware do 3DS, que não deveria mesmo ser distribuído em cartucho, mas tão somente nas lojas virtuais, local mais apropriado para ele e que permite um preço mais justo, por não gastar com a produção e distribuição em lojas físicas.

Quantos jogos mesmo?

Apesar do nome do jogo, na sua segunda parte, dizer que são 55 jogos em 1, é praticamente uma propaganda enganosa, na medida que são apenas 25 tipos diferentes de jogos, que se repetem na maioria das vezes. Por exemplo, o jogo de memória aparece três vezes e o de quebra-cabeça, cinco. Abaixo segue uma lista com os 25 tipos, da forma como são apresentados pelo eShop:

Batalha Naval sem outra pessoa é chato
  1. Batalha-naval
  2. Bingo
  3. Campo minado
  4. Canalização
  5. Combinação de 3
  6. Come-pinos
  7. Damas
  8. Damas chinesas
  9. Decifra-códigos
  10. Dominó
  11. Gamão
  12. Jogo dos erros
  13. Jogo dos pares
  14. Kakuro
  15. Ludo
  16. Mahjong
  17. Move-blocos
  18. Paciência
  19. Quebra-cabeça
  20. Quebra-cabeça deslizante
  21. Resta um
  22. Sequência de 4
  23. Sudoku
  24. Trilha
  25. Yam

Esses jogos citados acima, estilo passatempo, são ótimos para desenvolver o raciocínio e atenção. Em geral, apesar do nome (passar o tempo), cada partida costuma ter curta duração, mas a vontade de jogar novamente acaba por entreter o jogador por um bom período. Com isso, podemos dizer que, apesar de nada original, 3D Game Collection apresenta um bom valor de longevidade. Dito isso, devemos ter em mente que o nível dos desafios apresentados é baixo, como se o game apresentasse apenas o nível fácil, sem opções para jogadores que buscam um pouco mais de raciocínio. Por exemplo, os quebra-cabeças (jigsaw puzzle) apresentados têm apenas 25 peças, que não precisam sequer ser giradas, já estão na posição correta para encaixe, é só uma questão de quão rápido você consegue colocá-las no devido lugar. Como nem a imagem é alterada, na segunda vez você já decorou as posições das peças e na terceira já deve estar com o troféu ouro (os outros dois troféus possíveis são bronze e prata). O jogo dos erros, no qual você deve encontrar oito diferenças entre duas imagens, possui sempre as mesmas imagens nas cinco vezes em que ele aparece, mudando apenas o local dos erros, mas com algumas partidas eles já começam a se repetir.

Conseguiu achar os outros 6 erros?
Apesar de a maioria dos jogos da coleção ser bem conhecida dos jogadores, alguns certamente precisam do uso do manual para lembrar as regras, que você pode acessar clicando na interrogação que fica embaixo de cada jogo. Um bom exemplo é damas chinesa, que você sempre encontra naqueles jogos de tabuleiro 10-em-1, que vêm com peças de xadrez, damas, ludo etc., mas nunca teve coragem de aprender as regras. Esse pode ser um bom momento para isso.

Você sabe jogar isso?
Vale destacar o bom uso da canetinha Stylus, que se encaixa muito bem nesse tipo de jogo, e é usada a todo instante, com raras exceções em que o uso do direcional será necessário, como no jogo de mover os blocos para o local correto, no qual controlamos um personagem para arrastar as caixas.

Entre troféus e piratas

O jogo, surpreendentemente, conta com um excelente uso do efeito tridimensional do 3DS. Contudo, não serve praticamente em momento algum da jogatina, que se passa, na maioria das vezes, na tela de toque; e quando a tela superior é utilizada, o 3D é usado apenas para dar um visual melhor.

O game conta com três temas diferentes: espaço sideral, piratas e campo de flores. Mas o pessoal da Joindots só fez essa divisão para ficar mais fácil acessar os jogos, pois seria muito confuso colocar os 55 games na mesma tela ou ter que ficar deslizando a tela para baixo para procurar o tipo de jogo escolhido. A escolha de um tema diferente, portanto, não tem qualquer influência na jogatina, são apenas alterações no visual.

Muda o tema, mas o jogo é o mesmo

As músicas apresentadas em cada jogo são bem chatas, mas, felizmente, nas opções é oferecida a possibilidade de deixar apenas os sons do jogo, retirando as músicas de fundo por completo. Acredite: você vai sentir um alívio ao fazer isso, pois além de ruins, são bem repetitivas.

Apesar de o game contar com troféus para cada tipo de jogo e de apresentar uma lista dos conquistados por cada jogador - até quatro jogadores podem salvar o jogo -, não há uma forma de comparar essas conquistas com os amigos online, ou mesmo com o restante do mundo. Se você ficou satisfeito por ter conseguido todos os 55 troféus de ouro, a única forma de compartilhar essa façanha é tirando uma foto ou mostrando o 3DS ao vivo.
O pessoal da Joindots não teve grandes ambições ao criar 3D Game Collection: 55-in-1. Claramente, eles tiveram como alvo um público que não quer um grande desafio, mas tão somente se distrair sem ter que pensar muito: apenas passar o tempo. Nesse aspecto, eles tiveram sucesso. Se formos considerar que jogo custa apenas R$9,99 e se compararmos com o valor dos passatempos físicos, essa coleção até que sai bem em conta.

Prós

  • Efeito 3D caprichado, apesar de desnecessário para a jogatina;
  • Bom número de tipos de jogos diferentes;
  • Bom uso da caneta Stylus.

Contras

  • Música chata e repetitiva;
  • Desafios simples demais;
  • Ausência de leaderboarding online para comparar resultados com os amigos e resto do mundo.
3D Game Collection: 55-in-1 - eShop/3DS - Nota Final: 6.0
Visual: 6.0 | Som: 3.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 6.0
Revisão: Alan Murilo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Até queria comprar esse joguete, ainda bem que li esse review, não vou comprar mais não. Infelizmente fui desavisado quando gastei 7 reais à toa para comprar aquele Pix3D. Pulta jogo ruim!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google