Jogamos

Análise: Samba de Amigo (Wii)

Em uma época na qual os consoles pareciam apenas requentar as mesmas ideias, o Dreamcast se destacava por ter sido o embrião de diversas f... (por Fábio Garcia em 09/12/2012, via Nintendo Blast)

Em uma época na qual os consoles pareciam apenas requentar as mesmas ideias, o Dreamcast se destacava por ter sido o embrião de diversas franquias e jogos que exploravam as qualidades do hardware. Um deles foi Samba de Amigo, um game musical que vinha com um equipamento próprio para ser jogado. Anos depois, com a Sega longe do mercado de hardware, decidiu-se que o Wii deveria ganhar uma versão do jogo, aproveitando os controles com sensores de movimento. Parecia uma boa ideia, não é?

Samba de Janeiro!


O funcionamento do jogo é muito simples: em Samba de Amigo, você segura duas maracas e precisa chacoalhá-las quando uma bolinha encosta em um dos seis círculos dispostos na tela. São três círculos para cada lado (direito e esquerdo), e cada um representa a altura na qual a maraca deve ser chacoalhada (na altura máxima, no meio e em baixo), tudo no ritmo da música.

Embora o jogo se chame “Samba” de Amigo, o que você não vai ver é um Zeca Pagodinho da vida. Para falar bem diretamente, o jogo é uma exaltação da música latina, e não da brasileira. Tirando um “Mas que Nada” ou outra música, os únicos ritmos que você vai ouvir neste jogo são músicas latinas.


A versão original de Dreamcast vinha com maracas e um sensor que identificava a altura delas, e o jogo funcionava muito bem até. Ele teve um certo destaque na imprensa brasileira de games na época do seu lançamento, em 2000, até a revista Ação Games chegou a convidar o grupo Katinguelê (que na época estava no auge) para testar o jogo tão brasileiro quanto a portuguesa Carmen Miranda.

Com toda essa euforia pelo jogo e carisma dos personagens, foi questão de tempo até alguém ter a ideia de lançar uma versão para o Wii, que trazia também um sensor de movimento e dois controles que, com alguma imaginação, poderiam emular um par de maracas.

O processo

A Gearbox foi a responsável por desenvolver o Samba de Amigo do Wii, e o processo foi demorado. Não é mistério para ninguém que o controle do Wii não é o suprassumo da detecção de movimentos, então a desenvolvedora teve que fazer alguns malabarismos para que o jogo funcionasse. Na versão original, o game vinha com um par de maracas, mas a versão de Wii usaria apenas os controles.

A produtora teve um trabalho hercúleo para driblar as imperfeições do Wiimote, e conseguiu um bom trabalho, no geral. Você pode jogar Samba de Amigo com a dupla Wiimote e Nunchuk ou com dois Wiimotes, e ambos possuem a mesma sensibilidade de jogar. Segundo as revistas de games que iam publicando os previews de como o Samba de Amigo estava ficando, a Gearbox teve que se virar com os acelerômetros do controle, afinal o pointer faria toda a jogabilidade ir por água abaixo (pela ausência deste recurso no Nunchuk). E com tanto esforço, o jogo funcionou? A resposta está no próximo tópico da análise.

“NÃO”

Posso ser cruel ao afirmar isso, mas Samba de Amigo não é um jogo que merece ser jogado porque ele simplesmente não funciona. O visual é simpático, o estilo carnavalesco te empolga (a abertura é muito motivadora), as músicas são muito legais (tem até “Asereje”) e alguns modos são muito divertidos (como o “Love Love”, no qual você joga com alguém para que o jogo calcule a compatibilidade amorosa entre as duas pessoas), mas o jogo é injogável porque exige uma precisão que ele não oferece.

Você precisa criar um “método” de jogar, o que frustra um jogador que quer apenas pegar o controle e chacoalhar maracas. Infelizmente, o jogo não é compatível com o Wii MotionPlus, que resolveria o problema da falta de captação de altura, e o Wii também não permite atualizar jogos antigos com patches lançados pela internet (a única interação de Samba de Amigo com a Nintendo Wi-Fi Connection é para baixar pacotes com novas músicas).


A ideia é boa, mas a execução é péssima. Essa é mais uma tentativa da Sega de reviver uma franquia muito querida, que infelizmente foi desperdiçada pelas limitações técnicas do console. Talvez esse jogo funcione se você ignorar que ele vai te julgar cruelmente por causa dos erros causados pela jogabilidade ruim... é, você não vai conseguir ignorar isso. Aliás, chegou a jogar este game? Conte para nós a experiência que teve nos comentários.

Prós


  • Carisma dos personagens;
  • Visual carnavalesco;
  • Seleção divertida de músicas.

Contras


  • Jogabilidade horrível e imprecisa;
  • Um pouco de poluição visual;
  • Poucas músicas para download;
  • Quase injogável nos modos mais difíceis.


Samba de Amigo – Nintendo Wii – Nota final: 6.0
Gráficos: 8.0 | Som: 9.5 | Jogabilidade: 4.5 | Diversão: 6.5

Revisão: Lucas Oliveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google