Blast from the Past

Blast from the Past: Wario Land 4 (GBA)

Quando uma pirâmide recheada de tesouros é encontrada por exploradores, o ganancioso Wario não perde tempo e corre para o monumento. Esta ... (por Farley Santos em 05/12/2012, via Nintendo Blast)

Quando uma pirâmide recheada de tesouros é encontrada por exploradores, o ganancioso Wario não perde tempo e corre para o monumento. Esta é a simples trama de Wario Land 4, game de ação e plataforma lançado para GBA em 2001. O título passou por várias mudanças, abandonando a exploração de Wario Land 3 (GBC) e adotando uma progressão mais tradicional e linear, mantendo características da série como as bizarras transformações de Wario.

A pirâmide dos tesouros

O ganancioso Wario está lendo o jornal, quando nota uma notícia muito interessante: o artigo dizia que uma antiga pirâmide foi encontrada no meio da selva. O grupo de exploradores responsável pela descoberta afirma que a construção é possivelmente relacionada com a lenda da princesa Shokora, que foi amaldiçoada e expulsa da pirâmide por uma ambiciosa feiticeira chamada Golden Diva. Mas o detalhe que realmente chamou a atenção de Wario foi que o texto informava que vários artefatos valiosos estavam escondidos nas ruínas. Sem perder mais nenhum segundo, o anti-herói parte em mais uma aventura a fim de conseguir mais tesouros.

Corrida contra o tempo

Assim como os outros games da série, Wario Land 4 é uma aventura de plataforma. Entretanto, este quarto episódio sofreu várias alterações em relação aos seus dois últimos antecessores. Wario não é mais invencível: o personagem conta com um medidor de vida no formato de corações. As transformações ainda estão presentes, mas agora aparecem em menor frequência. O protagonista já começa a aventura tendo todos os movimentos à disposição, ao contrário de Wario Land 3 (GBC). Wario conta também com um novo ataque: uma cotovelada combinada com um movimento de correr, extremamente útil para cobrir distâncias rapidamente.


A estrutura das fases também foi alterada. Os estágios são lineares e oferecem pouca exploração, mas uma nova mecânica tornam as coisas bem mais interessantes. O objetivo de Wario em cada fase é capturar uma criatura em forma de chave. Só que para poder escapar do estágio, um botão em forma de sapo precisa ser apertado. Ao ativar o mecanismo Wario precisa correr para o início da fase e fugir através de um portal. Só existe um pequeno detalhe: existe um limite de tempo e o portal se fecha quando o tempo acaba. As mudanças tornaram o game bem frenético e dinâmico, algo completamente novo na série.


Após completar quatro estágios de uma área, sempre coletando as jóias especiais espalhadas pelas fases, Wario pode finalmente enfrentar o chefe da região. Antes de cada confronto é possível jogar minigames que dão moedas como prêmio. As moedas podem ser utilizadas para comprar itens que atacam o monstro no início da batalha, drenando uma parcela de sua energia. Os combates também contam com limite de tempo, demore demais e você não receberá o tesouro do chefe.


Uma aventura gananciosa 

Com belos gráficos e jogabilidade fluída, Wario Land 4 é considerado um dos melhores jogos do GBA. Isto é um fato notável, já que o game foi lançado poucos meses após o lançamento do portátil. Muitos dos novos conceitos testados neste episódio retornaram em Wario Land: Shake It! (Wii), o que reforça o sucesso das mudanças. Em 2011, o título foi disponibilizado para 3DS através do programa de Embaixadores, permitindo que muitos jogadores finalmente conhecessem o jogo. E vocês, recomendam este game?

Revisão: Ricardo Bach

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Recomendar é pouco. Quem teve o GBA e nao jogou Wario Land 4 perdeu o melhor jogo lançado pra ele. Desculpa Mario mas o Wario foi o melhor.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google