Entenda por que Star Fox Adventures (GC) teve uma recepção negativa da crítica

Star Fox Adventures é um dos grandes jogos do GameCube e também da Rare . Para quem não se lembra, este foi o último jogo desenvolvido pe... (por Alex Sandro de Mattos em 29/12/2012, via Nintendo Blast)

O seu "Firefox", o que está fazendo aqui? Estamos na pré-história do Internet Explorer!
Star Fox Adventures é um dos grandes jogos do GameCube e também da Rare. Para quem não se lembra, este foi o último jogo desenvolvido pela talentosa subsidiária para um console de mesa da Nintendo antes de ser comprada pela Microsoft. Em uma entrevista ao site Nintendo Life, Phil Tossell, o engenheiro chefe de software do título, explicou porque o título não agradou a crítica. Confira a declaração dele:

"Eu entendo perfeitamente a reação porque muitos de nós da equipe sentíamos o mesmo. Pessoalmente, eu sabia que o jogo tinha suas falhas, mas também ele pegou emprestado excessivamente elementos de Zelda, eu acho. Dá para sentir como os elementos de Star Fox foram anexados - e é claro que estavam lá! Mas, depois de tudo isso, eu estou muito orgulhoso do que conseguimos, especialmente levando em conta o tempo e recursos que tínhamos. Eu acho que algumas das críticas eram injustificadas e giravam em torno de não ser um bom Star Fox como os outros, ao invés de julgá-lo como ele era. Muitas pessoas vieram até mim nos anos seguintes e disseram que adoravam o jogo e que não entendia porque recebeu tantas críticas."
Possivelmente, por ser um jogo similar à série Zelda e "quebrar" o estilo visto em Star Fox e Star Fox 64, ou até mesmo por ser um projeto que não tinha relação com um título da estelar, já que Adventures foi baseado  em game inicialmente desenvolvido para Nintendo 64 chamado Dinosaur Planet, o jogo desagradou a muitos.

E você, acha que Star Fox Adventures é um bom jogo ou a mudança de estilo não te agradou?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Outro jogo, na minha opinião muito injustiçado, foi Metroid: Other M!
    Para mim está no top 10 do Wii fácil fácil, li e reli as críticas algumas negativas fazem sentido mas NADA pra tirar o brilho desse jogo! ;/
    A tristeza fica por conta de que se o jogo vende mal, adeus sequências ;<, isso tem lados negativos mas lados positivos, estou torcendo para a continuação "DKCR" para o 3DS com os inimigos Kremillings!

    ResponderExcluir
  2. Cara Other M é uma ofensa ao lixo, e não é porque vende mal, é porque é ruim , Metroid Other M já é um million seller, vendeu bem, você terminou esse jogo para começar?
    Você que derrotou a MB?
    Você que matou os Metroids?
    Você que matou Ridley?
    Você que matou Deleter?
    Você que impediu que a Bottle Ship de chocar com o QG a Galatic Federation?
    Em Other não fazemos nada, ficamos passeando numa nave é só, é um lixo, a história é um lixo, tudo nesse jogo não presta, até o gameplay é um lixo já que é um jogo linear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao eu acho que tu queria um metroid onde a samus chegasse e matasse todo mundo '-', na minha opinião e o melhor metroid ja feito, adorei a história e amei o lado "humano" da samus, sendo que eu até chorei no final por causa do Adam u.u

      Excluir
  3. @Bocopi, respondendo suas pertunas:

    Sim, terminei duas vezes, uma sem pegar tudo, depois comecei e peguei todos os itens. Pela minha lembrança, há sim metroids (bem no final tenho certeza, um deixa ela bem debilitada), tem o Ridley também, você o enfrenta numa nave gigante, uma dos melhores desafios que já enfrentei.

    E, sem querer te ofender, mas ele tem uma das histórias (não só pela narrativa ou jeito que eles contam a história) que já vi em Metroid (que não precisa muito mesmo história)!

    E não há linearidade não, assim como outros metroids você consegue powerups e volta e abre ou descobre novos caminhos. Claro tudo isso é minha opinião, mas de lixo esse jogo não passa nem perto, que você não goste é uma coisa chamar de lixo é bem radical.

    ResponderExcluir
  4. Vai se fuder quem acha Other M ruim,nesse jogo souberam exatamente como trazer o antigo metroid para a geração atual,é concerteza um dos melhores jogos dessa geração.Nossa VAI SE FERRAR quem chama o Other M de lixo¬¬

    ResponderExcluir
  5. Bruno tu nem usa o facebook U_U kkkk #Chatiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade to sem internet ha 3 dias,então só mexo pelo celular....mas naquele post que eu falei q ia deixar meu comentario do facebook,ele ta ainda'-'

      Excluir
  6. @Bruno Kobayashi Verdade, para mim ele tem a melhor história da série, sem falar da execelente dublagem =D

    ResponderExcluir
  7. @Leandro, Other M e Star Fox Adventures sofrem de um mesmo mau: fogem daquilo que consagrou suas respectivas franquias! Nunca cheguei a jogar este Star Fox, mas já zerei Other M várias vezes. De fato, está muito longe de ser um jogo ruim, mas o game falha ao carregar consigo o nome Metroid. Talvez, se fosse um título original, ele seria mais bem aceito; mas como o game faz parte de uma história já conhecida pelos fãs da série, as inconsistências no enredo e falta de exploção acabam com o título.

    Eu concordo com Bocopi/Alessandra: Em todos os outros games da série, o jogador é apresentado ao título com uma idéia do que está acontecendo. Logo nos primeiros minutos de cada jogo você sabe qual é a sua missão (seja caçar Metroids, resgatar o bebê de Ridley, ou descobrir o que houve com os soldados da federação em Aether). Mesmo que a missão mude ao longo do jogo, nós temos uma idéia de qual nosso objetivo principal seria, e temos que descobrir o que fazer em seguida explorando cada canto dos planetas visitados. Já em Other M, ficamos indo do ponto A ao ponto B, sem saber o que está havendo. Nossa missão é a mesma do início ao fim: descobrir o que aconteceu com a estação espacial. Isso não seria um problema, se Malkovich já não tivesse pelo menos uma idéia do que era! Em nenhum momento ele nos dá uma dica que poderia nos colocar no enredo, ao invés disso, mantém tudo em segredo e nos manda passear pela estação.

    Bom, em relação ao gameplay, eu achei excelente essa mecânica de alterar entre perspectivas. Foi uma mecânica nova e muito bem aproveitada dentro do que o game propõe. Entretanto, os controles foram simplificados de mais. Se, por um lado, aquele gamer menos habilidoso se sente mais animado com os comandos simples que o permitem fazer movimentos chamativos, como o Overblast, o game não faz nada para dar essa mesma sensação ao gamer hardcore, que é o público mais fiel à série. A simplificação dos controles não foi uma má idéia, mas a ausência de segredos, ou combos mais complicados, junto à linearidade e falta de exploração e liberdade serviram para tornar o título o pior Metroid já feito, na minha opinião.

    Para terminar, deixo o link de um vídeo no Youtube que faz uma melhor análise sobre isso: http://www.youtube.com/watch?v=pX4mhp-8sOc

    É lógico que, mesmo vendo esse vídeo e lendo as minhas opiniões, você pode continuar defendendo o game firmemente, mas acredito que seja bom ver as opiniões dos fãs que se sentiram decepicionados.

    ResponderExcluir
  8. Minha opinião: Quem diz que Metroid Other M é perfeito tá exagerando, e quem diz que Metroid Other M é "uma ofensa ao lixo" também está exagerando. Other M teve um gameplay muito similar aos clássicos e com boas implementações (visão em primeira pessoa em casos especiais e os melees), os gráficos são com certeza os melhores do wii, o ambiente e os efeitos sonoros casaram perfeitamente e os dubladores fizeram um ótimo trabalho. ENTRETANTO a história de Other M é muito ruim (isso não é um fato, é minha opinião). A Nintendo podia ter explorado muito a história de Other M, cientistas haviam recriado Mother Brain, havia um traidor dentre os soldados, novamente clonaram metroids... mas resumiram tanto a história que ela ficou completamente chata. Acho que se o próximo Metroid tiver um gameplay similar ao de Other M e com uma história melhor elaborada (de preferência pós-fusion) esse será o melhor Metroid de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  9. Depois disso tudo eu até tinha esquecido que o post é sobre Star Fox. Enfim, jogarei esse título por curiosidade...

    ResponderExcluir
  10. @Müller, eu discordo sobre os gráficos. De fato, os gráficos de Other M são os melhores em termos de realismo, mas passam longe em relação à beleza. Por exemplo, a série Prime teve gráficos medianos se comparados a Other M, mas eles tinham uma beleza artística própria. Várias vezes já me peguei parado em cima de uma ponte ou dentro de uma ruína observando a paisagem. A série Prime teve um level design competente, e muita criatividade nas paisagens oferecidas.

    Já Other M tenta ser realista de mais, tirando a criatividade e beleza de cenários vistos em títulos anteriores. Eu achei que a Team Ninja fez um ótimo trabalho nos rostos dos personagens: já vi muitos games com gráficos até mais realistas onde os personagens são extremamente inexpressivos (remetendo ao uncanny valley), enquanto que Other M possui personagens com boas expressões faciais que não parecem forçadas ou robóticas. Mas o design da Samus foi muito mau feito; se você reparar em algumas cutscenes, seu quadril é tão grande que chega a ser desproporcional ao corpo.

    Bom, acho que já falei de mais nos comentários, então vou deixar mais dois links para videos que complementam o meu primeiro, sendo que o segundo é de um grupo chamado Extra Credits, que fazem análises sobre o mundo dos games de várias perspectivas e de forma criativa e de fácil entendimento. Acho que valeria a pena um Random Blast sobre eles:

    Continuação do primeiro video:
    http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_487631&feature=iv&src_vid=pX4mhp-8sOc&v=SfS0254dRRw

    Extra Credits:
    http://www.youtube.com/watch?v=RqFm1ei6mjo

    Zero Suit Samus e seus quadris desproporcionais:
    http://toshironoronin.files.wordpress.com/2012/06/samus_other_m.png

    ResponderExcluir
  11. Não entendo essa filosofia de "ame ou odeie" que tá rolando hoje em dia com os jogos.

    ResponderExcluir
  12. Terminei o metroid other M mais é pra terminar uma vez e vender ou dar pq você não vai jogar dinovo..

    ResponderExcluir
  13. @yamiryuu_zero Não duvido que há muitos fãs indignados com o jogo, eu concordo totalmente com sua idéia, mas daí a falar que o game é um lixo, a história é um lixo, gameplay é u lixo, isso não é nem discutível!

    PS: tenho essa mesma opinião com os RE pós 3, o RE4 é um jogação mas (pra mim) fugiu do jeito que eu esperava de um RE.

    PS2: eu não amo nem odeio jogo/pessoa

    ResponderExcluir
  14. Não ligo para cada um dos seus comentários, Metroid Other M é tão furado, que a própria história do jogo colide com ela mesma.
    @Paulo Ugarte: Lado humano da Samus? Nesse jogo Samus parece uma princesinha submissa ao Adam, ela tem que está com homem por perto para se sentir melhor nesse jogo, eu sou mulher e praticamente me sentir horrorizada com esse jogo, um jogo estremamente machista, quem discordar de mim tenta pelo menos ler essa análise do Forum N-Blast:

    http://forum.nintendoblast.com.br/t19079-uma-analise-da-estoria-de-metroid-other-m

    É a melhor analise que li sobre Metroid.

    ResponderExcluir
  15. @Bocopi/Alessandra
    "Metroid Other M é tão furado, que a própria história do jogo colide com ela mesma."

    Assim como n-milhões de outros jogos de sucesso!
    Street Fighter
    RE
    FF
    Mario
    Alguns FPS's
    ...


    O jogo ter um enredo ruim não faz dele um lixo, mas não adianta discutir nada disso, sua idade não te deixa ver além da sua revolta.

    No fim concordo com @Müller Lira
    "Quem diz que Metroid Other M é perfeito tá exagerando, e quem diz que Metroid Other M é "uma ofensa ao lixo" também está exagerando."

    Sobre games e falhas no enredo, já li páginas e mais páginas de fãs ávidos de Final Fantay 6(3) nas quais eles acham infinitas falhas em Final Fantasy 7, se você procurar furos em enredos vai encontrar.

    ResponderExcluir
  16. Como UM comentario muda todo o assunto do post U.U

    ResponderExcluir
  17. @Bocobi/Alessandra, você tem razão, esta foi a melhor crítica de Other M que eu já vi. Obrigado pelo link.

    ResponderExcluir
  18. @Bocobi/Alessandra O que te fez mudar de opinião tão bruscamente? Seu comentário nesse post foi tão diferente... http://www.nintendoblast.com.br/2012/08/a-maldicao-comercial-da-serie-metroid.html

    @yamiryuu_zero Continuo gostando dos gráficos, apesar de que bons gráficos não é o que fazem o jogo ser bom ou ruim. Não acho que o quadril da Samus influenciou em nada no game, até conheço mulheres piores rs.

    Quanto ao game do post, que não sei se alguém se lembra, mas é o Star Fox Adventures: vi gameplays e acho que uma coisa que fugiu MUITO dos demais games da franquia foi a 'atmosfera'... pra um game futurista, dinossauros não é uma coisa que combine.

    ResponderExcluir
  19. @Bocobi/Alessandra O que te fez mudar de opinião tão bruscamente? Seu comentário nesse post foi tão diferente... http://www.nintendoblast.com.br/2012/08/a-maldicao-comercial-da-serie-metroid.html

    ResponderExcluir
  20. Acho que vou começar a cobrar direitos autorais!

    ResponderExcluir
  21. Acho que vou começar a cobrar direitos autorais!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google