"Inovação é importante para a série New Super Mario Bros., mas sem destruir a diversão", afirma Nintendo

Você deve estar cansado de ouvir que os jogos 2D do Mario não têm sido inovadores o suficiente nos últimos anos. A série New Super Mario B... (por Alex Sandro de Mattos em 25/02/2013, via Nintendo Blast)

UHU! A próxima inovação será... jogar com Luigi no DLC Super Luigi Bros.! RÁ!
Você deve estar cansado de ouvir que os jogos 2D do Mario não têm sido inovadores o suficiente nos últimos anos. A série New Super Mario Bros. chegou ao seu quarto título no Wii U e trouxe muitas inovações e funcionalidades para a franquia, mesmo com a já conhecida jogabilidade. Takashi TezukaMasataka Takemoto, produtor e diretor, respectivamente, de New Super Mario Bros. U revelaram em entrevista ao IGN que a série 2D do encanador bigodudo precisa de inovação, mas que a Nintendo não quer destruir a diversão consagrada dos títulos. Confira as declarações a seguir:

"Quando finalizamos New Super Mario Bros. Wii, pensamos: "será difícil adicionar novas funcionalidades para isso". Assim que começamos a dar corpo ao próximo conceito, percebemos que poderíamos adicionar novas ideias em New Super Mario Bros. U. Agora, eu não posso dizer o que virá a seguir, mas acredito que ainda vamos encontrar novas coisas para a série. Eu acredito que inovação é importante, mas não pode ser algo que destrói o núcleo de diversão que define Mario em 2D. Precisamos de inovações que mantenham a sensação de jogar Mario 2D."
"É claro que dedicamos recursos na medida para tirar proveito das características e capacidade de uma plataforma, mas com um Mario 2D não queremos perder a base que muitos jogadores já conhecem e amam. Eu acho que essa sensação de segurança ajuda a equipe a se sentir como se tivessem algum espaço para trabalhar com novas ideias."
"Os jogadores continuam jogando Mario, depois de tudo, precisamente porque é facilmente compreensível e de forma única. Esta é uma força que é difícil de imitar e acho que precisamos manter o apreço."
"Não importa, você jogará New Super
MesMario Bros. 17 de qualquer jeito"
É evidente que a série side-scrolling do Mario não possui inovações como os jogos tridimensionais, principalmente porque há mais liberdade e opções de exploração e jogabilidade nos títulos 3D. New Super Mario Bros. U mostrou que a Nintendo ainda possui ideias a serem adicionadas à clássica forma da franquia e esperamos ansiosamente ver que novidades teremos no DLC New Super Luigi Bros. e o próximo salto da série tridimensional com o próximo título para Wii U. Mesmo assim, mudar uma forma clássica e consagrada da série 2D, que inclusive vende mais que os jogos 3D do encanador, sem prejudicar a diversão e, principalmente, sem decepcionar os fãs da franquia é algo que, certamente, a Nintendo não arriscará.

E você, acha que a Nintendo pode inovar na série New Super Mario Bros. sem prejudicar a essência e diversão da franquia 2D do encanador?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Acho que falta um desafio maior no próprio jogo. As coisas secretas que pegamos para completar 100% no jogo andam muito óbvias, raramente passam desapercebidas e a dificuldade fica só no controle para atingir o local. Cadê aquelas coisas que nunca achariamos sem detonado tipo abrir uma pedra aleatória no SMB3 ou aquela sala da casa dos Boo do SML do snes...

    ResponderExcluir
  2. ah super mario world aquilo que e super mario

    ResponderExcluir
  3. Sempre é possível inovar. O grande desafio é exatamente isso de criar coisas novas e manter a essência do jogo. Mas eu acho que eles podem fazê-lo, pois além de serem japoneses (e japoneses são foda), eles são japoneses da Nintendo.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que eles poderiam usar os personagens de maneira mais estratégica. Os desenvolvedores disseram que a Peach não era jogável para que todos os jogadores pudessem ter a mesma experiência com todos os personagens. Que tal, então, se no próximo jogo os gamers tivessem experiências diferentes? Poderia ter áreas que só seriam acessíveis com a Peach planando com seu guarda-chuva, outras áreas só acessíveis com os pulos mais altos do Luigi, ou até mesmo power ups que funcionem de maneira diferenciada pra cada jogador. Poderia haver áreas que só seriam acessíveis se dois ou mais jogadores cooperassem para superar certos obstáculos, ou então revisitar as fases para descobrir caminhos secretos com personagens variados. Eu acho que isso se encaixaria facilmente na fórmula dos jogos 2D do Mario!

    ResponderExcluir
  5. Ja finalizei o NSMBU, mas agora que o desafio vai começar...as STAR COINS !!!

    ResponderExcluir
  6. tem jogos muito bons que nao precisam de inovaçao tanto assim, vide god of war que ja chegou noseu sexto jogo sem mudar absolutamente nada, inclusive fechei no very hard apesar do jogo ser uma bostinha e perder feio para bayonetta

    ResponderExcluir
  7. tem jogos muito bons que nao precisam de inovaçao tanto assim, vide god of war 3 que ja chegou noseu sexto jogo sem mudar absolutamente nada, inclusive fechei no very hard apesar do jogo ser uma bostinha e perder feio para bayonetta

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google