Jogamos

Análise: Starship Defense (DSiWare)

Games do gênero tower defense são bem populares. Nestes títulos, o jogador tem que derrotar inimigos que passam por caminhos predetermina... (por Farley Santos em 19/03/2013, via Nintendo Blast)

Games do gênero tower defense são bem populares. Nestes títulos, o jogador tem que derrotar inimigos que passam por caminhos predeterminados através de torres fixas equipadas com algum armamento. Como existem vários jogos assim no mercado, as produtoras exploram a fórmula de diferentes maneiras para tentar atrair os jogadores e Starship Defense é um destes títulos. Desenvolvido pela Q-Games, responsável por Star Fox 64 3D (3DS), o game traz jogabilidade simples, aliada a gráficos inusitados e alto desafio.

Explorando um universo perigoso

Como qualquer outro título do gênero tower defense, o objetivo de Starship Defense é simples: proteja a sua frota espacial de investidas inimigas. As naves contam com inúmeros pontos nos quais é possível colocar armas, como lasers e metralhadoras, cada qual com características únicas, que atiram quando algum oponente entra no seu campo de ataque. Ao serem destruídas, as naves inimigas deixam energia, que pode ser utilizada na compra de novos armamentos. Os estágios são vencidos depois de derrotar o chefe da frota inimiga, que é a última nave a atacar.


Conforme avança pelas fases, a frota espacial recebe melhorias. Novas armas, upgrades e recursos vão sendo desbloqueados aos poucos, aumentando assim as possibilidades estratégicas. O preço não é baixo: para utilizar armamentos avançados é necessário utilizar cristais, que são obtidos após cada onda de ataques. Cartões especiais de variados efeitos, como reparo de escudos e energia fácil, podem ser utilizados nos momentos problemáticos.

Beleza traiçoeira

Starship Defense tem um estilo gráfico minimalista e inusitado. Os inimigos lembram formas geométricas coloridas, enquanto as naves aliadas são bem claras e quase se misturam ao fundo. A sensação é que algum matemático fez desenhos em um papel quadriculado animado, sendo o resultado muito agradável e único. A parte sonora não é nada especial, com composições simples que não complementam a experiência. O game é controlado exclusivamente na tela de toque, que funciona de maneira precisa e rápida.


Mas não se deixe enganar pela simplicidade: Starship Defense é um game de desafio elevado. Os primeiros estágios, que funcionam como tutorial, são simples e podem ser vencidos com certa facilidade. Após esta introdução, as investidas inimigas ficam bem mais complexas. Outras dificuldades são introduzidas: tempestades solares que desativam suas armas, campos de asteroides que destroem equipamentos, inimigos com fraquezas específicas e muito mais. A variedade de situações é grande, o que faz necessário sempre renovar estratégias para poder vencer.

Ser abatido pelos inimigos é um fato corriqueiro, mas isso não chega a ser frustrante. O game é balanceado e em nenhum momento as fases parecem impossíveis. Boa parte da diversão está justamente em montar e testar estratégias, ver o que dá certo ou não em cada situação, logo tentar várias vezes o mesmo estágio não é uma tarefa enfadonha. Outro desafio está em conseguir o status “perfect”, adquirido quando todos os inimigos de uma fase foram destruídos. Os perfects são necessários para destravar alguns estágios e extras, como músicas.

Defesa divertida

Starship Defense é uma excelente variação do gênero tower defense. Os gráficos estilosos, variedade de situações e controles tornam a experiência de jogo bem divertida. O desafio é alto, entretanto, o nível de frustração é bem reduzido por conta das inúmeras possibilidades de estratégia. O único defeito é a ausência de extras: são trinta estágios, com poucos incentivos para fazer os “perfects”. Se gosta de jogos de estratégia e tower defense, Starship Defense é uma ótima escolha.


Prós

  • Visual simplista e estiloso;
  • Jogabilidade intuitiva;
  • Desafio na medida certa.

Contras

  • Trilha sonora irrelevante;
  • Poucos extras.
Starship Defense - DSiWare - Nota Final: 8.5
Revisão: Vitor Tibério

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google