Estudo aponta que apenas 6,4% dos desenvolvedores norte-americanos planejam fazer jogos para Wii U

Uma recente pesquisa realizada pelos organizadores da GDC (Game Developers Conference) intitulada State of the Industry (Estado da Indúst... (por Alex Sandro de Mattos em 02/03/2013, via Nintendo Blast)

A vida das plataformas Nintendo está mais difícil do que a fase Tubular de SMW
Uma recente pesquisa realizada pelos organizadores da GDC (Game Developers Conference) intitulada State of the Industry (Estado da Indústria) apontou que o número de desenvolvedores norte-americanos interessados em plataformas Nintendo está baixo. A pesquisa aponta ainda um crescente número de desenvolvedores indie nos Estados Unidos. Confira os números da pesquisa a seguir:

Participaram da entrevista mais de 2500 norte-americanos desenvolvedores de jogos. Apenas 4,6% dos entrevistados apontaram que estão trabalhando no momento em algum título para Wii U e 6,4% afirmaram que seu próximo título será para o console de mesa da Big N. Um número bem abaixo das duas grandes concorrentes.

Entre três as grandes, a Microsoft liderou a lista de interesse dos desenvolvedores. 13,2% dos entrevistados disseram que estão fazendo algum jogo para o Xbox 360 no momento e aproximadamente 14% afirmaram que seu próximo título será para o atual console da Microsoft. 13% dos entrevistados apontaram que estão fazendo atualmente algum jogo para o PlayStation 3 e 12,4% planejam um futuro game para o console da Sony.

O interesse no Wii U também está abaixo se comparado com o interesse dos desenvolvedores norte-americanos nos próximos consoles da Sony e Microsoft. Para ambos, 11% afirmaram que planejam lançar algum título para o PlayStation 4 e para o sucessor do Xbox 360.

De acordo com o estudo, PC e Mac estão entre são as plataformas mais procuradas pelos desenvolvedores com 34,6% afirmando que o último título lançado foi para essas plataformas e 49% planeja lançar um futuro título no PC e Mac.
Perdendo pro Vita? #chatiado

Entre os dispositivos portáteis, 38% dos entrevistados apontaram que lançaram o último jogo para smartphones e tablets; 55% estão atualmente desenvolvendo para esses dispositivos e 58% planejam um futuro título para os mesmos. Para o PlayStation Vita, 4,2% dos entrevistados afirmaram que estão trabalhando no momento em algum título para o portátil da Sony e 5% mostraram interesse em algum título futuro. Os números do Nintendo 3DS são ainda menores: 2% estão desenvolvendo algum título para o portátil no momento e 2,8% planejam um título para o portátil da Big N.

Curiosamente, 53% dos entrevistados se identificaram como um desenvolvedor independente e destes, 51%  têm menos de dois anos de mercado. Para mostrar que os indies estão crescendo, 46% dos entrevistados trabalham em empresas com dez ou menos funcionários e a grande maioria não estavam trabalhando em parceria com alguma publisher. Apenas 24% dos desenvolvedores indie trabalharam com alguma publisher no último jogo e somente 20% estão trabalhando com alguma no momento.

Fonte: GameSpot

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Pra mim não passa de estatística manipulada.

    Talvez os desenvolvedores interessados no PS4 seja de número parecido. Até por que, com popularização de celulares, muitas empresas tem surgido com o foco (apenas julgando, me corrijam. Pelo menos pra realidade Brasil, é uma verdade)

    http://www.amazon.com/How-Lie-Statistics-Darrell-Huff/dp/0393310728

    ResponderExcluir
  2. Pra mim todos os números(menos PC e MAC) estão ridículos, X360 que seria a plataforma mais rentável, com 13%. Agora 3DS vendendo que nem água e mesmo assim a intenção de desenvolver nele é menor que no PS Vita, por isso que essas empresas tem menos de 2 anos e com esse tipo de visão não irão muito longe...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google