Nintendo ainda não pensa em jogos na nuvem

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, em entrevista do site Gamasutra , disse que por enquanto a companhia não tem motivos para investir... (por Bruno Grisci em 30/04/2013, via Nintendo Blast)

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, em entrevista do site Gamasutra, disse que por enquanto a companhia não tem motivos para investir em jogos pela nuvem, nos quais o game não fica instalado no aparelho do jogador, que recebe as imagens por streaming. Essa tecnologia, que vem recebendo apoio de algumas empresas como a Sony, possibilita um acesso mais homogêneo aos jogos disponíveis por não se limitar ao hardware que o consumidor possui, mas restringe o acesso a quem não dispõem de uma conexão suficientemente boa de internet.
"Eu não acho que adquirir uma companhia de jogos em nuvem irá melhorar nossa performance em qualquer nível. (...) Eu acredito que existem jogos que possuem uma afinidade com a nuvem e jogos que não possuem. (...) Claro, nós constantemente prestamos atenção aos avanços e mudanças na tecnologia de jogos pela nuvem e infraestrutura da internet. Por outro lado, eu não acho que nossos jogos, particularmente os que possuem requisitos estritos em termos de resposta em tempo real, podem oferecer serviços de alta qualidade usando tecnologia de jogos em nuvem por causa da inevitável latência, que eu mencionei da última vez. (...) Para decidir se games em nuvem são algo que devemos estar interessados, nós precisaremos acompanhar as mudanças na tecnologia e no ambiente de negócios de perto". - Satoru Iwata, presidente da Nintendo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. A nintendo como sempre atrasada,apesar de não gostar deate jogos em nuvem,isto faz parte do futuro e acho que neste aspecto a sony se saiu na frente.

    ResponderExcluir
  2. É, apesar de em mtos quesitos a Nintendo ter estado a frente na inovação, por várias vezes esteve bem atrasada na parte de avanço da tecnologia, como lá atrás (início GC ou Wii) com os comentários de do tipo "não acreditamos que estar online em um console seja o que os jogadores querem" (GC) ou que "HD provavelmente não atingirá a maior parte da população" (Wii). Tsc, tsc.

    ResponderExcluir
  3. @Davy Ariel, o segundo comentário está correto. Naquela época, aparelhos HD eram mais caros do que hoje em dia, e o sucesso do Wii (que vendeu muito mais do que o PS3 e XBox 360) se deveu ao fato de ser mais barato e mais acessível aos jogadores "casuais", que não iriam gastar quase o triplo do que o Wii custa para jogar de vez em quando.

    Sim, a Nintendo está sempre inovando e se atrasando em certos pontos, mas eu concordo com isso. Acho que não há a necessidade deles investirem em jogos em nuvem agora, principalmente do modo que essa tecnologia ainda está, com essas latências.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google