Blast from the Past

O último game de 21XX a entrar para a coletânea do SNES: Relembre conosco Mega Man X3

Depois de derrotar Sigma  em suas mais variadas formas em Mega Man X , Mega Man Xtreme  e   Mega Man X2 , o mundo passa por um período de... (por Ok em 14/06/2013, via Nintendo Blast)


Depois de derrotar Sigma em suas mais variadas formas em Mega Man X, Mega Man Xtreme e  Mega Man X2, o mundo passa por um período de paz graças não só aos trabalhos de X e Zero, mas também do dr. Doppler, um genial cientista, construtor de um Computador Neural capaz de neutralizar qualquer comportamento anormal nos circuitos de um Reploid, tornando-os completamente pacíficos.

No entanto, após a construção da cidade de Dopple, uma perfeita comunidade utópica, e do início de uma nova era dourada, os Mavericks que aparentemente haviam sido controlados, começam a atacar, fazendo com que a inteligência pensasse que o responsável por tudo isso era ninguém menos que o próprio dr. Doppler. Não demora até o chamado para X e Zero saírem em busca do então maléfico cientista, a fim de trazê-lo à justiça. É nesse momento que os Mavericks começam a atacar a base dos Caçadores de Mavericks, fazendo com que nossos heróis tenham que retornar às pressas. Assim começa o jogo.

Aviso: se você achou que o artigo continha "spoilers" demais até agora, prepare-se, pois os próximos parágrafos terão muito mais.

Em busca do efeito Doppler

Como era de se esperar, depois de combaterem os Mavericks invasores, os dois robôs saem em busca de informações que os pudessem levar ao dr. Doppler. Para isso, começam a combater os Mavericks da cidade de Dopple. Com sua análise, dr. Cain é capaz de descobrir o paradeiro do malvado cientista e é para lá que nossos heróis vão, deparando-se com Bit, Byte e Vile, além do próprio dr. Doppler.

No entanto, a derrota de Doppler só serve para comprovar que a mente doentia por trás dos ataques não era o cientista, que estava sendo controlado por ninguém menos do que o inimigo mais chiclete de toda a série X: Sigma, agora em um novo e poderoso corpo criado pelo dr. Doppler, que ele chama de Kaiser Sigma.

É claro que X e Zero acabam derrotando o vilão, mas ele retorna em uma forma puramente viral, em uma tentativa de infectar X. É neste momento que é revelado que o dr. Doppler acabou conseguindo criar um antivírus, que é ministrado por Zero e seu Z-Saber, erradicando de vez a ameaça de Sigma.

Mega Man X3 foi o primeiro jogo da série a permitir que o jogador controlasse Zero em determinados momentos. Em quase qualquer momento dentro de uma fase era possível, pelo menu principal, trazer o robô vermelho para a ação. Ele, no entanto, não podia lutar contra nenhum chefe, à exceção de alguns sub-chefes, e só tinha uma vida: se o jogador morresse com ele, toda a história recebia leves alterações para mostrar que Zero estava passando por reparos. Nesse caso, quem acaba ministrando o antivírus em Sigma é o próprio dr. Doppler, que se sacrifica para alcançar tal objetivo.

Oito é o número da sorte

Nenhum jogo de Mega Man está completo sem seus poderosos chefes, sejam os Mestres Robôs da série original, sejam os Mavericks da série X. E, como sempre, Mega Man X3 traz oito Mavericks para a batalha, cada um com suas fraquezas e habilidades únicas.

Cada um no seu quadrado.

Blast Hornet é uma vespa que comanda uma fábrica na cidade. Ele costumava ser o segundo no comando na Unidade Especial Zero dos Caçadores de Mavericks, mas acabou infectado com o vírus Maverick quando visitava a cidade de Dopple no lugar de seu chefe, Zero, que não pôde comparecer. Ele ataca com miniaturas de vespas robôs e com a sua Parasitic Bomb, que também é o poder que concede a X quando derrotado. É fraco contra o Gravity Well.

Gravity Beetle, o robô besouro rinoceronte, se esconde em um porta-aviões aéreo e já foi um Caçador de Mavericks da 17ª unidade. Depois da morte de seu irmão, Boomer Kuwanger, desejoso por vingança, se aliou às forças de Doppler a fim de lutar contra X. Ele atira diversas esferas de energia e é capaz de manipular a gravidade com o poder que concede mediante sua derrota, o Gravity Well, mas é fraco contra a arma Ray Splasher.

Neon Tiger nem de longe pode parecer com um gatinho assustado, apesar dos sons que emite, parecidos com miados. O poderoso tigre dentes-de-sabre foi desenvolvido para proteger a vida selvagem, que corre fortes riscos de extinção total em sua época. Mesmo com seus poderes ditos infindáveis, já que é carregado pela luz solar, acabou sendo infectado pelo vírus Maverick. Ele ataca não só com a Ray Splasher, que atira da ponta da cauda (e também é a arma que concede), mas também com suas incríveis garras, capazes até de bloquear os tiros de X. Sua fraqueza é a Spinning Blade.

O robô lagosta, Crush Crawfish, já era violento antes mesmo da revolta de Doppler, mas isso foi devido a uma falha em sua inteligência artificial, que o impediu de discernir amigos de inimigos. Apesar de morar dentro de um submarino, o estágio dele não é a tão odiada "fase da água", que ficou de fora do game. Ele ataca com suas terríveis garras e pode atirá-las ou usá-las para esmagar o herói. A arma que concede é justamente esta garra atirada, a Spinning Blade, e sua fraqueza não é a Triforce, mas sim a Triad Thunder.

O outro robô com "peixe" no nome, Volt Catfish, um peixe-gato, também não mora na "fase da água", mas sim na Central de Energia Elétrica da cidade, fazendo (desculpem o trocadilho) um "gato" para desviar a energia para os edifícios do dr. Doppler. Ele possui um gerador de energia nas costas, que já utilizou para fornecer energia aos humanos em tempos de crise, mas foi infectado pelo vírus Maverick. Ele ataca com seus raios, incluindo a Triad Thunder, que concede com sua derrota, e sua fraqueza é o Tornado Fang.

Tunnel Rhino, como o nome já deixa bem claro, é um rinoceronte que se esconde em uma vasta caverna, provavelmente escavada por ele mesmo, com sua habilidade de criar túneis. Um dia, estes túneis já foram usados para o bem, mas depois de visitar a cidade de Dopple a convite e ser infectado pelo vírus Maverick, tornou-se um precursor da destruição. A arma que concede ao ser derrotado, Tornado Fang, é também um de seus principais golpes, atirando uma broca ao ar, além de ele mesmo atuar como uma broca para atacar. É fraco contra o Acid Burst.

Sendo o mais próximo de uma "fase da água" que o jogo tem, Toxic Seahorse é um cavalo marinho que tomou o controle de uma larga represa sob as ordens do dr. Doppler, a fim de restringir o acesso à água dos seres humanos. Seu corpo é feito de metal líquido e ele é capaz de se dissolver e reaparecer conforme sua vontade. O Acid Burst, uma pequena rajada de ácido líquido, é a arma que concede ao ser derrotado, mas é completamente inútil debaixo d'água, pois o líquido é rapidamente dissolvido. Sua fraqueza é o Frost Shield.

Finalmente, Blizzard Buffalo, um imenso e ameaçador robô em formato de bisão, é um verdadeiro artista, mesmo depois de ser infectado pelo vírus Maverick, e trabalha fazendo esculturas de gelo. Ao ser confrontado, no entanto, ele ataca não só com o Frost Shield, a arma que concede mediante sua derrota (que possui duas formas: a de um míssil de gelo e a de um verdadeiro escudo), mas também com suas terríveis investidas e com baforadas congelantes. Sua fraqueza é a Parasitic Bomb.

Com isso, terminamos mais este Blast from the Past. Apenas a fim de constatação, Mega Man X3 também possui uma versão atualizada com animações e a trilha sonora refeita, lançada para Sega Saturn, PlayStation e PC, e relançada na Mega Man X Collection para PlayStation 2 e GameCube. Certamente uma boa pedida a qualquer momento!

Revisão: Marcos Silveira
Capa: Stefano Genachi 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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