Presidente da Ubisoft explica porque Rayman Legends (Wii U) será multiplataforma

Em entrevista ao portal Venture Beat , o presidente da Ubisoft, Yves Guillemont, foi questionando em relação ao fato do lançamento de Ray... (por Lucas Palma Mistrello em 18/06/2013, via Nintendo Blast)

Em entrevista ao portal Venture Beat, o presidente da Ubisoft, Yves Guillemont, foi questionando em relação ao fato do lançamento de Rayman Legends (Wii U) também para Xbox 360 e Playstation 3, o que atrasou muito a chegada do jogo nas lojas. O entrevistador comentou que essa decisão, na época, causou muito mal-estar entre os fãs, e então, Guillemont respondeu:
"O que aconteceu foi que nós percebemos que o Wii U não venderia o suficiente para este jogo. O jogo será fantástico, e nós não queríamos que os desenvolvedores ficassem em uma posição desconfortável, de mesmo fazendo um jogo ótimo, ele não vender bem. Nós decidimos que deveríamos lançar em consoles o suficiente para os qualquer jogador pudesse testá-lo, e nos deu mais tempo para aprimorar o jogo no Wii U e fazer as versões para outros consoles."
"Eu creio que foi a decisão certa para os jogadores e para minha equipe. Meu trabalho é estar certo que a equipe está satisfeita com a qualidade e a abrangência do trabalho que eles fazem. A qualidade apareceu agora, pois eles tiveram mais tempo, conseguiram expandir as possibilidades do jogo, está com muito mais conteúdo. Temos agora novos chefes em fases importantes e muito mais. A experiência está muito mais completa, acho que é um dos melhores jogos que já fizemos."
"As vezes temos que ir contra nossa vontade para conquistar um mercado maior e mais rapidamente. Nós precisamos estar certos de ter possibilitado tempo e recursos os suficiente para nosso desenvolvedores para que eles possam alcançar todo seu potencial em seus jogos. Desta vez, eles estão muito perto da excelência, mas, claro, não chegaram lá."
A declaração do presidente da Ubisoft tem sua razão, os prejuízos de se lançar um bom jogo que não venda bem estão além da perda financeira, o moral da equipe pode ficar abalada, assim como prejudicar a imagem da série ou marca envolvida. No entanto, há de se relativizar que o propósito de um jogo de line-up de console, o que Rayman Legends era inicialmente, é justamente apresentar o potencial da nova plataforma, e não necessariamente se preocupar com as vendas atuais e ganho rápido de mercado, e sim preparar terreno para lançamentos futuros.

Assim como os seguidos adiamentos de lançamento do jogo. Inicialmente prometido para 30 de novembro, depois 13 de dezembro, posteriormente passou para 26 de fevereiro, e agora etá programado para 3 setembro. Foi quase 10 meses de adiamento (a Activision lançaria uns seis Call of Duties nesse período), não é algo normal, e será preciso muito conteúdo novo para justificar o atraso. Por enquanto, a Ubisoft já revelou que serão mais de 30 níveis a mais.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O que a Ubisoft se esqueceu é que um número muito grande de consumidores aguarda o seu jogo ser lançado para comprar o console, assim como um número igualmente grande comprou o console achando que poderiam comprar Rayman Legends logo. Como você mesmo disse, o game era da Lineup inicial, com o propósito de demonstrar as capacidades do console e preparar terreno para títulos futuros.

    ResponderExcluir
  2. O próposito de seu lançamento se perdeu. Mesmo que viesse a ser lançado em outras plataformas, mesmo com conteúdo extra, deveria ter mantido o lançamento previsto para o WII U. Ela errou com a Nintendo, podendo garantir mais algumas vendas de console. Este jogo nunca foi um arraza-quarteirão e agora os nitendista perderam a animação ou pior, pegaram nojo, como eu.

    ResponderExcluir
  3. Não pude deixar de reparar que o Gamepad da imagem é diferente do meu, os analógicos parecem o do 3DS. Alguém sabe explicar o motivo disso? Para mim não parece razoável que os desenvolvedores trabalhem em um dispositivo diferente do que será utilizado pelos jogadores. Coisa estranha.

    ResponderExcluir
  4. @Barbudo, essa imagem é a do primeiro protótipo que veio a público durante a E3 2011, onde o console foi apresentado pela primeira vez. O Gamepad vendido agora é a versão final do produto, com analógicos mais parecidos com o do Gamecube Controller para melhor movimentação.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem lembrado caro yamiryuu_zero. Obrigado.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google