Miyamoto revela que gostaria que o Nintendo Wii suportasse gráficos em HD

O Wii é um console com um histórico diferenciado. Ele veio ao mercado com uma proposta diferente e inovadora, utilizando controles de mov... (por Alex Sandro de Mattos em 20/07/2013, via Nintendo Blast)


O Wii é um console com um histórico diferenciado. Ele veio ao mercado com uma proposta diferente e inovadora, utilizando controles de movimentos e com a Nintendo seguindo o caminho oposto das concorrentes, não adotando poderio gráfico como principal característica. Mesmo com essa limitação gráfica, o Wii foi um sucesso em vendas, mas também ficou sem alguns grandes títulos third parties e o "desconhecimento" de desenvolvimento em HD afetou os principais títulos da empresa para o Wii U.

Shigeru Miyamoto, o lendário designer e criador de ícones da empresa, revelou que queria que a Nintendo abraçasse a alta definição mais cedo, com o Wii. Miyamoto revelou que na época do lançamento, as TVs HD não eram comuns e isso levou a empresa a não adotar a alta definição no Wii, porém, foi surpreendida com o crescimento da tecnologia.
"Sinto que eu queria adotar o HD mais cedo. Mesmo com o Wii, não importa o quanto isso afetaria o custo do sistema, teria sido ótimo se ele fosse HD em primeiro lugar. No entanto, levaria algum tempo para os televisores HD se tornarem comuns e sentimos que esse ponto não tinha sido atingido, então não havia razão para o Wii ser HD.

Do nosso ponto de vista, assim que a geração posterior do Wii chegasse, as televisões HD seriam mais comuns e então seria a hora certa de fazermos nossos jogos em HD. Entretanto, o HD se tornou comum cerca de 2 e 3 anos antes do que tínhamos previsto. A principal causa disso foi a de que os preços dos televisores HD fabricados no exterior caíram em um ritmo inimaginável.

Assim, como resultado, enquanto estávamos no meio das vendas do Wii, as TVs nas salas de estar nas casas das pessoas [no Japão] foram adotando lentamente o HD. No exterior, as pessoas nunca mudaram tão rapidamente e tão drasticamente seu hardware para uma tecnologia mais recente, mas na América as TVs HD se tornaram padrão pouco a pouco."
Curioso é notar que a Nintendo incluiu suporte à tecnologia 3D no GameCube (que nunca foi utilizada), mas não adotou suporte ao HD no Wii. Você acha que a Nintendo demorou demais para adotar a alta definição? Acredita que com o HD o Wii teria uma vida útil maior?


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Teria humilhado a concorrência... Melhor do que jogar os exclusivos, só joga-los em hd.

    ResponderExcluir
  2. Sim e não!
    Se o Wii fosse em HD hoje as vendas dele estaria na casa dos 200 milhões, porque ele inovou e ainda teria mais lançamentos das Thirds.
    E o não foi mostrar a comunidade gamer que gráficos não faz jogos e sim muito trabalho e técnica, porque o Wii teve jogos excepcionais mesmo sendo mais fracos que seus rivais, então fica aí um dilema gráficos ou diversão?

    ResponderExcluir
  3. a 2 anos atraz o jogo com melhores graficos foi kirby para wii

    ResponderExcluir
  4. a 2 anos atraz o jogo com melhores graficos foi kirby para wii

    ResponderExcluir
  5. Custava por uma gcn no wiiu ? E pelo menos um 8core ah nao a Nintendo ta indo mal dessa vez nao vai da certo ,o miamoto e que era para ser o presidente da médio.N.

    ResponderExcluir
  6. Complicada essa declaração, eu acredito que se o wii tivese hd, hoje a equipe do wiiu estaria fazendo miseria nos jogos, ainda sim acho ridiculo a declaração de que não sabe trabalhar com hd. Mas como seria se a equipe tivese a mesma dificuldade no wii.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google