Perfil

O mercenário, o cavaleiro e o Outsider: as faces de Zael de The Last Story (Wii)

Frequentemente, os personagens principais dos RPGs, e dos games em geral, carregam todo o peso de salvar o mundo (até o universo) em suas ... (por Pedro Vicente em 31/07/2013, via Nintendo Blast)

Frequentemente, os personagens principais dos RPGs, e dos games em geral, carregam todo o peso de salvar o mundo (até o universo) em suas costas. Claro, quase nenhum deles carrega esse fardo sozinho. Um dos trunfos de The Last Story é a forma com que nos são apresentados os dilemas e escolhas da vida de Zael, principalmente após este adquirir um poder que lhe traz grandes responsabilidades, inclusive para com a existência de seu próprio mundo.

Atenção: Esta matéria contém spoilers do jogo! Leia por sua conta em risco.


A vida de forasteiro

Zael não tem uma história de vida muito diferente dos outros heróis. Ele nasce, passa por um momento traumático e perde tudo que conhecera até então ao conhecer a injustiça e desgraça do mundo. Ao conhecer outro menino, resolvem seguir em frente e buscar seus sonhos, sonhos estes contrários a todo tipo de opressão e desgraça que já vivenciaram. Desta forma, ao lado de Dagran, o jovem começa a viver uma vida de mercenário.

O mundo em que se passa o game vem passando por um período de morte de diversas terras, florestas e locais cheios de vida. As dificuldades aumentam com o passar do tempo e apenas a ilha de Lazulis, na ponta do Império, permanece em meio à prosperidade. Os mercenários são exatamente extrato social que se aventura por todos os confins desse mundo em degradação e guerra. Assim, são tratados como pessoas indesejadas em diversas cidades, principalmente nos círculos mais nobres e proeminentes, ainda que sejam pagos e usados por tais grupos em diversas empreitadas.

Zael quer largar essa vida marginal, de um verdadeiro forasteiro, e virar um cavaleiro - posição que ele idealiza. Sua vida começa a mudar, ironicamente, quando entra em contato com o Outsider.

Dagran foi a família de Zael

A força do Outsider

Em uma dessas missões, Zael acaba entrando em contato com uma misteriosa entidade, a qual lhe dá um poder e uma marca em sua mão. Com esse poder, o jovem mercenário consegue realizar feitos antes inimagináveis, sem ao menos saber as possibilidades e problemas que lhe aguardarão no futuro. O Outsider é um ser alienígena. Conhecido como a "semente dos mundos", ele guarda energia em lugares do universo e cria planetas. Ao ser chamado para o mundo de Zael, acabou se dividindo em duas partes, que começaram a sugar a energia daquele planeta.

Com o poder do Outsider toda luta fica mais fácil
É nesse contexto, após voltar de tal missão, que o rapaz conhece Lisa. A empatia e o interesse entre ambos é imediato, tratando-se de um grande acontecimento na vida de Zael. Pouco tempo após, o jovem descobre que Lisa é, na verdade, Calista; a sobrinha do Conde Arganan e herdeira da casa nobre de Lazulis. Durante o noivado da moça, ele acaba enfrentando a ameaça dos Gurak, povo em guerra com os humanos.

Ah, o amor!
No meio de muita briga, e após um punhado de acontecimentos, Zael é levado a guiar a ilha de Lazulis para a guerra contra os Gurak, transformado-a em uma fortaleza naval.

Ser ou não ser?

É durante a invasão do continente dos Gurak que Zael perde seu chão. Seus tão respeitados cavaleiros se mostraram verdadeiros covardes. Pessoas que executavam civis, crianças e mulheres, que roubavam e pilhavam, tudo ao som da própria risada sarcástica e de uma ganância inumana. Ali, seus sonhos começaram a conflitar com a realidade, ou melhor, o que ele sempre almejou não existia.

Após o "sucesso" da invasão, o Conde Arganan resolveu transformar Zael em um cavaleiro, e dar a mão de sua amada Calista em casamento. O que acabou gerando um grande mal estar entre os jovens, visto que a moça não queria aquela vida podre e hipócrita da nobreza para o antigo mercenário. Finalmente ele entendeu que os cavaleiros eram tão ruins, até piores, quanto os bandidos que saquearam sua vila e mataram sua mãe.

O momento da cerimônia que transformaria Zael em cavaleiro é um dos mais fortes do jogo. O jovem não aceita fazer um juramento àquele homem vil e maldoso, Arganan, e muito menos realizar os feitos cruéis que vários outros cavaleiros realizavam. Resolveu jogar certas verdades na cara de todos e ir atrás de seu amor para contar as boas novas.

Zael e Calista

Durante a batalha final entre a fortaleza dos Gurak e a de Lazulis, Zael e seus amigos precisam enfrentar não só os maiores guerreiros Gurak, como também o grande mentor e homem forte do grupo, Dagran. Após se apossar da força de uma das partes do Outsider, o antigo amigo de Zael se virou contra toda a humanidade.

Novamente, Zael se vê dividido entre suas expectativas e a realidade que se apresentava para ele. Vencer seu melhor amigo era o caminho agora? Com muita luta e ajuda de seus companheiros, ele consegue derrotar o antigo irmão, restaurar o equilíbrio do mundo e parar com a degeneração do planeta.

Por fim, embaixo de uma chuva de estrelas e meteoros, e após ter sido sagrado cavaleiro por uma pessoa que realmente admirava e gostaria de proteger, Calista, Zael pode se entregar finalmente à paz e ao amor junto à bela moça. As suaves notas de Nobuo Uematsu entram para nos lembrar, assim como fez Zael durante a aventura, que a luta pelo que acreditamos é dura, muitas vezes desanimadora e cruel, mas que o amor e amizade podem ajudar a encontrar o caminho novamente. Esta é a última história.


Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google