"A Nintendo não faz obras de arte, apenas cria produtos que sejam aceitos pelos consumidores", afirma Iwata

em 04/08/2013

Você acha que os jogos são obras de arte? Nós já discutimos sobre este tema na YouPix deste ano e contamos as nossas impressões . Entreta... (por Alex Sandro de Mattos em 04/08/2013, via Nintendo Blast)


Você acha que os jogos são obras de arte? Nós já discutimos sobre este tema na YouPix deste ano e contamos as nossas impressões. Entretanto, para Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, a empresa não faz obras de arte. Iwata falou um pouco sobre o processo de criação da Nintendo em uma recente entrevista e revelou que a Big N se preocupa com a aceitação dos jogadores aos produtos da empresa:

"Os desenvolvedores da Nintendo são extremamente insaciáveis quando se trata em saber se o que eles fazem são aceitos pelos consumidores ou não. Eles farão tudo para alcançar isso. Tanto Miyamoto quanto eu dizemos repetidamente: "nós não estamos fazendo obras de arte, o objetivo é criar um produto que repercuta e que seja aceito pelos consumidores."

"Criar é como uma expressão de egoísmo. Pessoas com uma forte energia para criar algo possuem um tipo de confiança ao começar sua criação como "esta é a força, eu acredito que está certo". Seu ponto de vista é que "esta é a coisa certa a se fazer, então deve ser bom para o consumidor também". Mas o objetivo final de um produto é repercutir e ser aceito pelas pessoas. Você não pode forçá-lo. Me refiro ao dizer "o objetivo é ser aceito", se você vai até o cliente com sua ideia e percebe que eles não a compreendem, o mais importante é fazer eles entenderem e você deve mudar a sua ideia."
Interessante notar que a Nintendo não está preocupada em criar obras de arte, mas apenas com a aceitação dos clientes, afinal, a criação de uma identificação com os produtos é um dos objetivos de todas as empresas. Mas convenhamos que o cuidado e o tratamento que a Big N possui com seus jogos, possuem um destaque a mais.

E você, o que achou da declaração de Iwata?

Siga o Blast nas Redes Sociais
Alex Sandro de Mattos
Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.