Dicas e Truques

Quer tirar ótimas fotos em três dimensões? Veja nossas dicas para a Câmera Nintendo 3DS

A algum tempo atrás, tirar fotos era apenas um recurso disponível em câmeras fotográficas. Isso, lembra daquele objeto que só tira fotos e... (por Gabriel Toschi em 17/08/2013, via Nintendo Blast)

A algum tempo atrás, tirar fotos era apenas um recurso disponível em câmeras fotográficas. Isso, lembra daquele objeto que só tira fotos e filma? Não entra na internet, não dá pra jogar, só registrar os momentos em fotografias e vídeos: lembra deles? Atualmente, tudo que você comprar provavelmente terá uma câmera. Celulares, computadores, tablets, videogames...


Agora, você já teve uma câmera 3D? Capaz de gravar vídeos e tirar fotos em três dimensões? Enquanto não vemos câmeras deste estilo em todos os aparelhos eletrônicos a nossa volta, já podemos usufruir do Nintendo 3DS, que possui três câmeras e um aplicativo especial para usá-las, a Câmera Nintendo 3DS. Confira nossas dicas para tirar as melhores fotos com o portátil!

Três câmeras? Como é?

Os smartphones mais modernos já vêm com duas câmeras: uma na frente e outra atrás. A chamada câmera frontal serve para tirar fotos de si mesmo sem a utilização de um espelho, já a câmera traseira é utilizada para tirar fotos das coisas ao redor. O 3DS segue o mesmo princípio: temos uma câmera frontal para tirar foto de si mesmo e duas câmeras traseiras para tirar fotos em... 3D! Sim, esse é o motivo das três câmeras e é bom entendermos isso antes de começar a fotografar.


Um dos principais atributos do portátil é a tela tridimensional sem a necessidade de algum óculos especial. E como isso ocorre? Pense que a tela em que você está lendo este texto neste exato momento está transmitindo feixes de luz para seus olhos e é assim que você enxerga todas as coisas ao seu redor. A tela superior do 3DS, em tese, faria o mesmo processo; porém, a luz que deveria formar imagem no seu olho esquerdo, ao ligar o 3D, é projetada para o seu olho direito e vice-versa. Essa confusão mental que faz com que você veja as imagens tridimensionais é chamada de autoestereoscopia.


E é por isso que o portátil tem duas câmeras na frente: cada uma irá registrar uma imagem ligeiramente diferente para ser invertida na hora de ser mostrada na tela. Filmadoras profissionais 3D também seguem o mesmo modelo.

Começando pelo básico

Agora, é hora de entender todos os recursos disponíveis na Câmera Nintendo 3DS, começando pelos mecanismos básicos, que se aplicam tanto à fotografia quanto à filmagem:

  • Os botões L, R ou A podem ser usados para tirar foto/começar gravação. O mesmo efeito ocorre ao apertar os botões “Ação” na tela de toque;
  • O botão com uma câmera e algumas setas na parte superior da tela de toque troca entre as câmeras interna e externa. Lembre-se que apenas a externa tira fotos em 3D;
  • Os botões de câmera e filmadora na tela de toque servem para alternar entre os modos de fotografia e filmagem;
  • O direcional digital do 3DS irá ativar um nivelador na tela para você nunca tirar fotos tortas. Clique para baixo para ligar o recurso e você estará no ângulo correto quando a linha no meio da tela ficar verde. Se quiser, você pode trocar o ângulo do nivelador movimentando o portátil e segurando o botão para cima;
  • Ao clicar no pássaro verde, você pode conseguir diversas dicas sobre fotografia ou ainda algumas curiosidades interessantes.

Isto é até óbvio, mas é bom deixar registrado. Aprendido isso, vamos para os cursinhos intensivos de fotografia e filmagem em três dimensões!

Fotografia no 3DS

Ao tocar na alavanca vermelha, você abre o leque de opções especiais da Câmera Nintendo 3DS. Para a fotografia, temos três ícones: Tipo de lente, Zoom e Temporizador, da esquerda para a direita.

O tipo de lente talvez seja um dos recursos mais legais da câmera. Ao trocar de lente, você conseguirá efeitos bem interessantes para suas fotos. Existem 8 lentes disponíveis para serem usadas:

  • Lente normal: a foto será tirada normalmente, sem nenhum tipo de efeito. É a selecionada por padrão no seu console;
  • Lente cintilante: ao soprar no microfone, toda a tela é coberta por diversos enfeites, como flores, luzes, bolhas, corações, confetes e notas musicais. Usando a câmera externa, eles também possuem efeito 3D;
  • Lente de fusão: se você pensou em Dragon Ball quando leu o nome da lente, é praticamente isto o que ocorre. Esta lente utiliza as três câmeras de uma vez só e só tira fotos em 2D. Você deve tirar a foto de um rosto com a câmera frontal e de uma cabeça com a externa e elas irão se fundir na foto. É o cúmulo da expressão “cara de um, focinho do outro”;
  • Lente sonho: a sua foto ficará com um efeito nebuloso com esta lente, como se você estivesse sonhando. Fica muito bonito com paisagens, dá até pra pensar que está dormindo de verdade;
  • Lente de baixa luz: esta lente foi feita para ser utilizada quando você tiver em um local com pouca luz. Porém, tome cuidado: esta lente faz com que as suas fotos saiam tremidas mais facilmente, então, deixe a câmera o mais parada possível para tirar fotos com qualidade;
  • Lente de espião: se sinta o 007 com esta lente, ela escurece os cantos da foto e deixa apenas o centro claro, como uma câmera de espionagem;
  • Lente mistério: sério, não sabemos o que vai sair dessa lente. De verdade, pode aparecer um retângulo no meio dos seus olhos, a foto sair em negativo, aparecer uns discos voadores, corações... Certo, é um mistério, sai qualquer coisa;
  • Configuração manual: se você não gostou de nenhuma lente, você pode criar suas próprias configurações de foto. Escolha entre o filme normal, preto-e-branco, em tom de sépia ou em negativo e modifique a nitidez, o contraste e o brilho da foto.

O botão do centro é o de Zoom, que permite a aproximação e afastamento da imagem. Ao ativar, você pode controlar o zoom pela tela de toque ou pelo Circle Pad. Porém, quanto mais zoom você utiliza, mais granulada fica a foto. Portanto, se você puder chegar mais perto do objeto que quer fotografar, é realmente mais recomendado.

O Temporizador pode ser ativado pelo botão na extrema direita do menu e serve para tirar fotos depois de alguns segundos de ser disparada a câmera. Você pode escolher o controle por tempo (3 ou 10 segundos) ou ainda pode usar o temporizador por voz, onde a foto só é tirada quando você grita OK. Na verdade, o reconhecimento de voz não é tão bom e alguns barulhos não-OK pode também disparar a foto.

Filmando em três dimensões

A filmagem no 3DS também tem como principal destaque as funções ativadas pela alavanca vermelha na tela de toque, que abre novamente três opções: Modo de vídeo, Zoom (que não pode ser utilizado no modo filmadora) e Modos especiais.

O Modo de vídeo é bem semelhante ao Tipo de lente e altera como a foto será tirada. Entretanto, é algo bem mais técnico, já que temos apenas a lente normal, escolhida por padrão, e a lente de baixa luz, com a mesma função que na foto. As recomendações para fotos tremidas com esta última lente são as mesmas: sempre deixe o portátil o mais parado possível.

Os Modos especiais, enfim, são a verdadeira graça do modo filmadora da Câmera Nintendo 3DS, dispondo de três jeitos de se filmar vídeos de até 10 minutos, o máximo disposto pelo sistema do portátil:

  • Com intervalos: em vez de uma filmagem comum, com todos os quadros sendo gravados em sequência, neste modo eles são gravados um por vez a cada intervalo de tempo (0,5, 2, 5, 15 ou 60 segundos). Então, por exemplo, cada quadro do filme seria tirado a cada 5 segundos, o que permite filmes curtos bem interessantes;
  • Quadro a quadro: neste modo, você tira manualmente a foto de cada quadro do seu filme ao apertar o botão na tela de toque. Este modo é perfeito para fazer a arte conhecida como stop-motion, onde objetos são animados por este processo. Quer começar? Pegue uma action figure sua, deixe-a em uma posição e tire uma foto neste modo. Depois, altere só um pouco o boneco e tire outro quadro. Faça isso algumas vezes e salve o vídeo para ver como ficou;
  • Montagem: ao gravar um vídeo no modo comum de filmagem, você não pode pausar a gravação; você irá apenas criar um arquivo de vídeo. Neste modo, você pode parar a gravação e continuar ela depois no mesmo filme, fazendo uma espécie de montagem. As possibilidades são infinitas!

Outras dicas de fotógrafo


  • A luz é uma parte fundamental de uma foto ou fotografia. Tente sempre gravar no local mais iluminado possível para conseguir um melhor resultado. Mas tome cuidado com a contraluz, aquela luz que fica exatamente de frente para a câmera: ela pode deixar toda a foto branca e estragar a sua produção!
  • Nunca trema enquanto esteja gravando ou tirando uma foto. Sempre tente ficar o mais parado possível ou apoie o 3DS em algum local plano para fotografar ou filmar. Esta dica deve ser primordial ao usar a Lente de baixa luz.

Qual é sua dica para os fotógrafos de primeira viagem no portátil tridimensional da Nintendo? Vocês têm mais alguma? Deixe nos comentários!

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado


sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O aplicativo de fotos do DSi é bem melhor que o do 3ds, pena que não tinha o efeito 3d...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google