Blast Test

The Wonderful 101 (Wii U) será um dos jogos mais alucinantes já lançados em plataformas Nintendo!

The Wonderful 101 sempre foi um dos jogos que mais me chamaram a atenção desde o anúncio da line up do Wii U, na E3 de 2012. Infelizmen... (por Unknown em 18/08/2013, via Nintendo Blast)


The Wonderful 101 sempre foi um dos jogos que mais me chamaram a atenção desde o anúncio da line up do Wii U, na E3 de 2012. Infelizmente, o título que estava previsto para ser lançado na janela de lançamento do console foi adiado diversas vezes, tornando-o um sonho cada vez mais distante e desejado. Contudo, parece que finalmente o jogo verá a luz do dia e em breve estaremos nos deliciando com mais uma criação da Platinum, estúdio responsável pelo título. Para acalmar nossos ânimos, na semana passada foi realizado um Nintendo Direct dedicado exclusivamente ao título e, para nossa surpresa, logo após o seu encerramento, uma demo foi disponibilizada para todos os proprietários do Wii U. Depois de testar o jogo por algumas horas, posso dizer que toda a espera valerá a pena, apesar de alguns pequenos problemas.


Mas... o que está acontecendo?

A impressão inicial que tive com o jogo não foi das melhores. Apesar dos gráficos lindos, a câmera é posicionada um pouco longe de toda a ação, o que dificulta a compreensão do que está se passando na tela. Além disso, a grande quantidade de personagens sejam eles heróis ou vilões correndo freneticamente por cenários demasiadamente coloridos causaram ainda mais confusão na minha cabeça. Quem eu estou controlando? Como faço para atacar efetivamente? Por algum tempo fiquei repetindo questões como essas em minha cabeça.

A bagunça inicial assusta um pouco
Mas isso não foi nada que alguns minutos de jogo não resolvessem! Apesar de continuar um pouco confuso, a ação se torna cada vez mais compreensível e os golpes e combos começam a se tornar naturais. Na verdade, o jogo é bastante parecido com Bayonetta e outros jogos da empresa, com a diferença que, ao invés de um personagem, controlamos um punhado deles que agem como um só. Os inimigos podem ser derrotados com uma série de golpes que incluem desde alguns simples, como chutes e socos, passando por climb moves em que os heróis escalam os vilões e disferem golpes sucessivos até os incríveis Unite Moves

Trabalho em equipe funciona

Grandes estrelas do jogo, os Unite Moves são como movimentos especiais em que os heróis se unem para formar algum objeto letal, como um braço gigante, uma espada ou até mesmo um chicote. Cada movimento é ativado ao desenharmos formas corretas na tela de toque do GamePad ou ao realizarmos o movimento com o analógico direito do controle. O efeito dos golpes varia de acordo com a quantidade de heróis recrutados de maneira que, quanto mais personagens na equipe, mais fortes serão os golpes. Infelizmente, durante toda a ação das lutas do jogo, não é muito natural parar para desenhar formas na tela e muito menos ficar desenhando círculos com o analógico, o que prejudica bastante a jogabilidade do título. Além disso, a tela do GamePad se mostrou um pouco imprecisa e certas formas, mesmo quando bem desenhadas, não eram reconhecidas pelo controle. Mesmo assim, a adição é muito divertida e é bem legal ver os efeitos que os golpes têm sobre os inimigos.

Os Unite Powers dão um grande boost nos ataques dos heróis!
Mas não é só de lutas que vivem nossos heróis! Durante a fase disponibilizada na demo, alguns quebra cabeças simples tiveram que ser resolvidos. Sempre utilizando os Unite Moves, para seguir em frente foi necessário criar escadas em prédios, levantar caminhões para salvar civis e até mesmo girar alavancas para imputar o código para abrir uma porta. Este puzzle é o mais interessante da demo já que, apesar de simples, se utiliza da segunda tela do GamePad dando indícios que de ela será utilizada em cenários indoors do jogo. O quebra-cabeça devia ser resolvido dentro de um galpão e, ao entrarmos nele, a imagem era transportada para o GamePad e só ao sairmos ela retorna para a televisão. O recurso é muito legal e só comprova como The Legend of Zelda: Four Swords Adventures (GC) foi um título muito à frente de seu tempo, já que fazia isso com a interação entre o GameCube e o Game Boy Advance. Brincadeiras à parte, a ideia é muito legal e torna o quebra-cabeça, que deveria ser algo bem simplório, em algo divertido de se ver e executar.

A maioria dos inimigos é enorme!
Durante a fase ainda foi possível recrutar novos heróis, permanentes ou provisórios. Os permanentes são hilários e o jogo mostra uma ficha técnica de cada um deles quando encontrados. Já os provisórios são bem mais simples, mas servem de ajuda para a realização de golpes mais fortes. Estes heróis não passam de civis que decidem se unir à causa dos heróis e, para recrutá-los, basta desenhar um círculo a sua volta.

Excelência técnica

The Wonderful 101 é um jogo lindo! Com gráficos limpos e cheios de vida, o título é um daqueles que dá gosto de se ver. Os heróis são todos diferentes entre si e cada um deles possui características e animações únicas, tornando tudo ainda mais incrível. O jogo tem um ritmo muito frenético e o caos impera na tela a todo instante, mas o Wii U segura muito bem as pontas e não presenciei sequer um slowdown durante toda a minha partida. As poucas músicas presentes na demo também eram extremamente empolgantes e divertidas, dando o tom perfeito para o clima alucinante de ação que o jogo tenta passar a todo instante. O título ainda conta com menus belíssimos e claros, que mostram o grande cuidado da Platinum na execução de cada detalhe do jogo.

Os gráficos do jogo são limpos e coloridos

Falta pouco!

Apesar de apresentar alguns problemas, principalmente quanto à utilização dos Unite Moves, The Wonderful 101 se mostrou, durante todo o teste, um jogo extremamente promissor. Com um conceito completamente diferente para jogos de ação, personagens carismáticos, e uma ambientação fora do comum, o jogo é um must buy para a ainda deficiente biblioteca de jogos do Wii U, e serve como uma bela prévia do que podemos esperar de Bayonetta 2, título exclusivo do console a ser lançado no ano que vem.


Para os que jogaram um pouco e não gostaram do que viram, recomendo que deem mais uma chance ao título, pois ele cresce e melhora a cada partida. Para os que ainda não possuem um Wii U, eis o que parece ser um dos primeiros grandes motivos para se considerar sua compra. Dentro de pouco mais de um mês o jogo será lançado nas Américas e com alguns pequenos ajustes, estaremos diante de um dos melhores jogos já lançados pra o Wii U e talvez o melhor já produzido pela Platinum Games.


Revisão: Alex Sandro de Mattos
Capa: Hugo Henriques

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. aquela noticia de que um ex funcionario da ign revelou notas de jogos que nem foram lançados parece que não es falsa

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google