Blast from the Past

Sentido! Uma batalha de plástico de proporções minúsculas em Army Men: Sarge's Heroes (N64)

Brinquedos sempre fizeram uma boa parte da nossa imaginação juvenil quando passamos pela infância. Desde os blocos de montar, ... (por Anônimo em 07/09/2013, via Nintendo Blast)

Brinquedos sempre fizeram uma boa parte da nossa imaginação juvenil quando passamos pela infância. Desde os blocos de montar, passando pelos bichinhos virtuais e jogos de tabuleiro, eles sempre foram ícones que marcaram nossos primeiros anos de vida e são lembrados com nostalgia. Um dos icônicos brinquedos que ilustraram o imaginário infantil são os conhecidos soldadinhos de plástico. Aqueles que formavam exércitos imensos (e ao mesmo tempo minúsculos) e travavam batalhas no chão da sala ou sobre a mesa da cozinha. Sua importância é tão grande que também se tornaram estrelas de cinema, juntamente com outros brinquedos, na animação Toy Story.

O primeiro video-game baseado na popularidade desse brinquedo surgiu em 1998, pela 3DO. Desde então, a empresa vem desenvolvendo sequências até hoje. O primeiro lançamento em um console de mesa da Nintendo, entretanto, aconteceu em 1999, com Army Men: Sarge’s Heroes, para o Nintendo 64.


Entre o faz-de-conta e a realidade

Apesar de serem claramente feitos de plástico, os soldadinhos de brinquedo vivem no seu próprio mundo à parte, que possui os tamanhos corretos em relação à proporção deles. Dessa vez, entretanto, o maldoso líder do exército amarelo rival, Plastro, bolou um destemido plano de invadir o “mundo real” e usar objetos como lentes de aumento e robôs de brinquedo para destruir o exército verde. Agora Sarge precisará ir e voltar com seus aliados pelos dois mundos a fim de destruir a ameaça de Plastro e seu exército amarelo!

Os portais abertos por Plastro que interligam o mundo de plástico ao mundo real representam uma ameaça para ambas as dimensões!

Cada um brinca do seu jeito

O universo de Army Men não é composto somente de soldados do exército verde. Na verdade, o mundo deles é dividido entre várias facções que representam uma importância maior ou menor para a história, e são representados por cores diferentes.

O Exército Verde, comandado pelo coronel Jack Grimm e contando com a bravura do sargento Hawk (conhecido como Sarge), é o principal grupo no qual o jogador controla e batalha a favor. Ele representa o exército real dos Estados Unidos da era vietnamita, e, no enredo desse jogo, alia-se com o Exército Cinza.

Em contrapartida, o Exército Amarelo, regido às ordens do general Plastro, é um dos principais rivais do Verde numa guerra que começou com a invasão de alguns territórios da Nação Verde. Eles têm uma sólida relação com a facção de inteligência secreta do Exército Azul.

O Exército Azul, claramente inspirado em influências francesas, tem alianças bem flexíveis que variam com seus interesses próprios, o que pode indicar que oferecem seus serviços em troca de algum custo. Sua proeza está nas técnicas de espionagem e sabotagem, e por isso raramente são vistos nas linhas de frente.

Não pense que o Exército Azul também não está prevenido só por se especializar em inteligência de guerra

Arsenal de mentirinha

Apesar de serem feitos de plástico, as armas usadas pelos pequenos soldadinhos funcionam (pelo menos entre eles mesmos!). Mesmo assim, ser construído de material sintético tem suas peculiaridades que afetam a eficácia de certas armas:

  • O M16 é o rifle padrão do Exército Verde. Ele não tem disparo automático e requer o pressionamento do botão de tiro para continuar atirando. É a arma inicial, que vem com 25 balas;
  • A M-60 é uma metralhadora de disparo rápido e que pode não ser muito útil para atingir alvos à longa distância por sofrer um desvio grande da trajetória das balas;
  • A Bazuca tem um recuo grande e um tempo enorme de recarga, mas geralmente é a alternativa mais eficiente para destruir grandes ameaças como tanques e helicópteros;
  • O Rifle de Sniper tem tiros manuais de disparo bem lento, mas conseguem exterminar inimigos de bem longe com apenas uma bala. Você pode utilizar o botão de mira para ver através das lentes de aumento e ter mais precisão;
  • As Minas Terrestres são raras de se encontrar e pouco úteis em um combate corpo a corpo, mas se tornam extremamente necessárias contra tanques de guerra, poupando preciosa munição de outras armas pesadas;
  • O Lança-chamas, como se não bastasse ser um perigo poderoso na vida real, tem sua ameaça multiplicada devido às leis plásticas do mundo de Army Men: uma borrifada de fogo é o suficiente para derreter exércitos de brinquedo! Fique de olho na munição restante, que se drena rapidamente;
  • As Granadas são explosivos portáteis úteis para diversas situações. Elas são particularmente eficazes contra grupos aglomerados de inimigos ou contra tanques de guerra, na falta de minas terrestres ou bazucas;
  • O Morteiro tem a mesma utilidade que as granadas. A diferença está na sua força, sendo mais destrutivo do que as primeiras, ao custo de um tempo de lançamento (e de espera da queda) maior.
O Morteiro e a Granada tem marcadores de mira diferentes para te ajudar a atingir o alvo

Se não sabe brincar, devolve os “hominhos”!

Além do tradicional modo história que conta com todo o enredo do exército verde contra o exército amarelo, Sarge’s Heroes também possui um modo multiplayer para até quatro jogadores simultaneamente. Os controles são parecidos com os comandos do modo de um jogador e o objetivo é acabar com todos os oponentes em uma partida de mata-mata dividida em times. Nele, você tem a opção de escolher os outros amigos de guerra de Sarge que compõem a Companhia Bravo (os soldados de elite do Exército Verde, que conta com o especialista anti-tanques Riff, o franco atirador Bullseye e o mestre de artilharia Shrap, entre outros), o próprio vilão Plastro ou até mesmo Vikki, a filha do coronel Jack Grimm e suposta paquera de Sarge.
Lutar em uma banheira tomando cuidado para não cair na água escaldante é uma das opções de lugares para atirar e explodir os amigos no modo Multiplayer
Para os novatos, também existe um modo de treinamento com obstáculos que te ensina os comandos básicos do jogo e alguns truques essencias para sobreviver no campo de guerra em miniatura. Esquivar-se com os direcionais de C e atirar enquanto se movimenta são habilidades indispensáveis nas mais frenéticas batalhas que podem ser travadas mais para o final do modo história.

Hora de guardar os brinquedos

O sucesso estrondoso da cômica série de tiro em terceira pessoa, que pode ser desfrutada por crianças graças ao seu conteúdo leve e pouco violento se comparado à outros shooters, levou a fama da série até mesmo nos dias de hoje com inúmeros outros lançamentos, alguns bons, outros nem tanto. O que continua um fato é que Army Men: Sarge’s Heroes faz um trabalho exemplar de despertar aquela nossa criança interior e trazer à tona de forma nostálgica todo o imaginário e a empolgação que uma brincadeira de soldadinhos de brinquedo podia nos proporcionar.


Revisão: Alex Sandro de Mattos
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google