Compare os primeiros meses de vida do Wii U como as vendas iniciais dos últimos consoles da Nintendo

em 31/10/2013

É óbvio que a situação do Wii U não é uma das mais destacáveis. Lançado em novembro do ano passado, o novo console da Nintendo vendeu 3,9... (por Alex Sandro de Mattos em 31/10/2013, via Nintendo Blast)


É óbvio que a situação do Wii U não é uma das mais destacáveis. Lançado em novembro do ano passado, o novo console da Nintendo vendeu 3,91 milhões de unidades até então e apenas 460 mil consoles foram vendidos nos últimos seis meses. Até o Nintendo Wii, o antecessor, vendeu mais que o atual console da Big N no mesmo período.


Mas e se compararmos as vendas iniciais do Wii U com os primeiros nove meses dos últimos consoles da Nintendo? O desempenho do Wii U diante do início dos consoles anteriores da Nintendo é fraco.

Comparando com os primeiros meses de vida do Nintendo 3DS, o portátil 3D passou pela mesma situação do Wii U: poucos jogos interessantes, baixas vendas e corte de preço. Desde o seu lançamento, no início de 2011, até o fim do mesmo ano (um período de 9 meses), o 3DS tinha vendido 15 milhões de unidades no mundo todo, quase quatro vezes mais do que Wii U vendeu em 10 meses de vida.

O Nintendo DS era um sucesso absoluto e é até injusto fazer comparações. O portátil de duas telas tinha vendido mais de 9 milhões de unidades em seus primeiros nove meses de vida, uma média de um milhão de unidades vendidas por mês! Não é a toa que é a plataforma de videogame mais vendida de todos os tempos.

Mas se olharmos o seu antecessor, as comparações parecem ser mais justas, até porque o Nintendo Wii foi lançado no mesmo período que o Wii U, no final mês de novembro. E entre novembro de 2006 e setembro de 2007, o Wii tinha vendido 7,3 milhões de unidades e no mesmo período em que o Wii U vendeu 460 mil unidades, mais de 1,3 milhões de consoles Wii foram vendidos.

O GameCube foi o console de mesa da Nintendo que menos vendeu, mas até mesmo o querido cubo teve um desempenho inicial superior ao do Wii U. Entre novembro de 2001 e setembro de 2002, o GameCube tinha vendido 6,68 milhões de unidades e do mês de abril a setembro de 2002 mais de 2,8 milhões de cubos foram vendidos, seis vezes mais que o Wii U vendeu entre abril e setembro deste ano.

As comparações com o Nintendo 64 são um pouco inexatas, até porque só há registros durante o ano fiscal de 1998, e o console de 64 bits foi lançado em junho de 1996 no Japão e em setembro do mesmo ano nos Estados Unidos. Mas entre 1º de abril de 1997 e 31 de março de 1998, 9,42 milhões de Nintendo 64 foram vendidos, curiosamente a mesma meta de unidades vendidas que a Big N almeja atingir como Wii U até 31 de março de 2014.

Claro que os tempos são outros, há mudanças de mercado, concorrentes e outros fatores que influenciam nas vendas. Mas não deixa de ser um fato curioso essas comparações e notar que o início do Wii U é o mais fracos das últimas plataformas da Nintendo. Mas a Big N pretende se esforçar para o Wii U ter seu lugar ao sol e, quem sabe, o console de não segue os passos do Nintendo 64 e consegue vender 9 milhões de unidades até o fim do ano fiscal?




Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.