Blast Test

Phoenix Wright Ace Attorney – Dual Destines (3DS) promete trazer o ilustre advogado em sua melhor forma

A série Ace Attorney fez muito bonito no Nintendo DS. Talvez seja por isso que Phoenix Wright Ace Attorney - Dual Destines , pr... (por Gabriel Gonçalves em 12/10/2013, via Nintendo Blast)


A série Ace Attorney fez muito bonito no Nintendo DS. Talvez seja por isso que Phoenix Wright Ace Attorney - Dual Destines, prometido para o 3DS no final de outubro, tenha deixado muita gente com uma pulga atrás da orelha. Fatores como os novos sprites e o uso do efeito 3D ficariam bem na franquia?


Uma coisa é certa: após jogar a demo disponível na Nintendo eShop é impossível achar que não. Tudo o que consagrou Phoenix Wright nas telas do Game Boy Advance e do DS está de volta com toda a força no 3DS. E ainda reserva algumas boas surpresas.

Entre o tradicional e o novo...

A demo abre com uma cutscene completamente animada. Os traços característicos dos personagens, em estilo de anime, estão muito bonitos no 3DS. A animação é bem suave e ajuda o jogador a entrar no clima descontraído característico da série. Na abertura, vemos a reaparição de Phoenix Wright e Apollo Justice, além de sermos introduzidos à nova personagem Athena Cykes (que chega para adicionar um novo elemento aos tribunais, como veremos mais tarde). Tudo é muito bonito e bem feito, e é impossível não ceder ao charme da história e dos protagonistas.


Após, o jogo começa de verdade. Quem já jogou o Phoenix Wright: Ace Attorney do DS provavelmente já estará familiarizado com o estilo visual novel. As falas se dão por meio de textos, com alguns efeitos sonoros ocasionais entre elas. 

A versão demo possibilita que participemos de um dos clássicos tribunais da série. O caso dessa vez foi uma bomba que explodiu em um tribunal perto de onde o caso é julgado. Phoenix e sua nova assistente, Athena, são os advogados de defesa de Juniper Woods, que é acusada do atentado. De cara, dá para ver que ela não é a real culpada e que tudo não passa de um mal -entendido. Na acusação, temos o advogado Gaspen Payne, um homem que veteranos da série poderão deduzir de quem ele é parente.


O tribunal segue com o estilo característico da franquia: temos que ouvir as testemunhas da acusação e eventualmente tentar achar alguma inconsistência no depoimento para poder dar o clássico “Objection!”. A novidade está logo depois, quando somos introduzidos à nova função “Mood Matrix”, apresentada pela assistente Athena. Com ela, pode-se analisar as emoções da testemunha, e assim ter mais evidências para estimulá-la a contar a verdade ou se lembrar de coisas que tenha esquecido. O sistema é prático e tem grandes chances de dar uma boa dinâmica aos tribunais.

Infelizmente, logo após mostrar como funciona a “Mood Matrix”, a demo acaba. Se por um lado é inevitável e frustrante, por outro nos deixa mais ansiosos para ver como é o resto do jogo. 

Investigações em grande estilo

Os sprites dos personagens foram totalmente remodelados em 3D, ou seja, os visuais estão mais bonitos do que nunca. Apesar disso, não houve uma grande revolução nas cutscenes ingame; está mais para uma melhoria técnica. A câmera se mexe mais suavemente e a transição entre os personagens se dá de maneira mais cinematográfica que os jogos anteriores.


A trilha sonora foi orquestrada, e ouvir o tema remasterizado é o suficiente para empolgar qualquer fã. Quanto à dublagem… bem, todo o elenco mudou. Isso significa que o “Objection!” de Dual Destines não é o mesmo “Objection!” original. Apesar de isso ser uma decepção em potencial para os fãs mais xiitas, o trabalho de voz é bom e captura a essência dos personagens.

A espera pelo próximo tribunal

Enquanto Phoenix Wright Ace Attorney - Dual Destines não chega ao 3DS no ocidente, o que se pode fazer é jogar a demo e apenas imaginar como será o jogo. Mas é impossível não ficar empolgado com a nova aventura do advogado no portátil tridimensional da Nintendo, especialmente considerando as melhorias técnicas e as novas adições ao gameplay.

Se no Japão o jogo foi bem recebido, não há dúvidas de que por aqui ele se dará bem, mesmo que só por mídia digital. Familiar aos veteranos e acessível aos novatos, tudo indica que Dual Destines será um excelente jogo para qualquer dono de um 3DS.

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Mais de que adianta tanto capricho se nós brasileiros não aproveitaremos o jogo por causa da barreira do idioma.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google