Blast from the Past

Um dos melhores shooters 2D, relembre conosco Gradius III (SNES)

Um estilo que fez a cabeça dos jogadores na década de 1990 e que acabou sendo um pouco deixado de lado nos dias atuais foi o dos clás... (por Ok em 10/10/2013, via Nintendo Blast)


Um estilo que fez a cabeça dos jogadores na década de 1990 e que acabou sendo um pouco deixado de lado nos dias atuais foi o dos clássicos jogos de "navinha", os shooters 2D, nos quais você tem alguma espécie de veículo armado e vai progredindo automaticamente pelo cenário, vez ou outra encontrando um chefe. Nesse estilo, os jogos que fizeram minha cabeça na infância foram as versões para Master System de R-Type e Astro Warrior (este último em sua versão brasileira, Sapo Xulé: S.O.S. Lagoa Poluída).

Mas o jogo do qual relembraremos neste Blast from the Past não é nenhum desses que eu citei. A obra de arte em forma de atirador espacial criada pela Konami e que começou no ano de 1985 no MSX é a franquia Gradius. Se você, diferente da Luciana Anselmo, teve um Super Nintendo e não jogou Gradius III, prepare-se para tirar a poeira do console.

Lutando pela sobrevivência

Em um futuro distante, humanos e perigosas raças alienígenas se enfrentam pelos recursos dos planetas do universo. Entre os inimigos dos humanos existem os vacterions, alienígenas sedentos de poder que querem continuar a conquistar outros mundos e escravizar seus habitantes. No entanto, representantes de vários planetas - inclusive da Terra e de um planeta chamado Gradius - resolvem colaborar entre si e enviar um guerreiro representante de sua raça em naves espaciais com armas e muita munição para enfrentar os vacterions.
Das profundezas do inferno...

Com um enredo tão simples como esse, é incrível como a franquia conseguiu se destacar em meio a tantos outros games de estilo similar. Gradius III conta com um esquema de progressão infinita, no qual a nave do jogador vai passando por diversos estágios, um atrás do outro, dando uma sensação de continuidade sem precedentes. É tudo como se realmente fosse uma grande e épica jornada pelas estrelas.
...até a Ilha de Páscoa.

E falando em epopeia, a trilha sonora do game casa plenamente com cada momento de jogatina, seja pelos mares gelados do planeta aquático ou pelas montanhas quentes do lugar infernal, a música consegue transmitir perfeitamente a sensação de estar realmente naquele lugar. Uma dica para os entusiastas é jogar com fones de ouvido.

Personalizando sua nave

Achamos que, contra esse
cara, você vai precisar.
Mas, o grande diferencial do jogo fica mesmo por conta dos itens e melhorias que vão sendo adquiridos em meio ao tiroteio. Alguns inimigos especiais, representados por cores ou brilhos diferentes, deixam cair pequenas esferas que, se coletadas, somam um ponto ao contador de power-ups da nave. Ao desejo do jogador, estes power-ups podem ser liberados pelo apertar de um botão, respeitando a seguinte ordem:

  • Speed Up: Um simples power-up que aumenta a velocidade da nave. Pode ser tão útil quanto perigoso se o jogador não souber manejar a nave com precisão, já que facilita tanto a evasão de projéteis inimigos quanto a colisão com obstáculos;
  • Missile: Uma série de mísseis que disparam automaticamente enquanto a nave também estiver disparando. Podem cair tanto para a frente quanto para trás, para cima ou para baixo. Em contato com o chão ou teto da fase, varrem a superfície até encontrar um inimigo ou obstáculo;
  • Double: Um duplicador de disparos que faz com que projéteis extras sejam disparados a cada tiro da nave. Pode ser encontrado em versões que atiram para cima, para trás ou na diagonal;
  • Laser: Exatamente o que o nome dá a entender: substitui os projéteis normais por lasers. Também remove o efeito do Double, então deve ser utilizado conforme a preferência do jogador;
  • Option: A tradicional Option da série Gradius invoca uma ou mais esferas companheiras que imitam todos os movimentos da nave, inclusive os disparos e power-ups;
  • ? (Shield): Fornece diversas opções de escudos protetores para a nave, inclusive a redução do tamanho da mesma;
  • ! (Variados): Um power-up extra e o menos útil de todos, já que fica no final da fila e fornece basicamente as mesmas opções dos outros.

O game oferece conjuntos de power-ups já predefinidos, mas o mais legal mesmo é o editor, que permite a cada jogador personalizar o tipo de item que deseja em cada categoria. Infelizmente, não é possível mudar a ordem da fila.

O futuro do passado

Gradius III continua sendo uma excelente opção para os fãs do gênero da "navinha", os clássicos shooters 2D. E o melhor é que, se você não possui um SNES, ainda pode adquiri-lo no Virtual Console. Já teve a chance de experimentar este maravilhoso jogo do passado? Conte sua experiência para nós e ajude a complementar este artigo!

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Stefano Genachi 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ah, então é desse jogo que veio o menu de I Wanna Be The Guy:Gaiden

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google