Iwata fala sobre a relação da Nintendo com third parties e diz que fazer o mesmo que os outros é a pior coisa do entretenimento

Em uma recente sessão de perguntas e respostas com investidores, o presidente da Nintendo Satoru Iwata falou sobre o relacionamento da B... (por Alex Sandro de Mattos em 05/11/2013, via Nintendo Blast)


Em uma recente sessão de perguntas e respostas com investidores, o presidente da Nintendo Satoru Iwata falou sobre o relacionamento da Big N com as empresas third parties. Iwata comentou que a Nintendo vai se manter no próprio caminho e não fará o mesmo que os concorrentes, como guerras de preço ou oferecer dinheiro, para possuir títulos de terceiros, mas o presidente mencionou que quer criar uma abordagem única para construir relacionamentos saudáveis com as empresas third parties.
"Em termos de como vemos o nosso relacionamento com as editoras third parties, acho que é natural que haja uma diferença entre as editoras que possuem recursos para o desenvolvimento de software, como a Nintendo, para construir uma linha de softwares própria e as editores que não possuem. Desde que o ex-presidente Yamauchi faleceu, estive pensando no que ele nos ensinou no final e suas palavras que "a pior coisa que podemos fazer no mundo do entretenimento é seguir o que os outros estão fazendo" atingiram diretamente o meu coração.

Seguir e imitar os outros é o tipo de raciocínio que a Nintendo evita ao máximo e nós certamente não temos uma atitude negativa para fortalecer os laços com third parties. Utilizar os mesmos métodos que outros fabricantes só levaria às mais simplistas abordagens competitivas, tais como guerras de preço ou oferecer dinheiro, que nunca terminam. Gostaríamos de ter uma abordagem única e própria para construir relacionamentos sustentáveis com as nossas third parties."
Não é de hoje que o apoio de empresas third parties com as plataformas da Nintendo é fraco. Já vimos desculpas sobre capacidade da mídia, (falta de) potência de hardware, um público-alvo diferente e pouco mercado nos consoles da Big N. Além disso, as third parteis enfrentam ainda o desafio de conquistar o público da Nintendo, acostumado com títulos de altas qualidade e jogabilidade das renomadas franquias da empresa.

Será que falta algum incentivo por parte da Nintendo ou uma ação diferente das third parties? O que você acha das declarações de Iwata?



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Fazer o difetente é ótimo, mas tem que ter o arroz com feijão também.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo! E é justamente por isso que existe todo um encanto, uma magia quando o assunto é a nintendo, pq sao ideias muito criativas sem contar a qualidade dos jogos! Quem foi da epoca do nintendinho e foi acompanhando o progresso da empresa certamente tem um laço com a nintendo pq ela fez parta da nossa historia e continua fazendo nos levando a jogar os games da nossa infância de formas cada vez mais criativas! Estive um tempo sem contato com esses games e agora percebo o quanto tempo eu perdi sem poder aproveita los agora nao quero cometer esse erro de novo! Não vejo a hora do Wiiu lançar no Brasil pra comprar o Meu!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google