Pokémon Blast

Pokémon Kanto 3D é o verdadeiro nome de Pokémon X/Y

Você pode não conhecer o termo genwunner, mas já deve ter lido em algum lugar ou pode até mesmo ser considerado um. Esse termo é usado pel... (por Unknown em 05/11/2013, via Nintendo Blast)

Você pode não conhecer o termo genwunner, mas já deve ter lido em algum lugar ou pode até mesmo ser considerado um. Esse termo é usado pelos fãs de Pokémon para definir aquelas pessoas que gostam apenas da primeira (no máximo a segunda) geração de Pokémon. Apesar de todo teor pejorativo do termo, ele pode servir para identificar a maioria das pessoas (não todas) que estão felizes com Pokémon X/Y. Se isso é bom ou ruim, fica pelo julgamento de cada um.

Eu já joguei esse jogo

A informação de que seria possível escolher entre os iniciais de Kanto, no começo de sua jornada por Kalos, foi divulgada pouco tempo antes do lançamento do jogo. Minha preocupação, mesmo que leve, começou ali. Nós já tivemos oportunidade de obter iniciais de outra região em jogos anteriores, mas isso era algo que acontecia após completar a história principal do jogo e faz muito sentido: você completou sua jornada, é chegada a hora de começar uma nova, com um novo inicial (e sem precisar deixar todos os outros no laboratório, como Ash faz). Em X/Y, pela primeira vez, é possível escolher entre três iniciais bem no começo da aventura. Então, em tese, podemos dizer que você pode escolher dois iniciais: um de Kalos e outro de Kanto. Admito que minha preocupação não foi tão grande, eu até gostei das Mega Evolution dos três, apesar de achar desnecessário colocá-los ali.

No entanto, tudo começou a ficar mais sério quando eu soube que era possível capturar Articuno, Zapdos ou Moltres, as três aves lendárias de Kanto. Desconsiderando os eventos especiais de HeartGold/SoulSilver e Diamond/Pearl/Platinum, não encontramos Pokémon lendários de outras regiões naturalmente nos jogos. Aquilo me incomodou um pouco, já que não estava mais no nível de "desnecessário" dos iniciais de Kanto. O que estava acontecendo era um evidente "apelo" para aquele público que os fãs chamam de genwunner. Certamente eles estão muito felizes. A situação ficou mais assustadora quando tive que buscar uma Pokéflute pra acordar um Snorlax. E daquele ponto em diante eu vi mais e mais vezes o game me jogando "Kanto" na cara, quase me forçando a engolir aquele sabor que eu podia afirmar: eu já senti esse gosto, o que no final das contas se resume em "eu já joguei esse jogo".

Males e benefícios

Sempre que um novo jogo de Pokémon é lançado, é normal ver toda aquela reclamação dos genwunners de "esses Pokémon novos parecem Digimon" e "Pokémon não é mais a mesma coisa". Dessa vez eu me perguntava: estão felizes agora? Pois X/Y é, basicamente, um "remake" (a grosso modo) de Kanto, mas em 3D. Apesar de ter tantos Pokémon de outras gerações, os Pokémon de Kanto são mais frequentes. E isso não é por um todo ruim, apesar de não ser o melhor cenário.

O lado ruim vocês já podem ter entendido: não temos um jogo novo, com isso, não temos um mundo novo. Há apenas 69 Pokémon naturais de Kalos, é a geração com menor número de novos Pokémon até agora. Entretanto, é a primeira região com uma variedade tão grande. Paradoxo, não? Kalos tem 3 Pokédexes, cada uma com 150 Pokémon, totalizando 450. Sério, pra quem viveu o terror de ter apenas 200 Pokémon no começo de Ruby/Sapphire, 450 é muita coisa. Infelizmente, não há tantos novos, mas ter esses Pokémon antigos (especialmente de Kanto), ajuda quem parou de jogar em Gold/Silver e está voltando agora (muitas pessoas que voltaram a jogar, pararam naquela época). E falando em Gold/Silver, Johto teve muitos monstrinhos de Kanto, mas elas foram regiões muito... "unidas". Tanto que o Elite Four é o mesmo para ambas regiões (e é o único jogo que podemos ir de uma região pra outra).

Além de ser convidativo pra quem está voltando agora, X/Y é um jogo completo até para quem estava ligado na franquia nos últimos anos. Ainda não é possível obter os mais de 700 Pokémon, mas os que estão disponíveis agora são muito bons para o cenário competitivo. Juntando isso ao fato das mecânicas de breeding terem ficado muito mais simples e tantas pessoas já terem Pokémon com 4 ou 6 IVs 31 com menos de um mês de jogo, só mostra como a ausência de retrocompatibilidade não seria tão ruim.

Explorando o mundo já conhecido

Em meio a conversas com a equipe GameBlast, há quem concorde que X/Y ficou muito "lembrança de Kanto", e há quem apenas ame isso. Eu fico no meio desses dois, pelos motivos já apresentados. Mas foi conversando meses atrás com o Daniel Yasakani (ou "Japan", da Liga Oficial Pokémon) que discutimos sobre a possibilidade de não podermos passar os Pokémon de Black/White para X/Y. Na época eu fiquei um tanto assustado, não queria passar pela experiência que tive na transição de Gold/Silver pra Ruby/Sapphire, mas eu deveria começar a cogitar aquela possibilidade, pois dias antes, na E3, Masuda e outros comentaram que estavam trabalhando nisso: ou seja, o Pokémon Bank ainda não estava pronto (tanto que foi divulgado apenas em setembro, semanas antes do lançamento). Nesse último fim de semana, conversando com o Mateus Lobo (Nintendo World), ele comentou que esse seria o melhor momento para não ter retrocompatibilidade, e devo concordar com ele. Kalos possui diversos monstrinhos por suas estradas e cavernas, e a maior reclamação que seria "quero meus Pokémon com IV 31" já estaria resolvida, já que está muito mais fácil de obtê-los.

Ainda há muitas pessoas com dificuldade para gerar acessórios, como "flashcards", e usar programas como "poksav" nos jogos de 3DS. O efeito 3D, que muitas pessoas nem usam, é um dos responsáveis por isso. Meses atrás eu vi uma pessoa que conseguiu emular o 3DS, mas ainda assim teve dificuldades pra simular o 3D. E o que tudo isso tem a ver com retrocompatibilidade? Pensando em um futuro ideal, no qual esses modificadores não conseguem ter sucesso no 3DS, Pokémon X/Y estaria salvo de "hacks". E sem o Pokémon Bank, teria um jogo "puro". Mas bem, a discussão sobre hacks nós podemos deixar para outro dia.
Pokémon X/Y é, em minha opinião, o melhor jogo da franquia lançado até agora. Apesar de ter achado a participação e objetivo da Team Flare muito vago e fraco, os diálogos são incríveis, o mundo reage com protagonista de maneira excepcional e tantos pequenos detalhes fazem com que o game encha de alegria o coração, tanto dos veteranos que estão voltando agora, quanto daqueles que continuaram jogando Pokémon por tantos anos. Então, se você acha que "Pokémon novo parece Digimon", jogue X/Y. Se você nunca jogou Pokémon, jogue X/Y. E até mesmo se você tem problema em um olho e não consegue usufruir do 3D, jogue X/Y também.

Curiosidade da Semana

Em Pokémon Red/Blue, a Pokédex tem 150 registros. Ao capturar todos você recebe um diploma que pode ser impresso caso você tenha a Game Boy Printer. Entretanto, há um registro 151, o famoso Mew. Em pokémon X/Y, ao completar cada Pokédex dentre as três de Kalos, você pode receber um diploma do próprio Junichi Masuda no hotel de Coumarine City. Mas vocês não precisam capturar todos para receber o Oval Charm (um key item que aumenta a frequência de ovos no Day-Care) com o Professor Sycamore em seu laboratório. E já que estamos falando sobre X/Y e sua semelhança com Kanto, creio que seja válido citar que Mewtwo é o registro 151 da Mountain Dex de Kalos. E assim como Mew em Red/Blue, ele não é obrigatório para receber o Oval Charm ou o diploma.

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google