Blast Files

Caso #010: Pokémon têm fraquezas apenas contra outros Pokémon ou contra os elementos da natureza?

"Quando o assunto é mistério, nós detonamos". Este ainda não é, mas bem que poderia ser o lema da divisão Blast Files , a unid... (por Ok em 10/01/2014, via Nintendo Blast)

"Quando o assunto é mistério, nós detonamos". Este ainda não é, mas bem que poderia ser o lema da divisão Blast Files, a unidade especial da equipe GameBlast, dedicada unicamente a desvendar os maiores segredos do universo dos videogames e trazer toda a verdade à tona, unicamente para o seu deleite. Prepare sua lente de aumento e seu cachimbo e nos acompanhe no mistério de hoje.
Que os Pokémon, monstrinhos capturáveis e colecionáveis que habitam as mais diversas regiões mundo afora, possuem suas determinadas fraquezas e resistências não é mistério para ninguém. Ou, ao menos, alguém que tenha passado alguns minutos em sua companhia. 

Diversos tipos, cada um com suas fraquezas e resistências.
Arte: Diego Migueis

Se um Meowth for atingido por um movimento do tipo lutador, receberá dano dobrado, graças às suas fraquezas. Já um Pikachu que receber um golpe do tipo elétrico receberá dano reduzido. Mas será que essas fraquezas e resistências se aplicam apenas aos golpes dos demais Pokémon?

Esta questão foi levantada há algum tempo aqui na divisão Blast Files. Alguns de meus colegas de equipe, como o próprio mestre Sheen, apontaram para a possibilidade de que as técnicas dos monstrinhos, muito embora se pareçam com os elementos da natureza, podem ser apenas magia elemental. 

"Posso até cuspir, mas eu não bebo esta porcaria".

No mundo de Naruto, por exemplo, existem técnicas capazes de conjurar água do nada, mas você ainda vê os ninjas carregando água por aí, visto que a água conjurada difere da água comum. Baseado nisso, fui buscar evidências, e o resultado você confere agora.

Evidência A: Bolhas no Golem

Meu ponto de partida foi uma tirinha que encontrei na internet, e que muito me despertou a curiosidade. Obviamente trata-se de algo com aspecto cômico, divulgado, inclusive, em portais e grupos de comédia, então não se pode levar isto em uma consideração tão aprofundada, certo?


Ainda assim, esta tirinha me fez pensar. Será mesmo possível que isso aconteça? Com isso não me refiro a um Golem, monstrinho dos tipos pedra e terrestre e evolução final do Geodude, ser nocauteado unicamente com o efeito de algumas bolhas, mas sim da água da torneira. Vejamos as demais evidências.

Evidência B: Corra, Charmander!

Seguindo para o campo do anime dos monstrinhos de bolso, encontramos, no episódio de número 16, "Naufrágio Pokémon", nossa segunda evidência. Em um navio naufragado, Ash pede ao seu Charmander que faça um buraco no casco do navio, criando, assim, uma passagem para o lado de fora.

O problema é que, quando a água começa a entrar, o pobre Pokémon de fogo não vê outra alternativa além de sair correndo com todas as forças que tem. Ele não chega a ser atingido pela água, então é possível considerar isso como evidência? Neste caso, vamos para a próxima.

Evidência C: Os sprinklers de Pewter

Ainda no anime podemos encontrar nossa terceira evidência. No episódio número 5, "Exibição na Cidade de Pewter", acompanhamos a luta de Ash contra os temíveis Pokémon dos tipos pedra e terrestre de Brock, contra os quais Pikachu se torna inefetivo.

É só no final do episódio que o rato elétrico atinge os sprinklers do ginásio com seus raios, fazendo-os disparar. Encharcado pela água que cai, Onix começa a gritar, enquanto sua energia é vagarosamente sugada. 

Esta poderia ser uma excelente e concreta prova, mas a divisão Blast Files não pararia por aqui. Ainda queríamos mais! Afinal, até agora, as evidências que reunimos foram baseadas unicamente em fontes secundárias: animes e mangás. Precisávamos de algo retirado diretamente de nossa fonte primária, os games de Pokémon. E nós conseguimos.

Evidência D: O Sudowoodo da rota 36

Em Pokémon Gold/Silver/Crystal e, fatalmente, em seus remakes, logo depois de passar por Whitney no ginásio de Goldenrod, deparamo-nos com um dilema. Para passar para a próxima região é necessário retirar uma estranha árvore do caminho, e ela não pode ser cortada de maneira alguma. É só quando ela é regada que algo surpreendente acontece.

Incomodado pela água, o Pokémon de pedra Sudowoodo ataca seu agressor. Eis aqui a nossa prova definitiva de que sim: Pokémon possuem fraquezas e resistências baseadas não só nos demais Pokémon, mas nos elementos da natureza.

Divisão Blast Files encerra o caso

Obviamente não é possível afirmar, ainda, que um Pokémon do tipo dragão receberá dano dobrado se atacado por uma fada do mundo real, ou que um Pokémon do tipo lutador sentirá fortes dores se tiver seu cérebro sondado por um humano com poderes sobrenaturais. No entanto, ao menos para os Pokémon com fraquezas e resistências elementais, como água, fogo ou eletricidade, já temos provas o suficiente.

A Divisão Blast Files agradece a todos pela paciência e aguarda ansiosamente pelo próximo caso. Bom dia.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Mas eu não entendi ainda como no anime o pikachu hackeado do ash consegue derrotar um rihorn ( se eu escrevi errado ) com um thunderbolt , será que ele estava usando usando ring target

    ResponderExcluir
  2. Em Pokémon Heart Gold e Soul Silver é possível acompanhar o humor do seu companheiro. Pokémon do tipo fogo ficam apreensivos quando vamos a praias ou costas de rios, já os de tipo água ficam feliz. Acho que serve como evidência também, não?

    ResponderExcluir
  3. Em Pokémon Heart Gold e Soul Silver é possível acompanhar o humor do seu companheiro. Pokémon do tipo fogo ficam apreensivos quando vamos a praias ou costas de rios, já os de tipo água ficam feliz. Acho que serve como evidência também, não?

    ResponderExcluir
  4. No game em si... O fsto de estar chovendo por exemplo... Afeta a vida dos meus pokemons de fogo?? Digo... Em relaçao a defesa attack etc???

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google